Na Sessão da Câmara: Confira algumas abordagens dos vereadores

http://www.minhasaojose.com.br
Serviços públicos de manutenção foram novamente citados por vereadores em diversas proposituras

Durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara, promovida na tarde de terça-feira, dia 22, os vereadores destacaram alguns assuntos abordados em suas proposituras, entre elas indicações e requerimentos, direcionados principalmente ao Executivo Municipal.

O vereador Antônio José Quessada Neto (Toco) solicitou à Prefeitura informações relativas ao Programa de Castração, que dispõe sobre o uso de verba parlamentar à castração gratuita de animais. No requerimento, o vereador questionou quais os requisitos para os tutores de inscreverem e como os cães errantes serão beneficiados (aqueles que não têm tutores), bem como qual será o órgão que fará o levantamento, buscará o animal na rua e fará a soltura.

Já o vereador Gabriel Navega solicitou informações ao Executivo sobre a contratação de professores e ao transporte de alunos da Escola Especial Cáritas. Conforme o requerimento, o vereador questionou sobre qual é a previsão para contratação de cinco professores e de retorno do transporte de alunos deficientes que frequentam a escola de educação especial.

Ele também solicitou informações relativas à falta de médico oncologista na rede pública municipal de saúde, ressaltando que a falta deste profissional tem causado muito desgaste aos pacientes, que ficam à espera de encaminhamento para tratamentos da doença.

A Praça Vereador Euclydes Bastos, na Vila Rio Pardo, nas proximidades do bairro Santo Antônio foi tema de requerimento do vereador Fernando Gomes ao Executivo. Segundo ele, diversas vezes os moradores solicitaram que fossem realizadas manutenções, inclusive em relação à poda de árvores antigas, que podem oferecer riscos de quedas e provocar acidentes.

O vereador destacou que não é a primeira vez que solicita esses serviços ao Executivo, sendo que o assunto já foi tema de outra propositura, em janeiro de 2021. Fernando Gomes pediu para que o requerimento também fosse encaminhado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Em outra propositura, o vereador sugeriu que a Prefeitura promova melhorias na estrada de terra do bairro Paula Lima, sentido antiga estação. Ele observou que o trecho possui muitos buracos, dificultando o trânsito de moradores.

A coleta de lixo feita por um veículo Fiorino foi tema de requerimento do vereador Henrique Torres ao Executivo. Ele questionou quais tipos de resíduos são coletados pelo veículo, qual a destinação dos mesmos e os custos mensais com funcionários, combustível e manutenção da Fiorino.

Henrique Torres justificou as indagações destacando que há dúvidas sobre o uso do veículo citado, gastos, inclusive pela população.

Já o vereador professor Rafael Kocian sugeriu, em indicação ao Executivo Municipal, a reforma do ponto de ônibus circular na Praça Prof. José Germinal Artese, localizada no bairro João de Oliveira Machado. Segundo o vereador e relato de moradores, o local é muito utilizado também por idosos e crianças que fazem uso do transporte para a escola, além de trabalhadores.

Por fim, o vereador Pedro Giantomassi sugeriu à Prefeitura que notifique proprietários de caçambas de entulhos para que procedam adequações à Lei Municipal 5.826/2021, principalmente com relação à pintura e colocação de faixas refletivas, sugerindo, ainda, um prazo de 60 dias para as devidas adequações.

O vídeo com a íntegra da Sessão pode ser acessado pelo endereço https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/491347062710247

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br