Irmãos Capuano Ltda: 41 anos ajudando a construir São José do Rio Pardo

http://www.minhasaojose.com.br

Empresa é uma das mais tradicionais da cidade no ramo de materiais de construção

O www.minhasaojose.com.br orgulha-se em contar a vocês, internautas, um pouquinho da história de uma das casas comerciais mais queridas e tradicionais no ramo da construção na cidade, a ICL, Irmãos Capuano Ltda. Inaugurada em 1978, a loja sempre pertenceu aos mesmos donos, sendo Rubens Capuano (Rubinho), Roberto Capuano e José Ricardo Capuano, entretanto, o trio nunca havia trabalhado junto antes de abrir o comércio.

“A loja de materiais de construção já existia e pertencia ao sr. Mário Berti, à época localizada à avenida Independência. Porém, ele queria vende-la. Foi aí que o José Ricardo ficou sabendo e nós três resolvemos deixar nossos empregos e nos arriscar em um ramo totalmente diferente do que estávamos acostumados. Eu, por exemplo, era fiscal na Prefeitura, o Rubinho trabalhava na Nestlé e o José Ricardo em uma empresa de ferragens, a Zanatta Simplício. Mas, graças a Deus, deu tudo certo e até hoje permanecemos com a loja”, explicou Roberto.

Assim que adquiriram a casa comercial, o nome foi mudado para o atual Irmãos Capuano Ltda. “Permanecemos pouco tempo na avenida Independência, cerca de dois anos. Depois a loja mudou-se para este endereço, à avenida Nove de Julho, 145, onde o comércio se estabeleceu e se tornou conhecido na cidade”, comentou Rubinho.

A loja ainda mantém algumas característica dos comércios de antigamente. É impossível passar pelo endereço e não notar a movimentação desde muito cedo, pois a loja abre suas portas todos os dias por volta de 6h30 da manhã. “Aqui se tornou realmente um ponto de encontro. Muitos vêm, fazem os pedidos e enquanto esperam tomam um café, conversam conosco. Sempre mantivemos uma relação de muita amizade com nossos clientes e eles de muita confiança em nosso trabalho”, observou José Ricardo.

Loja funciona há 38 anos no mesmo endereço: caminhão também é uma das relíquias da casa

DAS FAZENDAS À CIDADE: MUDANÇAS E ADAPTAÇÕES

Roberto contou que antigamente a clientela da loja era formada basicamente por fazendeiros e sitiantes. “Atendíamos muitas fazendas e até hoje fornecemos para algumas, todavia, hoje, a grande maioria de nossos clientes reside na zona urbana e tivemos que nos adaptar à essa realidade”, destacou Roberto.

Além de fornecer materias de construção, inclusive a parte hidráulica em grandes quantidades para obras maiores, a loja passou a oferecer também em pequenas quantidades, seja para uma reforma ou até mesmo para aquela dona de casa que necessita de cal virgem para fazer um doce, por exemplo. “Hoje atendemos a grandes pedidos e aqueles menores, individuais, onde o cliente precisa de uma pequena quantidade de areia, cimento fracionado ou até unidades de tijolos. Aqui não importa o tamanho da obra e nem a quantidade de material que a clientela precisa, pois vamos sempre procurar atender a todos”, disse Rubinho.

E o atendimento é outro diferencial da loja e vem conquistando clientes há décadas. “Nossos pais deixaram como herança a honestidade e a vontade de trabalhar para todos os seis irmãos. E aqui na loja isso é regra. Cumprimos prazos e as entregas são realmente feitas conforme os pedidos, tudo na quantidade exata. Isso é respeito com nossos clientes”, disse Roberto.

E para atender a demanda, a empresa possui dois depósitos de materiais, sendo um no bairro Santo Antônio e um no Distrito Industrial.

O PAPAGAIO E O FUNCIONÁRIO: AS ‘RELÍQUIAS’ DA CASA

Os três irmãos disseram que nestes mais de 40 anos o ICL Materiais para Construção tem muitas histórias para contar e algumas peculiaridades. “Sempre tivemos muita sorte com os funcionários que passaram por aqui. O primeiro foi o Natálio, que se aposentou na loja. Já o Natal também trabalhou na ICL por muitos anos e, agora, o Antônio Carmo, com mais de 30 anos de casa”, disse Rubens.

O sr. Carmo é tratado como um membro da família pelos irmãos Capuano. “Ele viu nossos filhos crescerem. E agora pega nossos netos no colo, brinca com eles… Além disso sempre foi um exímio funcionário, dedicado. É uma ‘prata da casa’ mesmo”, destacou Roberto.

E a loja ainda conta com um ‘mascote’ muito querido por todos: um papagaio que alegra e diverte os clientes que por ali passam. “Esse papagaio está conosco faz uns 35 anos. Tem clientes que vinham aqui quando crianças brincarem com ele e hoje, adultos, fazem questão de vê-lo quando estão aqui na loja. Ele é a diversão das crianças e a nossa também. E o melhor: não aprendeu a falar nenhum palavrão durante esse tempo todo. É, de fato, um papagaio muito educado (risos)”, divertiu-se Roberto.

O papagaio educado: Mais de 30 anos alegrando gerações de clientes, principalmente as crianças

Para o futuro, os irmãos disseram que pretendem trabalhar ainda por muito tempo na ICL. “Aqui é nossa vida, nossa abençoada rotina diária. Foi aqui que criamos nossos filhos, onde nossos netos visitam e brincam, onde recebemos nossos amigos clientes e assim pretendemos que seja sempre: um comércio que prima pelo atendimento, a qualidade e diversidade nos produtos e a honestidade acima de tudo”, concluíram os irmãos Capuano.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br