Paulinho Girotti e Guilherme Agostinelli: Profissionalismo e tradição na Cozinha e nos Sabores

http://www.minhasaojose.com.br
Paulinho e Guilherme: Uma parceria de dar água na boca que rende muitos sabores

Amigos internautas. O www.minhasaojose.com.br inicia essa semana reproduzindo uma entrevista especial, que a jornalista Natália Tiezzi Manetta fez à Evidência Revista e que a mídia cedeu gentilmente ao site.

A matéria vai deixar a todos com água na boca, afinal quem aí nunca provou os sabores desses dois competentes e grandes cozinheiros rio-pardenses: Paulinho Girotti e Guilherme Agostinelli?

Em homenagem e reconhecimento a esses verdadeiros “Magos da Cozinha”, a entrevista conta um pouco da história de ambos antes e depois da parceria de sucesso, que já dura 15 anos junto ao Buffet Paulo Girotti, um dos mais conhecidos e requisitados de São José do Rio Pardo e região.

Ambos receberam a equipe da revista na charmosa chácara onde também está localizado o buffet, sempre com o carisma e a simpatia que lhes são peculiares, marcas registradas e diferenciais de ambos profissionais.

Ao longo da entrevista, regada a cafezinho e bolo quentinhos, Paulinho e Guilherme contaram um pouco da frenética rotina do buffet, que, antes da pandemia, já chegou a realizar sete eventos em um único dia! O último evento, um belíssimo casamento, foi preparado em duas semanas pelos profissionais, um tempo recorde tratando-se da grandiosidade e diversidade do cardápio servido.

Eles também falaram como se sobressaíram à pandemia, já que o ramo de festas e eventos foi um dos mais prejudicados por conta da Covid-19.

Mas, vocês devem estar se perguntando: ‘e as comidas?’ Pois bem, eles destacaram quais são os carros-chefes do buffet e, pasmem, confessaram que raramente conseguem comer o que preparam, principalmente pela falta de tempo, embora fazem questão de provar tudo antes de chegar às mesas, como bons e perfeccionistas profissionais que são.

Paulinho e Guilherme destacaram, ainda, a importância do trabalho em equipe, os aprendizados constantes e qual o segredo para ter e manter o sucesso, dentro e fora da cozinha.

O tradicional nhoque, feito e comercializado pelo Buffet, foi um dos pratos que auxiliou neste momento de pandemia

Confiram, abaixo, a entrevista, que será dividida entre Paulinho e Guilherme, com abordagens desde o trabalho solo até a parceria no buffet entre ambos.

PAULINHO: 40 ANOS DE MUITA DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA JUNTO ÀS PANELAS

Paulinho destacou que aprendeu a cozinhar ainda criança e que nunca mais largou as panelas

Neste 2021, Paulinho Girotti comemora 40 anos como cozinheiro. O dom e o prazer de estar entre panelas, fogões e temperos iniciou aos 8 anos, quando começou a trabalhar em uma fábrica de doces aqui em Rio Pardo. “Nos reuníamos para fazer o almoço, lá mesmo na fábrica, e foi aí que acredito que comecei a gostar de cozinhar, a estar, de fato, em uma cozinha e a conhecer sabores e temperos”, disse.

A facilidade em misturar ingredientes e transforma-los em verdadeiras iguarias foi aprimorado pela saudosa dona Iraci Prado, uma grande cozinheira que ensinou muitos segredos a Paulinho. “Eu ajudava muito a dona Iraci no preparo das comidas, já que ela, à época, assinou muitos cardápios de festas, principalmente casamentos na cidade. Sou eternamente grato a ela por tudo que vivi e aprendi naquela época”, recordou.

E foi assim que Paulinho passou a ‘cozinhar para fora’, como se dizia décadas atrás. “Eu preparava verdadeiros banquetes nas casas de minhas clientes e isso não se resumia apenas à cozinha: muitas vezes eu cuidei de crianças, limpei pratarias, enfim, tudo para realmente agrada-las”.

Carismático, competente e dedicado, Paulinho não demorou para cair ‘na boca do povo’, literalmente falando. Todos queriam provar as delícias do ‘mago dos sabores’. “Nesta época, quem praticamente me lançou à sociedade foi Francisco Braghetta, que era professor na Escola Municipal Ada Parisi. Fui o responsável por uma festa nesta escola e dali em diante minha carreira deslanchou. Sou muito grato ao amigo ‘Chico’ pela oportunidade que me proporcionou naquele dia”.

Não demorou muito para Paulinho alçar voos ainda mais audaciosos na profissão com a criação do próprio buffet, que leva seu nome. “Comecei com o buffet há 20 anos, justamente porque precisava de uma equipe para me ajudar a dar conta dos eventos, que, com as graças de Deus, só aumentavam”.

A cozinha é uma espécie de templo sagrado para Paulinho. “O buffet, aliás, a comida, os cardápios que preparamos aqui faz parte da realização de um sonho, seja de noivos, famílias e até crianças. E realizar sonhos é uma tarefa muito complexa, principalmente se tratando de agradar ao paladar. Por isso fazemos tanta questão de atender bem, de tratar com carinho aquele pedido feito a nós, que não interessa que seja para uma festa de 500 convidados ou uma comemoração familiar de 10 pessoas. O que importa é a dedicação ao cardápio, a qualidade dos ingredientes e o carinho ao servi-lo a cada convidado”, afirmou.

E por falar nisso, o que será que Paulinho considera ser um bom cozinheiro? “Amar o que você está cozinhando, que pode ser um arroz e feijão, mas precisa ser preparado com zelo, com qualidade, com muito afeto. E eu posso garantir que amo muito o que faço: cozinhar é, realmente, a minha vida”, disse, emocionado.

GUILHERME: DA COZINHA AO CERIMONIAL – UMA PARCERIA COMPLETA

Guilherme praticamente nasceu e cresceu na cozinha. Aliás, seu primeiro emprego foi em um restaurante tradicional de São José, o Porão 88, cujo proprietário é seu tio. “Comecei a trabalhar no Porão aos 15 anos e fiquei lá até os 20. Foram anos de muito, muito aprendizado, inclusive na cozinha”, destacou.

Após o restaurante, Guilherme começou a trabalhar na Padaria Santa Rita e está até hoje no estabelecimento. “Faz 23 anos que lá estou. Mais um lugar de muito aprendizado, troca de experiências, enfim, ensinamentos que levo não só para a profissão, mas para a vida”.

Mas, não é apenas na cozinha que ele mostra suas habilidades e talento. Guilherme também é cerimonialista, aquele profissional que cuida dos mínimos detalhes nos eventos, uma profissão que ele descobriu por acaso. “Comecei organizando eventos em família, nada muito profissional. Mas, aos 20 anos, tive a oportunidade de fazer um curso com Cida Del Claro, renomada cerimonialista. A partir daquele momento comecei a enxergar no cerimonial mais uma oportunidade profissional e só fui me aprimorando, como faço até hoje”.

A parceria com Paulinho Girotti foi inevitável e muito positiva, agregando cerimonial e buffet em uma só empresa, com dois grandes nomes para serviços. “E ela já dura 15 anos! Além do cerimonial, também auxilio Paulinho na cozinha. Ambos respeitamos muito um ao outro e isso é um dos segredos para tudo dar certo, pois ambos trabalhos exigem, acima de tudo, muita paciência”, afirmou Guilherme.

Sobre o que mais aprendeu com Paulinho em todos esses anos, já que o considera como seu ‘mentor’, Guilherme foi enfático. “Ele é imbatível quando se trata de cozinhar. Além de tudo é autodidata. Sabe fazer a receita só de bater o olho. Sem dúvida possui mãos de mago mesmo! Aprender com ele é pouco. Sou muito grato a todas as oportunidades que temos e podemos aproveitar juntos aqui no buffet”.

