Márcio Zanetti: “Prioridade também será reorganizar a estrutura administrativa da Prefeitura”

http://www.minhasaojose.com.br
Ele também destacou seus planos nas áreas de Educação, Emprego e Habitação e falou do grande corte de cargos comissionados que pretende fazer, caso seja eleito

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

O www.minhasaojose.com.br inicia uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura, com objetivo de informar, sempre com respeito e responsabilidade aos internautas/leitores sobre as pretensões daqueles que disputarão o pleito eleitoral no próximo dia 15 de novembro.

A intenção é ouvir os quatro candidatos a prefeito, cujos convites já estão sendo formalizados às entrevistas. Para que haja lisura neste processo, as perguntas serão idênticas a todos os candidatos.

O primeiro a ser entrevistado pelo site é o candidato da coligação “Compromisso com o Povo” (PTB, Rede, PDT, Podemos, MDB, Republicanos e PL), Márcio Zanetti. Na entrevista, ele falou que uma de suas prioridades, caso seja eleito, será reorganizar a estrutura administrativa da Prefeitura, o que inclui cortar inúmeros cargos comissionados, valorizando os funcionários concursados.

Márcio também destacou seus planos de governo nas áreas de Emprego e Habitação, as quais a população clama por mudanças urgentes. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Márcio, por que, novamente, você quis se candidatar a prefeito?

Márcio Zanetti: Porque tenho a certeza que posso contribuir, com muito trabalho, para implementar as melhorias necessárias e urgentes que nossa população tanto necessita.

Como você está desenvolvendo sua campanha até o momento?

Estamos trabalhando firmes com a intenção de levar a mensagem ao eleitor que é possível vivermos numa cidade melhor e para todos. Para isso, temos utilizado as redes sociais com muita força, estamos pedindo votos nas ruas, sempre com muita prudência e respeitando as regras sanitárias e também as Leis eleitorais.

Por que escolheu a dona Algemira para ser sua vice?

A história de vida da Dona Algemira a qualificou para o cargo. Mulher negra, educadora, administradora e de uma humanidade ímpar. Requisitos que a qualificam para o cargo não faltam, mas dar vez e voz à Mulher foi de fato decisivo para a formalização desse convite. Nós realmente acreditamos que as mulheres têm que ter mais espaço na política. Ainda, durante a campanha, está sendo impressionante a receptividade que D. Algemira tem junto à nossa comunidade e a disposição que ela tem demonstrado em servir a cidade pelos próximos 4 anos.

Caso eleito, dentre todas as áreas problemáticas da cidade, qual a primeira que dará mais ênfase no trabalho?

Nossa prioridade será reorganizar a estrutura administrativa da Prefeitura. Tenho certeza que a partir dessa mudança estrutural e de cultura, teremos ao nosso lado um grupo de servidores que se sentirão respeitado e valorizado e que estará ao nosso lado para aplicar os mais de 200 milhões de reais que devem ser arrecadados a cada ano da próxima gestão. Desta forma, a população sentirá uma melhora significativa nos serviços públicos oferecidos e em um curto espaço de tempo. Nós iremos recuperar o orgulho e devolver a esperança ao povo rio-pardense com muita rapidez.

Como pretende trabalhar nas questões do Emprego e da Habitação, já que são duas áreas que a população clama por auxílio?

Não por coincidência temos como prioridade a criação de políticas públicas para geração de emprego e renda e a implantação de um grande plano municipal de habitação. Sabemos que para gerar empregos, especialmente através das indústrias, é fundamental disponibilizar área adequada, incentivo fiscal, infraestrutura apropriada, desburocratização administrativa, dentre outras medidas importantíssimas para atrair estes investidores para a nossa cidade. Ainda, temos de que a qualificação de mão de obra tão importante para a indústria, também pode beneficiar a geração de empregos no comércio e nos serviços. Desta forma, iremos trabalhar para atrair novos investidores e qualificar a população para que nossa cidade tenha, enfim, um ambiente favorável à geração de emprego e renda.

