Higienização das mãos foi tema de ação com os colaboradores da Santa Casa

http://www.minhasaojose.com.br

Atividades foram realizadas em parceria entre o Núcleo de Educação Permanente e a Comissão Controle de Infecção Hospitalar

Texto: Natália Tiezzi

Na segunda e terça-feira, 26 e 27, os colaboradores de todos os setores da Santa Casa e também da Operadora SAVISA participaram de ações sobre a higienização correta das mãos. Promovida pelo Núcleo de Educação Permanente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, elas tiveram como objetivo reforçar as medidas de segurança em cada área específica do hospital.

As enfermeiras Amanda (NEP) e Fernanda (CCIH) chamaram a atenção dos colaboradores e os instruíram à higienização correta das mãos utilizando álcool em gel 70, além de novamente explicar os cinco momentos da higienização das mãos para os colaboradores que trabalham diretamente com os pacientes acamados, sendo a higienização antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após risco de exposição a fluidos corporais, após contato com o paciente e após contatos com áreas próximas ao paciente.

“São ações que todos os colaboradores fazem diariamente, mas que é sempre bom reforçarmos a sua importância, inclusive com os colaboradores novatos. E fizemos isso de uma forma mais descontraída para chamar ainda mais a atenção, já que as mãos são potenciais transmissoras de bactérias e devem ser higienizadas corretamente sempre”, afirmou a enfermeira Amanda.

Também foram distribuídos álcool em gel aos colaboradores, bem como sorteio de um kit para três participantes das ações.

O NEP funciona há anos na Santa Casa e objetiva promover atividades que envolvam os colaboradores para aquisição de novos conhecimentos em diferentes assuntos relacionados à Saúde e Prevenção, bem como relembrar temas que fazem parte do cotidiano hospitalar, visando sempre o melhor desempenho e atendimento em todos os setores do hospital.

Já a CCIH também desempenha ações fundamentais para o controle de infecções hospitalares, que visam a segurança tanto dos pacientes, quanto dos colaboradores.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br