“Fique Sabendo”: Campanha disponibiliza testes de HIV (Aids) e Sífilis à população

http://www.minhasaojose.com.br

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, e também pelo aumento no número de novos casos da doença no Brasil, principalmente entre os jovens de 20 a 24 anos, que concentra 27,6% dos casos, além de aumento de 21,7% no índice de gestantes infectadas, segundo relatório do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a Campanha Fique Sabendo, que permite à população realizar testes de HIV (Aids) e Sífilis nas unidades básicas de Saúde, entre elas ESFs, Centro de Especialidades, Pediatria e Saúde da Mulher. 

O médico infectologista Rafael Queiroz alertou os munícipes sobre o aumento no número de casos positivos de Aids também entre os idosos, bem como da Sífilis, que registrou aumento de casos, inclusive nas gestantes. 

“São patologias que têm complicações quando não são tratadas adequadamente. E já não há grupos de risco: todos estão vulneráveis a elas. Portanto, cuidem-se e se houver qualquer dúvida procurem uma Unidade Básica de Saúde para realização dos testes, que são gratuitos”, destacou o médico. 

“Já não há grupos de riscos para a Aids e Sífilis: todos estão vulneráveis a ambas patologias”, observou o médico infectologista Rafael Queiroz

A intensificação dos testes para ambas patologias será até dia 7 de dezembro e eles serão realizados no período de atendimento das unidades de saúde. 

DESAFIO FIQUE SABENDO 

Para intensificar ainda mais essa ação preventiva, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove também neste ano o “Desafio Fique Sabendo”. Para participar, o munícipe pode realizar seu treino, com a distância mínima de 5 km, e postar a foto com a hashtag #fiquesabendosjrp. Acesse o clube no Strava e bom treino: 

https://www.strava.com/clubs/792771

A Prefeitura informou, ainda, que no dia 7 de dezembro acontecerá um super aulão de ginástica, no Mercado Cultural, às 18:30h. Os primeiros que fizerem a testagem neste dia terão direito a retirada do Kit. 

“Todas essas ações visam conscientizar e orientar a população rio-pardense sobre a importância da prevenção a ambas patologias. Os testes que estão sendo realizados nas unidades de saúde, além de gratuitos, são sigilosos. Está em dúvida sobre a Aids ou a Sífilis? Busque informações e faça os testes”, recomendou o secretário municipal de Saúde, Paulo Boldrin. 

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br