Para habitação, temos um projeto totalmente inovador, ambicioso e totalmente viável. Vamos implementar o maior Plano Habitacional da história de São José do Rio Pardo. Trabalho há, aproximadamente, 30 anos no mercado da construção civil. Graças à Deus, tive ao longo de todo esse tempo a oportunidade de conhecer os caminhos e a forma como vamos revolucionar a habitação de interesse social na nossa cidade. Tenho certeza que seremos modelo para muitos municípios quando o assunto for habitação.

“A história de vida da Dona Algemira a qualificou para o cargo. Mulher negra, educadora, administradora e de uma humanidade ímpar”, destacou Márcio quando questionado os motivos que o levaram a escolhe-la como vice

Você acha que faltam escolas/cursos para qualificar a população, principalmente os jovens? O que pretende fazer neste sentido ou explorar o que já temos, como, por exemplo, a ETEC?

Escolas não. Acredito que já temos um número de unidades educacionais capaz de atender toda a nossa demanda. O que falta são cursos de qualificação compatíveis com a necessidade educacional local. Temos a Fundação Educacional de São José do Rio Pardo, uma autarquia municipal que poderia ter uma relevância muito maior para nossa sociedade se ofertasse ao mercado de trabalho cursos que qualifiquem de fato às demandas da nossa sociedade. Temos também a ETEC e nós não temos dúvidas que a coordenação estaria totalmente aberta ao diálogo sobre novas demandas. Ainda, temos a FEUC que oferece vários cursos de Ensino Superior e a Prefeitura trabalhará para facilitar o acesso dos jovens rio-pardenses a estes cursos. Enfim, tenho convicção que essas duas escolas técnicas e a FEUC poderiam atender toda a nossa demanda, basta a Prefeitura trabalhar em pequenos ajustes que farão total diferença na qualificação do jovem para gerar mais empregos e renda.

Como você vai trabalhar a questão dos cargos comissionados, já que essa é uma das reclamações da população a qual infla a folha de pagamento da Prefeitura?

Cortando, cortando e cortando. Muitos desses cargos têm servido aos sucessivos governos do coronelismo, que beneficiados da estrutura sugam o dinheiro arrecadado e não permitem ao prefeito fazer aquilo que é necessário. Não tem dinheiro para recapeamento, mas tem para o amiguinho político. Não tem dinheiro para o remédio, mas tem pro familiar do amiguinho. Chega. O dinheiro do povo tem que ser respeitado. Vamos eliminar uma grande quantidade desses cargos o que representará uma economia maior que um milhão de reais por ano.

O que você tem a dizer sobre os candidatos a vereador de sua coligação?

Temos um grupo de candidatos a vereador muito plural. Representantes da educação, saúde, advogados, coletora de lixo, comerciantes, deficientes físicos, etc. Enfim, respeitamos e damos oportunidade a todos para exercerem o direito de submeterem os seus nomes a soberania popular.

Mesmo se não vencer as eleições, como pretende continuar auxiliando a população rio-pardense?

Acredito muito nessa vitória, pois me sinto em missão e percebo que a população realmente quer mudança de verdade. Contudo, caso por vontade de Deus a nossa vitória não ocorra, estarei contribuindo através do trabalho, na administração da Construmax, gerando emprego e renda, ajudando também a sociedade com a discrição e respeito à dignidade humana através de ações sociais que já tenho a oportunidade de contribuir.

Para finalizar, o que sobrou e o que faltou na atual administração do Prefeito Ernani?

Posso ser considerado suspeito por falar isso, pois perdi as últimas eleições para o Prefeito Dr. Ernani por uma diferença de apenas três votos. Porém, agora fica ainda mais claro que o Dr. Ernani e o Reinaldo nunca tiveram um projeto para a cidade. Além disso, acredito eles não se dedicaram como é necessário ao trabalho de administrar uma cidade. Para finalizar, faltou a construção de uma equipe capaz de responder a altura as necessidades do nosso município. Acredito que ele entrega a administração com poucas conquistas que, sinceramente, não consigo listar.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br