Mãos que transformam: As irmãs que são destaque no artesanato rio-pardense

http://www.minhasaojose.com.br

Peças são vendidas aqui, por todo o Brasil e já estão ganhando o mercado exterior

Entre linhas, tesouras, massa de biscuit e tinta elas vão dando cores e formas em peça que vem conquistando o público rio-pardense pela criatividade e delicadeza. Conheçam as irmãs artesãs Graziela e Luciana, que fizeram do artesanato uma fonte de bem estar e renda.

Tudo começou há 18 anos, ainda na escola, quando a então adolescente Graziela Oliveira de Souza Tataciori aprendeu algumas técnicas em biscuit com uma amiga. “Eu fazia elásticos de cabelo com biscuit e aquilo virou febre! Como trabalhava em outro serviço, me dedicava ao artesanato nas horas vagas e vendia minha produção no próprio trabalho. E foi assim, através da propaganda boca-a-boca, que as pessoas passaram a conhecer meu artesanato. Os pedidos começaram a crescer e faz 12 anos que me dedico exclusivamente à produção de minhas peças”, contou Graziela.

Porta maternidade: O biscuit foi o primeiro material utilizado por Graziela

Já Luciana Oliveira de Souza era professora em Jundiaí e lá começou a fazer algumas peças de roupas exclusivas e com um toque muito especial de resgate a confecções mais tradicionais para meninos e meninas. “São modelinhos de vestido, bermudinhas confeccionados com tecidos bem infantis, que remetem ao lúdico. Sempre gostei das tesouras e das linhas e por isso que optei em deixar o magistério um pouco de lado e me dedicar ao artesanato aqui com minha irmã, onde já estou há dois anos”, disse Luciana.

A paixão de ambas pelos trabalhos manuais passa por gerações. “Nossa mãe é costureira, daquelas finas mesmo, e nossas avós e bisavós também costuravam. Acho que isso, de alguma forma, nos incentivou no artesanato”, afirmaram.

Os bichinhos de tecido também fazem sucesso: gosto pela costura passa de geração em geração

PEÇAS CRIATIVAS E QUE ENCANTAM

No pequeno ateliê das irmãs é possível ver a dedicação e a criatividade em cada peça produzida por elas. “Gosto muito de desafios, de buscar e mostrar novidades aos meus clientes. As mãos retratam aquilo que a mente imagina e cria”, observou Graziela.

Por falar em desafios, um dos maiores que as irmãs enfrentaram foi a confecção de um bolo para aniversário infantil. “Foram dias de muito trabalho. Cada detalhe fez a diferença. O trabalho final agradou a todos. Até mesmo nós ficamos admiradas e muito satisfeitas com o resultado. Mas foi um grande desafio mesmo”, afirmou Luciana.

O bolo fake feito à mão pelas artesãs demorou alguns dias para ficar pronto e o resultado deixou todos boquiabertos

Além de bolo fake para aniversários, as irmãs produzem uma série de peças decorativas, inclusive bonecos para buffets infantis, além de uma linha bebê completa, que inclui portas-maternidade, lembranças para nascimento e batizado, tudo personalizado ao gosto do cliente e com aquele toque mais elaborado que faz a diferença no artesanato de ambas.

“Também fazemos a pintura de imagens sacras, com personalização, joguinhos pedagógicos, roupas infantis e iniciamos com bordados. Inclusive as pinturas são feitas a mão pelo meu marido, Fernando, que nos ajuda muito. Também contamos com a ajuda de uma senhora aposentada que faz os enchimentos para as bonecas e outros bichinhos que também confeccionamos, além, é claro, do biscuit”, explicou Graziela.

E a moda também existe no artesanato. Atualmente, as peças mais vendidas são os corações, que podem ser personalizados conforme o gosto do cliente, além da caixa de batizado, que também contém itens exclusivos para a ocasião.

Lindos e personalizados: Os corações são os itens mais comercializados pelas artesãs

DE SÃO JOSÉ PARA O MUNDO

Além da clientela de São José, as irmãs possuem clientes em todo o Brasil, já que utilizam a Internet para efetuarem suas vendas. “Divulgamos em sites voltados para o artesanato e isso nos ajudou bastante a tornar nossa produção mais conhecida. Já enviamos peças para o Nordeste, Sul, Centro-Oeste. Temos encomenda para o Norte e também exportamos. É muito bom ver nosso trabalho reconhecido, pois o mesmo não é fácil: leva-se tempo, dedicação, esforço e muito carinho para que aquele pedaço de biscuit ou aquele pedaço de tecido se torne realmente um artesanato. Amamos o que fazemos e acho que por isso temos um resultado tão positivo”, observaram as irmãs.

Para o futuro, Graziela e Luciana têm muitos planos. “Queremos expandir ainda mais a produção e continuar oferecendo peças feitas com muito carinho e dedicação aos nossos clientes, que merecem o melhor. Surpresas virão por aí: aguardem!”, finalizaram.

As irmãs também personalizam itens para nascimento e batizado, como caixinhas e imagens

Serviço

A oficina de artesanato Doce Fricote fica à rua Abelardo Pourrat, 150, no bairro João de Oliveira Machado.

Contatos: Graziela (19 99271-0267); Luciana (19 99527-7284) ou 3608-1959.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange