Dr. Jarbas Ferreira Penna abordou Amamentação e Puerpério na 2ª Semana do Bebê

http://www.minhasaojose.com.br

Pediatra descatou que o apoio dos profissionais de saúde e da família é fundamental às mamães em ambas situações

Texto: Natália Tiezzi

Na tarde de terça-feira, 24, o pediatra Jarbas Ferreira Penna foi o convidado palestrante da 2ª Semana do Bebê, evento que está sendo promovido on line pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Educação e Inclusão Social. Na pauta, dois assuntos relevantes não apenas para as mamães, mas para toda a família: a amamentação e o puerpério.

Em sua explanação, Dr. Jarbas iniciou falando um pouco sobre o período de gestação da mulher, as mudanças físicas e comportamentais devido aos hormônios. “Gestação não é só barriga. Ela ocorre da cabeça aos pés. Por isso é tão importante que as gestantes façam um bom pré-natal para um acompanhamento correto não apenas da saúde do bebê, mas delas próprias”.

Sobre o Purpério, período após o parto que costuma acontecer durante 40 a 45 dias, Dr. Jarbas destacou que o corpo da mulher volta a se modificar também por alterações hormonais. Entre essas mudanças estão a diminuição do útero, a perda de peso da mamãe, entretanto, as alterações psicológicas também precisam ser avaliadas. “É comum a mãe se sentir um pouco angustiada, melancólica, insegura no puerpério, mas essa situação é transitória, passageira. Entretanto, algumas puérperas desenvolvem o que chamamos comumente de depressão pós parto, onde elas se entristecem, tornam-se arredias e tendem a se isolar. Nestes casos é necessária a intervenção médica, psicológica e, em muitos casos, medicamentosa”, explicou.

AMAMENTAR: UM ATO DE AMOR, NÃO DE DOR

Amamentar, apesar do maior ato de amor e contato direto com o bebê, ainda é sentido por muitas mamães como uma ação ruim, que lhe causa dor ou desconforto. “Por isso é muito importante que antes mesmo do nascimento, as mamães sejam estimuladas à amamentação. Aqui em São José, na Pediatria, temos um grupo de profissionais dedicados à orientação das mães já na primeira semana após o nascimento do bebê. As informações e estímulo dos profissionais da Saúde em conjunto com a família são grandes aliados para incentivar a mamãe a amamentar”.

No grupo de amamentação, Dr. Jarbas destacou que são expostos e discutidos três passos para uma amamentação prazerosa. O primeiro deles é a decisão e o enfrentamento de amamentar, que envolve todos os desafios da amamentação, principalmente nas primeiras semanas. O segundo é a pega correta da mama pelo bebê, que estimula a produção de leite. E o terceiro é a posição correta da mãe e do bebê no momento da amamentação. “Todos esses pontos levantados e discutidos no grupo servem não apenas para orientar, mas para estimular a mamãe a amamentar”, ressaltou o pediatra.

Durante a palestra, Dr. Jarbas disse ainda que não existe leite materno fraco, destacou que crianças que mamam no peito podem não engordar muito, o que é natural e varia de bebê para bebê, além de mencionar sobre as cólicas e também o uso indevido de bicos (chupetas, mamadeiras e ‘chuquinhas’).

“Fiquei muito feliz com o convite para participar deste evento importantíssimo à toda a família. Amamentar sempre será um ato de amor e não de dor. Sabemos que não é fácil, por isso é tão importante o estímulo dos profissionais da Saúde, da família. Além de todos os benefícios às mães, o leite materno é o alimento mais completo aos bebês até os seis meses e a ela pode acontecer até os dois anos da criança. E isso é comprovado: crianças que mamam no peito são mais saudáveis. Provavelmente elas não serão as mais gordinhas da rua, mas, sem dúvida, serão as mais saudáveis”, finalizou.

O vídeo completo com a palestra do Dr. Jarbas pode ser acessado na página oficial da Prefeitura no Facebook (@pm.riopardo1), canal onde está sendo transmitida a 2ª Semana do Bebê.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br