Os objetivos do milênio e o Rio Pardo 2050: De mãos dadas também com a população

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

Você sabe quais são os 17 objetivos e as 169 metas para o milênio desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas? Você sabia que o Projeto Rio Pardo 2050 já está promovendo ações e desenvolvendo projetos para que os mesmos também sejam alcançados em São José do Rio Pardo?

Desde que foi instituído, além de estar atento às necessidades da população e do município para contribuir com a melhora da qualidade de vida e estruturas, o Rio Pardo 2050 também possui suas diretrizes aos objetivos do milênio, os quais, segundo a ONU, devem ser atingidos até o ano de 2030, com foco principal nas necessidades dos mais vulneráveis.

Entre esses objetivos estão: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar o ensino; primário universal; promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento.

Neste ínterim, o Rio Pardo 2050 já está mobilizando diversos setores da economia, entre eles o industrial, o agrícola e o comercial, para conhecer as necessidades e propor ideias a serem aplicadas tanto pelos Poderes Públicos, como privados. Não são apenas os setores econômicos que estão sendo ouvidos, mas também a população, aliás, o Rio Pardo 2050 só está sendo possível diante da participação de cada munícipe, com opiniões e sugestões sobre os assuntos pautados.

E essa participação começa logo na infância, já que na última semana o Projeto iniciou mais um relevante trabalho junto à Educação rio-pardense, que envolverá centenas de professores das redes municipal, estadual e particular na formação e integração dos mesmos aos objetivos do Rio Pardo 2050.

Após essa etapa, os mestres terão à sua disposição um caderno de oficinas com opções para trabalharem com cerca de 6.000 alunos do Ensino Infantil ao Fundamental. A ideia é que as crianças, como grandes difusores de conhecimento e informação, repassem esses conteúdos aos familiares e todos possam conhecer e participar do Projeto mais efetivamente.

Em síntese, o Rio Pardo 2050 está viabilizando um planejamento sólido do município, o que inclui os objetivos do milênio propostos pela ONU e a definição de metas e ações com visão de curto, médio e longo prazo. Seu diferencial sempre será a participação da sociedade nas grandes discussões e definições de seus objetivos.

Saiba mais sobre o Projeto em http://www.riopardo2050.com.br/, pelo Facebook: Rio Pardo 2050 e pelo Instagram: projetoriopardo2050

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br