Hebinho Souza quer resgatar e ampliar a tradição de São José nos esportes

http://www.minhasaojose.com.br
O Diretor de Esportes também destacou que um dos objetivos será aumentar o número de pessoas atendidas nas mais diversas atividades que o DEC oferece

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

O esporte é, sem dúvida, uma mola propulsora de autoestima, disciplina, respeito e saúde para o cidadão, desde a criança, adolescente até os adultos. E São José do Rio Pardo tem tradição quando o assunto são destaques rio-pardenses nas mais diversas modalidades.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, o novo Diretor de Esportes do DEC, professor Heber Luís de Souza, o Hebinho, destacou que uma das metas da pasta é resgatar e ampliar essa tradição da cidade nos esportes nas mais diversas modalidades.

Ele, que é graduado em Educação Física pela FEUC, já trabalhou no DEC como professor, além dos clubes Associação Atlética Riopardense, Rio Pardo Futebol Clube, cidades como Campo Mourão e Vargem Grande do Sul, bem como é professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação, onde há anos desenovolve trabalho junto às escolinhas como técnico das equipes masculina e feminina de basquete.

Durante a entrevista, Hebinho falou sobre o convite desafiador de gerir a Diretoria de Esportes, principalmente ainda em meio à pandemia, uma vez que grande parte dos planos futuros dependerão do aval da Vigilância em Saúde para acontecerem, deixando claro que serão seguidos todos os protocolos vigentes.

Hebinho também destacou que o DEC pretende aumentar o número de pessoas atendidas pelas atividades, otimizar as escolinhas, mas também oferecer práticas saudáveis, com qualidade e respeito aos adultos e terceira idade.

Além da população, o diretor de esportes disse ainda que o DEC investirá na capacitação e qualificação do quadro de professores da autarquia.

“O esporte e atividade física têm um papel muito importante na formação de nossas criança e jovens. Além da questão da saúde para todas as idades temos os valores e regras que são trabalhados com todos. Outro ponto importante é a convivência social e o respeito a todas as diferenças”, observou Hebinho.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Família esportiva: Além do conhecimento acadêmico e técnico, Hebinho sempre se dedicou aos esportes, bem como sua esposa, Marina, e seus filhos

Hebinho, como surgiu o convite para assumir Diretoria de Esportes?

Heber Luís de Souza: Após as eleições, na formação de sua equipe de governo, surgiu o convite através do Marcio Zanetti para ser Diretor de Esportes, convite esse aceito com muita alegria, pois tomo com um desafio muito grande para desenvolver o esporte da cidade como um todo.

Quais serão suas prioridades neste importante cargo?

As prioridades são melhorar todo o trabalho que vem sendo feito pelos atuais professores nas escolinhas já existentes; procurar aumentar o número de cidadão atendidos nas mais diversas atividades que o DEC oferece, melhorias nas escolinhas de iniciação esportiva, eventos recreativos, esportivos, competições municipais, regionais e estaduais. E atenção também as adultos em especial com a melhor idade, sempre procurando oferecer práticas saudáveis, com qualidade e respeito. Também vamos prover a capacitação e qualificação do nosso quadro de professores, com cursos, palestras e intercâmbios.

Já há projetos em vista para serem colocados em prática nos próximos meses?

Sim, todo o início de ano os professores, dentro de suas áreas, já fazem um planejamento para todos os meses, mas também temos em nossos projetos o aumento de atividades e esportes oferecidos à população através de nossos professores ou através de parcerias com a iniciativa privada, porém muitas de nossas ações dependem do setor da Saúde, que dirá o que pode ser feito devido à pandemia.

São José sempre foi celeiro de grandes atletas. A cidade ainda tem potencial para formar novos campeões?

Sim, a cidade foi e é um celeiro de grandes atletas. Em particular penso que a cidade junto com a iniciativa privada poderá ter equipes competitivas não só na base, mas também nas equipes adultas, de forma a despertar em nossa juventude o sonho de ser um atleta, bem cmo forma de diversão e entretenimento das famílias.

Você também pretende manter contato com os clubes para possíveis parcerias, projetos, torneios?

Sim, pretendemos. Penso que para uma cidade de porte pequeno como a nossa, as parcerias são de grande importância para o desenvolvimento, do esporte, da atividade física com um todo. Quando essas ações atingem grande parte da população, a cidade toda só tem a ganhar.

Atualmente, qual está sendo o maior problema do setor esportivo no DEC?

O grande problema do DEC hoje é a pandemia. Muitas de nossas ações e eventos demandam de aglomeração e isso está proibido. Então logo que assumimos demos férias a nossos professores e começamos a planejar ações que podemos fazer com menos gente, com os protocolos previstos pela saúde para segurança de todos. Também estamos montado um calendário de eventos esportivos, aproveitando nossas áreas verdes, nosso rio, e toda área que podemos usar e divulgar também juntamente com o Turismo.

Para finalizar, qual a importância dos esportes na vida de todos nós?

O esporte e atividade física têm um papel muito importante na formação de nossas criança e jovens. Além da questão da saúde, temos os valores e regras que são trabalhados com todos, outro ponto importante é a convivência social e o respeito a todas as diferenças. Para os adultos uma forma muito saudável de alívio de stress, convivência e saúde e gerando mais qualidade de vida quando esse adulto chega a melhor idade. Os investimentos feito em Esporte e Atividade física, refletem por toda a vida e de forma preventiva. Uma criança que teve uma formação esportiva séria e de qualidade será um adolescente responsável e dedicado, um adulto profissional e participativo e consciente de seus deveres e direitos, chegando na melhor idade com uma qualidade de vida muito boa.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange