Dia do Dermatologista: Dra. Haldine Gregorini destaca a importância dos cuidados com a pele

http://www.minhasaojose.com.br

Em homenagem ao Dia do Dermatolo gista, comemorado em 5 de fevereiro, a Operadora SAVISA destaca um pouco da história da dermatologista credenciada Dra. Haldine Nascimento Vieira Gregorini.  Ela contou sobre a paixão pela Medicina, em especial ao estudo das doenças relacionadas à pele, as quais fizeram com que optasse pela carreira na Dermatologia.

Graduada em Medicina pela UNITAU – Universidade de Taubaté, Dra. Haldine também possui formação em Fisioterapia pela UNAERP. Confira, abaixo, a entrevista e tire suas dúvidas sobre as doenças de pele e como aproveitar o Sol de maneira saudável.

 O que estuda e onde se aplica a Dermatologia?

Além das doenças de pele, a Dermatologia também estuda várias doenças relacionadas a apêndices cutâneos, tais como boca, cabelos, pêlos e unhas.

Hoje, quais são os problemas dermatológicos mais recorrentes?
Infelizmente ,o  que mais  encontro no dia-a-dia são lesões relacionadas a câncer de Pele. Além de acne, alergias e melasma.

Por que é tão importante cuidarmos de nossa pele?
 Cuidar da pele é essencial, e não importa o sexo, a idade e o tipo de pele. Questões como poluição, estado emocional, clima, consumo de bebida alcoólica, exposição a luz e sol, alimentação e a falta de cuidados diários, associados ao processo de envelhecimento, contribuem para o surgimento de manchas, doenças e problemas que, a curto ou longo prazo, podem causar danos para a saúde.

O Sol é nosso amigo ou nosso inimigo com relação à pele?
Se soubermos aproveitar ele com segurança, sempre será amigo.

Como podemos utilizar o Sol a nosso favor?
Devemos ter cuidado com o horário de exposição solar, que deve ocorrer de preferência antes das 10h00 e após as 16h30.
O tempo que você fica ao sol tem enorme importância.

Quais são os cuidados diários que devemos ter com a nossa pele?
Sempre sugiro uma rotina que contenha no mínimo higiene, hidratação e proteção de luz, sendo isso o básico. Porém, conforme o tipo, idade e necessidades da pele acrescentamos mais cuidados como uso de vitaminas, antioxidantes e medicações. 

Alimentação saudável ajuda a manter uma pele saudável também? Quais alimentos podem contribuir para isso?
A alimentação influencia diretamente na pele e em todo organismo. Eu acredito que quanto mais qualidade tiver seu alimento, melhor será sua vida como  um todo. 
Os alimentos para uma pele perfeita são principalmente as verduras, os legumes e as frutas, porque estes alimentos são ricos em antioxidantes, que protegem contra os radicais livres.
Além disso, peixes como a sardinha e o salmão, são ricos em ômega 3, que além de contribuir para a manutenção dos lipídios na pele, é também um anti-inflamatório muito útil na prevenção e tratamento de casos como acne, alergias e psoríase.

Stress, ansiedade, depressão também fazem mal à pele?
Sim. Tais alterações emocionais tem efeitos direta ou indiretamente sobre a pele. Algumas dermatites podem surgir por exposição a longos períodos de estresse,  sendo acne, vitiligo e psoríase as mais comuns.  Mas, não podemos esquecer da escoriação neurótica, um quadro frequente em consultório de difícil aceitação e reconhecimento, o que leva ao agravamento e dificuldade de controle da doença. 

Quais são suas considerações finais acerca do assunto?
Eu sempre digo que a pele cobra a conta um dia. Se cuidarmos sempre da pele e a deixarmos equilibrada, evitaremos desconfortos e preocupações futuras.

Uma visita semestral ao seu Dermatologista lhe trará segurança.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br