Indicação ao Executivo e ao DEC sugere a implementação do Sistema Municipal de Cultura

http://www.minhasaojose.com.br

Na Sessão Ordinária da última semana, a vereadora Thais Nogueira sugeriu, através de indicação ao Executivo Municipal e ao Departamento de Esportes e Cultura – DEC, a implementação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), nos termos da lei, cujo anteprojeto também foi encaminhado à autarquia para apreciação.

Ela explicou que o Sistema Municipal de Cultura tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais, sendo o principal articulador, a nível municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil.

“O Sistema Municipal de Cultura não visa apenas a promoção dos eventos, mas o desenvolvimento e a prática de políticas públicas voltadas à Cultura rio-pardese. Através dele o município está apto a receber recursos estaduais e federais para serem aplicados nos mais diversos segmentos culturais”, afirmou.

A vereadora observou, ainda, que o Sistema Municipal de Cultura está sendo vislumbrado desde 2021, quando iniciaram os debates acerca da criação do Conselho Municipal de Cultura, sendo este uma parte do SMC. “Com o Sistema também será possível modificar o próprio site do DEC, divulgando as produções culturais e também servindo como uma espécie de acervo para que as pessoas pesquisem sobre os artistas rio-pardenses, ou seja, a implementação do SMC é fundamental ao desenvolvimento da cultura de nosso município. Peço ao Executivo e ao DEC que apreciem o anteprojeto, proponham as mudanças que julgarem necessárias para que possamos dar andamento ao SMC”, finalizou a vereadora Thais.

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br