Em ação: Guilherme e seu trabalho impecável no comando das festas

SABORES E (DISSABORES): DO RITMO FRENÉTICO À REINVENÇÃO NO BUFFET

O Buffet Paulinho Girotti é, atualmente, um dos mais conhecidos e requisitados de São José e região. E isso não é à toa. Os cardápios apresentados são de dar água na boca e agradar a todos os paladares: dos mais simples aos mais exigentes.

E já que o assunto é comida, ambos destacaram algumas que são os carros-chefes do buffet, entre elas o pernil, a salada de frango com alho poró e, claro, as deliciosas massas, que Paulinho e Guilherme fazem questão de preparar com muito sabor como bons descendentes de italianos que são.

“Acredito que um de nossos diferenciais seja opções que proporcionamos aos clientes, pois não trabalhamos com ‘cardápios fechados’, prontos. Cada anfitrião pode escolher os pratos como quiser, uma espécie de ‘cardápio personalizado’ mesmo”, observou Guilherme.

Sobre clientes que sempre elogiaram os pratos, acreditaram e torceram para o buffet dar certo, Paulinho fez questão de mencionar a empresária Elaine Alves. “Essa moça vai longe, aliás, como já está indo. Ela sempre acreditou em nós, nos apoiou e essa amizade e motivação é privilégio para poucos. Minha sempre gratidão à Elaine”.

Antes da pandemia, ambos contaram que o ritmo do buffet era frenético, chegando a preparar 7 eventos em um só dia. “Quando isso ocorria geralmente dividíamos uma equipe de mais de 150 pessoas para dar conta de tudo. Dormíamos cerca de duas horas por noite durante semanas”, disse Paulinho.

Além da equipe de profissionais que já fazem parte do buffet, a empresa sempre abre vagas de trabalho free lancer. “É uma oportunidade muito boa para quem quer aprender a servir, a recepcionar, a realizar fazer parte dos ‘bastidores’ de um evento e ve-lo sendo elogiado pelos convidados e anfitriões”, ressaltou Guilherme.

Mas, com a chegada da pandemia, o ritmo acelerado do buffet cedeu espaço a uma calmaria jamais vista na cozinha. “Sofremos muito com todo esse período, pois nosso ramo foi um dos mais atingidos. O jeito foi ‘se virar nos 30’ para manter o buffet em funcionamento. Atualmente, além dos eventos que estão gradativamente voltando, mesmo que com públicos mais reduzidos, também preparamos e comercializamos pratos, principalmente nossas massas, tortas. Foi uma forma de sobrevivermos diante de tudo isso e as pessoas estão gostando muito. As entregas são feitas diretamente aqui na chácara ou então por delivery”, informaram.

Questionados sobre o segredo do sucesso, seja na empresa ou na profissão, ambos disseram que é a simplicidade. “Somos muito simples, inclusive para trabalharmos. Mas fazemos questão de organização, qualidade e comprometimento de nossa equipe, pois senão fica impossível qualquer coisa dar certo. Aceitamos críticas, até porque errar é humano, mas críticas construtivas, sempre. Enfim, por sermos nós que elaboramos os pratos sabemos o carinho e o cuidado que devemos ter com cada ingrediente e preparo. Acho que a junção de tudo isso deva ser o segredo para que as coisas deem certo por aqui!”, concluíram.

O capricho e a dedicação está em cada detalhe quando a festa é assinada por Paulinho Girtotti e Guilherme Agostinelli

E para quem quiser agendar eventos para 2022, a agenda já está aberta e bem concorrida. O Buffet Paulinho Girotti promove desde chás revelação, festas infantis, 15 anos, aniversários em geral, casamentos e reuniões familiares. Os contatos são: 99376-6647 e 99655-6684.

Fotos : Arquivo pessoal e Pedro Júlio Photografias

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto: