Projeto Rodha: Um presente de Natal antecipado à Bianca

http://www.minhasaojose.com.br
Aluna foi uma das selecionadas e vai cursar o Ensino Médio na escola De Grau em Grau COC

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Às vezes o presente de Natal chega antecipado e não vem em forma de brinquedo, mas de oportunidade. Assim Papai Noel ‘visitou’ a jovem Bianca da Silva Gomes, de 15 anos. Ela foi uma das alunas selecionadas pelo Projeto Rodha e no próximo ano ingressará no Ensino Médio em um colégio particular, a Escola De Grau em Grau/COC – Sistema de Ensino.

Dezenas de alunos do 9º ano das escolas públicas rio-pardenses foram selecionados para passar pelo processo seletivo, sendo que Bianca, estudante da E.E. “Dr. Cândido Rodrigues”, e os alunos João Gabriel de Faria e João Gabriel Rodrigues de Mello conquistaram a tão sonhada bolsa de estudos e cursarão os três anos do Ensino Médio em colégios particulares.

O objetivo do Projeto Rodha é exatamente esse: proporcionar uma oportunidade de bons estudos para jovens advindos de escolas públicas, mas com potencial, vontade e dedicação para que possam cursar um Ensino Superior de qualidade.

Em entrevista ao site, a adolescente, que está muito feliz pelo presente/conquista, disse que vai se empenhar ainda mais nos estudos e pretende cursar Medicina: “Quero ser Médica Pediatra”, afirmou. Confira, na íntegra, a entrevista de Bianca.

Bianca, como você ficou sabendo sobre o Projeto Rodha?

Fiquei sabendo através da coordenadora da escola, a Maria Aparecida, que passou nas salas falando sobre a oportunidade da bolsa de estudos. Da escola “Cândido Rodrigues” fomos selecionados eu e um amigo, o Pedro.

Você se preparou para a prova? Como foram os estudos?

Estudei bastante, repassei todos os conteúdos estudados durante o ano. Também sempre contei com o apoio de minha mãe e de toda a minha família para os estudos. Toda a dedicação em estudar e o apoio deles valeram muito a pena!

Você acreditou que seria uma das selecionadas?

Acreditava, mas não tinha certeza, pois os alunos que estavam concorrendo às bolsas junto comigo também eram muito bons. Mas deu tudo certo e fiquei em 1º lugar na classificação. Estou muito, muito feliz!

Qual foi sua primeira reação quando soube do resultado do processo seletivo?

Recebi a notícia por um colega, mas, de primeiro momento não acreditei. Depois que a ‘ficha caiu’! Contei à minha mãe e familiares e todos ficaram muito felizes. Foi uma grande alegria para todos nós.

Você acredita que essa oportunidade foi um presente de Natal antecipado?

Foi um presentão! Eu terei uma oportunidade única que nem todos os estudantes podem ter, um ensino melhor e, futuramente, uma carreira de sucesso.

O que você espera do colégio particular e como será sua dedicação aos estudos?

Espero ter um ensino de qualidade, melhor que o das Escolas Públicas. Vou passar pelo processo de adaptação e sei que vou precisar me dedicar mais aos estudos do que eu já me dedicava para eu continuar me destacando com boas notas e me esforçando cada vez mais, aliás, é isso que o Rodha espera de todos nós: dedicação, esforço e vontade.

Você já sabe qual profissão seguirá?

Desde pequena tenho o sonho de fazer Medicina e ser Médica Pediatra. E acho que com essa oportunidade do Projeto estarei melhor preparada para realiza-lo.

O ORGULHO E O DEPOIMENTO EMOCIONADO DE UMA MÃE

Durante a entrevista, a reportagem indagou a mãe de Bianca, dona Mayra, sobre essa conquista da filha, estudos e da oportunidade proporcionada pelo Projeto Rodha aos estudantes de escolas públicas. Veja o depoimento orgulhoso e emocionado dela.

“A alegria que estamos sentindo com essa conquista da Bianca não cabe no peito. Ela sempre estudou em escola pública e é muito dedicada aos estudos. Na escola “Cândido Rodrigues”, Bianca já havia sido homenageada como aluna destaque do bimestre. E eu sempre incentivei-a aos estudos. Recordo-me quando começou a ser alfabetizada e ela queria saber o significado das palavras… O primeiro livro que dei à ela foi um dicionário. E assim minha filha descobriu o mundo das palavras, pois também sempre foi muito curiosa e procura estar bem informada.

Sobre o Projeto Rodha, só tenho a agradecer pela oportunidade. E olha que coisa linda: amigos se unindo para proporcionar aos jovens uma chance de melhorar os estudos, assim como eles tiveram um dia na vida. O estudo particular é, realmente, um sonho, uma coisa que eu jamais conseguiria proporcionar à Bianca.

Essas pessoas que integram o Rodha são anjos, pois lutam, buscam, correm atrás e acreditam que o futuro do mundo é a Educação. Eles estão investindo na garantia de um futuro melhor para esses jovens. Além disso, o projeto é muito interessante pois realmente é uma ‘roda’, onde quem está sendo ajudado hoje terá a chance de também ajudar amanhã. Tenho certeza que a Bianca ajudará muitos jovens que, como ela, tem talento e vontade, mas não tinham a oportunidade.

Espero, sinceramente, que o Projeto cresça e que mais e mais pessoas ajudem, pois é realmente sério. Cada um ajudando à sua maneira para que essa ‘Rodha’ nunca pare de rodar”.

Bianca e a mãe, Mayra, que sempre incentivou a filha aos estudos: o primeiro livro que deu à ela foi um dicionário
http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br