Queimadas: Vereador Paulão pede apoio da Prefeitura para auxiliar o Corpo de Bombeiros

http://www.minhasaojose.com.br

As queimadas, tão comuns e prejudiciais nesta época do ano, foi tema de indicação do vereador Paulo Sérgio Rodrigues, que destacou o assunto durante a sessão ordinária de terça-feira, dia 24, na Câmara. 

“A cidade tem registrado inúmeros focos de incêndio e até queimadas de grandes proporções em algumas localidades rurais e urbanas. E isso tem sobrecarregado o Corpo de Bombeiros nas ações de combate aos incêndios. Minha indicação é que a Prefeitura possa dar apoio ao mesmo. Talvez mantendo um caminhão tanque carregado com água poderia auxiliar a instituição, principalmente em queimadas que ocorrem dentro do perímetro urbano, como a registrada na última semana nas imediações do campo do Botafogo F.C., que teve uma grande área queimada”, observou o vereador. 

Neste ínterim, o vereador Gabriel Navega também sugeriu o apoio dos Bombeiros Civis nas ações de contenção às queimadas que, conforme explicou o vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto, são atos criminosos e passíveis de multa. 

“A Lei Municipal nº 5.119, de 11 de maio de 2018, dispõe sobre a proibição de queimadas no município, bem como aplicação de multas, inclusive bem pesadas que iniciam a partir de R$ 5.000,00”, disse. 

Rubinho ressaltou, ainda, que qualquer munícipe pode denunciar focos de incêndio e as queimadas e que a competência para fiscalização e aplicação das penalidades previstas nesta lei é dos seguintes órgãos municipais: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Serviços e Secretaria da Saúde. “O grande problema é que falta fiscalização e o fazer cumprir a lei pelos órgãos competentes”, afirmou o vereador. 

Pedro Giantomassi, que é o vereador representante do governo na Câmara afirmou que levará as demandas abordadas pelos colegas ao prefeito e que já há planos para incluir outras instituições que possam auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios, inclusive após a reativação da Defesa Civil no município. 

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: