Escola do Legislativo: Alunos do Colégio Lumen visitaram a Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br

Na tarde de terça-feira, dia 3, alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I do Colégio Lumen visitaram a Câmara Municipal. A visita fez parte do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, que objetiva integrar a população à Casa de Leis, bem como as escolas rio-pardenses.

Os alunos, além dos professores Ary Menardi, Tatiana Tatoni, a coordenadora Maria Isabel Ramos Jorge Costa e a presidente da Cooperativa, Dalva Infantini de Paiva, foram recepcionados pelo presidente da Câmara e diretor geral da Escola do Legislativo, vereador professor Rafael Kocian, pelo diretor executivo do Programa, Matheus Dalbon Schiavon, pela diretora administrativa e legislativa, Luciana Callegari Perussi e pelo vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto.

Durante a visita, os alunos conheceram as dependências da Câmara, um pouco do trabalho dos servidores e funcionamento geral da Casa de Leis.

No Salão Nobre “Vereador Euclydes Bastos”, Matheus Schiavon explicou sobre a Galeria de Ex-Vereadores e Ex-Presidentes do Legislativo Municipal, relatando um pouco da história da Casa aos alunos.

A vereadora Lúcia Libânio, que também acompanhou parte da visita, chamou a atenção das alunas quanto à política municipal. “Vejam quantas mulheres há na Galeria de Ex-Vereadoras e Ex-Presidentes – poucas, não é mesmo? Está na hora de vocês, alunas, ocuparem mais esses lugares futuramente, se interessarem pela política e fazerem a diferença enquanto mulheres nesta Câmara”, observou.

Já no Plenário, todos os vereadores se apresentaram aos alunos, destacando as áreas que atuam com mais ênfase, inclusive respondendo a questionamentos dos estudantes.

Os visitantes também acompanharam parte da Sessão Ordinária e os ritos que ocorrem durante a realização da mesma em Plenário, que foram detalhados pelo presidente, vereador Rafael Kocian.

Em nome do Colégio Lumen, o professor Ary Menardi agradeceu aos vereadores e servidores pelo acolhimento e destacou a importância da Escola do Legislativo na difusão de informação à formação dos estudantes, principalmente no tocante à cidadania e política.

Escolas, entidades e universidades que quiserem participar do Programa Escola do Legislativo podem entrar em contato pelo telefone 3608-6502 e agendarem as visitas à Câmara Municipal.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br