Grupo Fraternidade Espírita “Irmão Hugo” completa 49 anos

http://www.minhasaojose.com.br

Comemorações começam nesta quinta-feira, dia 1, com palestra e seguem até dia 29

No próximo dia 5 de agosto, o Grupo Fraternidade Espírita “Irmão Hugo” completa 49 anos de atividades em São José do Rio Pardo. E nesta quinta-feira, dia 1º, inicia-se as comemorações, (confira a programação completa abaixo), com palestra que será proferida por Manolo Quesada, autor de vários livros da cultura espírita. O encontro está marcado para 20h00, na sede da entidade, à rua Coronel Marçal, 713, na Vila Pereira.

Para contar um pouco da história do Grupo, a reportagem entrevistou Osmar Ignácio, mais conhecido por todos como Mazinho, que é Coordenador da Educação Espírita Ele destacou que o “Irmão Hugo” foi fundado a partir de um casal vindo de Espírito Santo do Pinhal, que já pertenciam a um Grupo naquele município, mas que gostariam de difundir a doutrina espírita em Rio Pardo.

Em quase cinco décadas, o Grupo continua com o mesmo objetivo: a evangelização, a espiritualização e o aprimoramento do Espírito em evolução, encarnado e desencarnado, e o Cultivo de vivências legitimamente cristãs. Confira, abaixo, a entrevista completa.

Natália Tiezzi Manetta: Mazinho, como e por que surgiu o Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Hugo”?

Mazinho: Com a vinda do fraternista Acácio Carcioffi da cidade de Espírito Santo do Pinhal para São José do Rio Pardo por motivos profissionais, ele e sua esposa Annunciata Cavalieri Carcioffi, que pertenciam ao Grupo da Fraternidade Espírita “Irmão Flacus”, procuraram os Espíritas, desta cidade, que militavam na Sociedade Espírita Beneficente “Paulo de Tarso” no Asilo Lar de Jesus, propondo-lhes a fundação de um Grupo da Fraternidade nesta cidade.

Qual é a data de fundação do Grupo?

Como a idéia foi bem recebida, no dia 05/08/1970, na residência do casal Carcioffi, foi realizada uma reunião para a fundação do Grupo, sendo que em 09/12/1970 foi eleita a sua primeira Diretoria.

Quem foram os fundadores?

Treze pessoas que abraçaram a idéia desde o início são consideradas fundadoras do Grupo: Júlio Possebon, Roberto Possebon, Luiz Spessotto, Lércia Cunha Vieira, Vanda Carneiro, Maria Helena Carneiro, Valda Carneiro de Araújo Junqueira, Marlene Carneiro Afonso, Mauretina Costa Possebon, Vera Carneiro de Araújo, Aracy Vieira Possebon, Nair Duarte Gonçalves Raddi e José Vítor de Oliveira.

Onde iniciaram as atividades do Grupo?

No início, o Grupo realizava suas reuniões nas dependências do Asilo Lar de Jesus, mantido pela Sociedade Espírita Beneficente “Paulo de Tarso” no Bairro João de Souza, sendo que no dia 29/12/1972 transferiu suas atividades para as dependências do Centro Espírita “Amor e Caridade” na Rua Professor Venâncio Filho, nº 90, Vila Pereira, o qual encontrava-se fechado, permanecendo neste local até a inauguração da Sede atual em 2007.

Quais os objetivos do Grupo?

O objetivo essencial do Espiritismo é melhorar os homens, no que concerne ao seu progresso moral e intelectual. O G.F.E “Irmão Hugo” é filiado da OSCAL – Organização Social Cristã Espírita “André Luiz”, sediada em Belo Horizonte/MG., tendo como objetivos primordiais, sendo Ensino da Doutrina Espírita e do Evangelho; Assistência Social Espírita; Tarefa de Passes e Formação de Ambientes Espiritualizantes. 

O Grupo é direcionado a que público e quando acontecem as reuniões?

Com bases nos preceitos acima, toda e qualquer pessoa que queira conhecer a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, ou que esteja necessitando de um reconforto espiritual poderá freqüentar o Grupo, inclusive pessoas de outras religiões. Naturalmente, há reuniões específicas para os Trabalhadores da Casa Espírita que já têm um conhecimento mais aprofundado da Doutrina Espírita, e há reuniões para o público em geral, que são as Palestras e a Terapia dos Passes (Fluidoterapia). As reuniões abertas para o público em geral são às terças e quintas-feiras, às 20h00, na sede, situada na Vila Pereira.

Grupo se instalou na nova sede em 2007, local onde acontecem as reuniões atualmente, inclusive a Evangelização Infantil

O Grupo também possui alguma atividade voltada às crianças?

Sim, a Evangelização Infantil para crianças de 04 a 07 anos e de 08 a 12 anos.

Para finalizar, deixe uma frase ou reflexão que considera importante na doutrina espírita.

Deixo um ensinamento de Alan Kardec. “O verdadeiro espírita não é o que crê nas comunicações, mas o que procura aproveitar os ensinamentos dos Espíritos. De nada adianta crer, se sua crença não o faz dar sequer um passo na senda do progresso, e não o torna melhor para o próximo”.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br