CIDADECOMÉRCIODESTAQUE

Marcelo Automóveis: 20 anos de bons negócios e concretizando sonhos

http://www.minhasaojose.com.br
O empresário Marcelo Ambrósio inaugurou a Marcelo Automóveis no final de 2003 e de lá para cá conquistou confiança e a credibilidade no mercado de automóveis

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Um hobby que se tornou profissão e que se estabeleceu nestes últimos 20 anos em uma empresa, cujo lema é promover bons negócios e a melhor parceria para concretizar sonhos, neste caso, o de um automóvel que, sim, ainda é considerado uma grande conquista para muita gente.

Nesta frase pode-se resumir as duas décadas de muito esforço, persistência, honestidade e sucesso do empresário Marcelo Ambrósio e uma das lojas mais queridas, lembradas e acessadas a realizar o sonho de conquistar um carro, a Marcelo Automóveis, que neste mês de novembro comemora duas décadas em São José do Rio Pardo.

Em entrevista especial ao www.minhasaojose.com.br, Marcelo contou um pouco da paixão pelos automóveis, que começou com as trocas constantes de veículos, e a facilidade às negociações acabou o levando para trabalhar com a venda daquilo que para ele era até considerado uma espécie de hobby.

“Embora gostasse muito de negociar automóveis, nunca pensei em trabalhar com venda de carros. Quando essa oportunidade surgiu em minha vida eu, na verdade, trabalhava no ramo de construção, concreto, e tinha saído da empresa onde havia trabalhado por nove anos. Neste momento surgiu um novo trabalho, um novo ramo, o de veículos. E como já gostava e tinha certa facilidade nas negociações, aceitei o emprego de vendedor em uma loja especializada e muito conceituada. Iniciei lá em 1997”, contou.

Alguns anos se passaram e Marcelo sentiu a necessidade de também correr atrás de um sonho, que foi construído junto com a nova carreira: o de ter o próprio negócio. E em novembro de 2003 ele o concretizava. Entretanto enfrentar o ‘novo’ não foi tão fácil como talvez negociar um veículo, que o diga a esposa, Márcia Trevizan Ambrósio.

“Ele estava, digamos, estabilizado na empresa como vendedor e eu no final da gestação do nosso primeiro filho! Confesso que fiquei receosa com a decisão de começar um negócio próprio, mas não tive muito o que fazer senão confiar, acreditar e apoiar a decisão do Marcelo, que, graças a Deus, foi, realmente, a mais assertiva”, disse Márcia.

A loja Marcelo Automóveis foi inaugurada em dezembro de 2003, à rua João Gonçalves. “A inauguração foi uma maravilha, casa cheia, amigos, familiares, mas, depois de uns dias, tive que colocar em prática algo que até hoje me acompanha como empresário: a persistência. E foi assim, aos poucos, que fiz minhas primeiras vendas e a empresa foi se desenvolvendo. Nada foi fácil. Houve momentos de desânimo, mas também a fé e o empenho no trabalho ajudaram a conquistarmos um nome forte na área de compra, venda, troca e financiamento de veículos novos e seminovos aqui na cidade”, afirmou Marcelo.

O espaço onde funcionou a primeira loja, à rua João Gonçalves

A CONSOLIDAÇÃO DA EMPRESA E DA MARCA

Estabelecer uma relação de confiança, credibilidade e transparência com o cliente, seja qual for a sua necessidade quando o assunto é automóvel fez com que Marcelo Automóveis se consolidasse no mercado nestes 20 anos.

“Acho que sucesso também tem a ver com paciência, com pés no chão. Nos primeiros anos da empresa sentimos o mercado em Rio Pardo, nos adaptamos à realidade do mesmo, mas já buscando inovar para fazer a empresa crescer. Um momento marcante foi quando começamos a adquirir veículos de fora, principalmente no ‘Grande ABC’, entre os anos de 2006 e 2007, onde descobrimos um excelente mercado para oferecer grandes marcas e veículos para nossos clientes aqui de São José e é assim até hoje, sempre proporcionando total segurança à nossa clientela com o que há de melhor no mercado de automóveis”, observou.

O empresário destacou, ainda, que a Marcelo Automóveis promove laudo cautelar, com perícia, atestando a idoneidade da parte estrutural e documental dos veículos à venda. “Vender credibilidade também faz parte da comercialização de carros e primamos muito e sempre em pôr à venda veículos vistoriados e que não vão trazer ‘dor de cabeça’ ao cliente, e isso pode ser visto até mesmo no Google, onde a Marcelo Automóveis possui excelentes avaliações. Não alcançamos isso da noite para o dia, na verdade isso é uma conquista diária, a cada cliente, a cada negociação efetuada”.

ESPAÇO PRÓPRIO: A GRANDE REFORMA EM 2007

No ano de 2007, mais uma virada positiva na empresa. Marcelo Automóveis inaugurou o espaço próprio da loja, à rua São Vicente, atual endereço. “O imóvel na rua João Gonçalves era locado e sentimos a necessidade de ter um local próprio, com a cara da loja mesmo. Investimos na aquisição deste imóvel, que passou por amplas reformas, e hoje estamos muito satisfeitos em receber nossos clientes aqui: um espaço maior, mais bem localizado e que realmente também é um ponto de encontro de nossos amigos para aquele cafezinho, aqueles olhares mais minuciosos às novidades da loja, enfim, um lugar que não é só para fazer negócios, mas para recepcionar a todos, que sempre são muito bem vindos”, afirmou Marcelo.

Em 2015, mais um passo na empresa: a abertura da loja em Mococa, que contou com o auxílio do irmão de Marcelo, Junior Ambrósio, que neste período também trabalhava com ele aqui em Rio Pardo.

“Porém, notamos que os clientes de Mococa até frequentavam a loja por lá, mas vinham fechar negócio aqui em São José. Percebemos que não era viável manter a loja aberta na cidade vizinha, e investimos em propagandas para consolidar a marca e trazer cada vez mais a clientela mocoquense para cá e é o que acontece até hoje. Com isso encerremos as atividades em Mococa em 2015. Foi um grande aprendizado e uma grande conquista, pois mantivemos os clientes de lá, sendo uma clientela que cresce constantemente”.

A nova sede, em espaço próprio, inaugurada em 2007, à rua São Vicente

SONHOS POSSÍVEIS E REALIZÁVEIS

Hoje, com as linhas de crédito e financiamento mais facilitadas, ter um carro não é sonho dos mais impossíveis, mas ainda tem gente que para adquirir um veículo precisa se desfazer, muitas vezes, de outros carros que acompanharam boa parte de suas vidas.

“Se tem uma coisa que aprendi ao longo destes anos é não desmerecer nenhum veículo, de nenhum cliente, pois aquele carro pode ter feito parte da vida dele por muitos anos. Muita gente se apega, cria uma identidade afetiva. E é muito gratificante quando conseguimos realizar o sonho do cliente em trocar este veículo por um modelo mais moderno, fazendo uma boa avaliação e pagando um valor justo por este veículo mais antigo”.

Por falar em sonhos realizados, algumas histórias com clientes marcaram Marcelo. “Uma das mais recentes aconteceu com uma cliente de Arceburgo, cujo sonho era ter um carro zero quilômetro. Ela veio até a loja e gostou de um modelo seminovo. Ela di isse que iria ‘dar-se de presente o carro’ e que gostaria de recebê-lo em sua cidade com um laço vermelho. Foi o que fizemos: o veículo, com o laço vermelho, foi no nosso guincho, que transportou até Arceburgo, onde a cliente recebeu e ficou muito contente, o que nos deixou extasiados também. Histórias emocionantes fazem parte de nossa história, como essa!”

E falando em clientela na região, o empresário informou que a empresa comercializa veículos de norte a sul do país, com entregas já realizadas em São Paulo, Paraná, Goiás, com negócios fechados principalmente pela Internet, por meio das redes sociais. “A pandemia nos mostrou como as vendas online podem e devem ser mais bem estruturadas e gerarem bons resultados. Investimos em um profissional para cuidar desta área aqui na loja e isso está fazendo a diferença. Boa parte das vendas acontece de forma virtual, o que fez com que a empresa crescesse bastante na região e por todo o Brasil”.

Mas, se o atendimento virtual é diferenciado, o presencial também é personalizado, praticamente uma consultoria onde a comercialização é importante, mas a orientação, a informação também são fundamentais, principalmente à fidelização dos clientes.

“Temos uma equipe especializada, que realmente busca atender as necessidades de cada cliente e isso garante excelentes negócios. Como tenho funcionário que está comigo desde que abri aqui, o Renato, também tenho clientes de 20 anos, o que mostra o quão importante é ter colaboradores interessados, comprometidos e dedicados à empresa. Não podemos esquecer da Zilda, nossa secretária, e da minha esposa, que cuida do financeiro da loja, auxílios essenciais também para o bom funcionamento de tudo aqui”.

Já no final da entrevista, questionado sobre a principal lição que aprendeu nestes 20 anos de comércio de carros, Marcelo foi enfático: “o respeito ao próximo é a base para qualquer negócio se desenvolver. Aplicamos isso aqui na empresa diariamente, sem nenhuma distinção. E assim seguiremos, sempre com o propósito de oferecer muito além de um veículo, mas criar bons vínculos de amizade, de confiança, sendo marcantes na vida de clientes e futuros clientes para que conquistem seus veículos”, concluiu.

Parte da equipe de Marcelo Automóveis: profissionais especializados não somente na comercialização, mas na consultoria em veículos
http://www.minhasaojose.com.br