Na Câmara: Confira alguns assuntos abordados pelos vereadores na Sessão Ordinária

http://www.minhasaojose.com.br

Durante a 14ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, dia 26, na Câmara Municipal, os vereadores abordaram diversos assuntos, que foram temas de algumas proposituras, principalmente direcionadas ao Executivo Municipal.

A limpeza de terrenos voltou a ser abordada em plenário, dessa vez pelo vereador Henrique Torres, que sugeriu à Prefeitura a notificação de proprietário para limpeza de um terreno à rua Antenor Modesto, no bairro Portal da Boa Vista. Ele explicou que o acúmulo de sujeira e o mato alto estão causando transtornos aos moradores da região e expondo-os a maiores riscos de saúde pelo aumento da presença de insetos, animais peçonhentos e roedores.

O vereador Gabriel Navega, atendendo a demanda de moradores e trabalhadores, sugeriu ao Executivo o asfaltamento de trecho entre o bairro Jardim Aeroporto e a empresa Arroz Matheus. Ele observou que o referido trecho, de aproximadamente 400 metros, é bastante movimentado, inclusive por produtores, sendo via de escoamento de produção, e que o asfaltamento melhoraria as condições de tráfego.

A Santa Casa de Misericórdia voltou a ser tema de propositura na Casa, dessa vez pelo vereador professor Rafael Kocian, que solicitou informações sobre lista de cirurgias eletivas realizadas no período entre os anos de 2013 e 2022, mês a mês, por meio de convênio firmado com a Prefeitura Municipal.

A manutenção de um dos campos para realização de atividades físicas, localizado no bairro Vale Redentor 4, foi tema de requerimento do vereador Paulo Sérgio Rodrigues ao Executivo Municipal. Ele observou que, segundo moradores, o local, construído a mais de 20 anos, está totalmente abandonado e precisa ser recuperado para disponibiliza-lo aos munícipes, inclusive jovens, para realização de esportes.

Já a vereadora Lúcia Libânio solicitou à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito informações sobre o trabalho de rondas ao campo. Ela indagou sobre qual a escala das rondas e quando foi designada, bem como os itinerários percorridos.

Reparo na rede elétrica do município foi tema de requerimento do vereador Moraci Bállico à CPFL. Ele solicitou reparos, pois as luzes, conforme sistema, acendem e apagam automaticamente ao anoitecer e ao amanhecer por meio de relés, entretanto, quando algum desses não funciona, as luzes permanecem acesas por períodos prolongados, gerando custos à população.

Munícipes estão preocupados com a manutenção da “Ponte Nova”. Sobre isso, o vereador professor Rafael Kocian solicitou informações ao Executivo sobre qual é a periodicidade dos serviços de manutenção na mesma. Ele também solicitou laudos sobre a segurança e reparos, caso se tenha, sobre ambos.

Por fim, o vereador Eduardo Ramos solicitou informações ao Executivo sobre a possibilidade de construção de banheiros públicos nos arredores do Recanto Euclidiano, principalmente para atender demanda que frequenta o espaço.

Também neste sentido, o vereador professor Rafael Kocian sugeriu à Prefeitura a instalação de banheiros nas proximidades da estátua do Cristo Redentor, principalmente em virtude de eventos que acontecem no local, sendo um deles o “Som da Montanha”, realizado recentemente, para atender ao público, que tem dificuldade com a falta dos mesmos.

Já no Expediente Livre, dois assuntos foram destaque. Um deles, abordado pelo vereador Pedro Giantomassi, que é o representante do governo na Câmara, sobre o anúncio da construção de 900 casas populares, realizado pelo Executivo em live, que contou com a participação do Prefeito Marcio Zanetti e do secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Guilherme Santos.

Ele respondeu a questionamentos dos colegas e sanou algumas dúvidas com relação à construção, localização e documentações.

A obtenção do Título de Eleitor entre os jovens foi tema abordado pela vereadora Thais Nogueira. Ela observou que jovens que possuem 16 e 17 anos já podem ter o documento e participar mais ativamente da política brasileira, escolhendo seus representantes. A vereadora destacou a importância desses jovens na contribuição à elaboração e efetivação de políticas públicas, principalmente voltadas para munícipes entre 16 e 30 anos.

Também sobre esse assunto o vereador Paulo Sérgio Rodrigues chamou a atenção para munícipes que estão com problemas em relação ao Título de Eleitor, mencionando que cerca de 10 mil títulos estão em situação irregular e incentivando que essas pessoas busquem informações ou se dirijam ao Cartório Eleitoral para regularizarem a situação.

O vídeo com a transmissão da Sessão na íntegra pode ser acessado em  https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/7328161190589789

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br