Dança Circular: Os benefícios da atividade que é promovida na ESF Jardim São José 

http://www.minhasaojose.com.br
Aulas acontecem às segundas e terças-feiras, das 8h00 às 9h00, no Salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, na Vila Formosa

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Após dois anos sem a sua realização, por conta do período pandêmico, a Dança Circular voltou a ser oferecida na Estratégia Saúde da Família (ESF) Jardim São José. A atividade reiniciou neste mês de maio e é realizada pela agente comunitária de Saúde Fernanda Manetta Franques.

Para poder desenvolver as atividades da Dança Circular, Fernanda passou por curso específico “Danças Circulares Sagradas” por seis meses, que foi oferecido pela Prefeitura, promovido na cidade de São João da Boa Vista, pelo Instituto Dança Viva de Holambra.

Durante a entrevista, a agente comunitária de Saúde falou dos benefícios da Dança Circular e também quem pode participar, sendo que atualmente atende a um grupo de 15 pessoas.

Fernanda também destacou um pouco das demais ações e atividades promovidas pela ESF Jardim São José e como novos moradores dos bairros atendidos podem se cadastrar para receber atendimento.

Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.

Fernanda, quando a Dança retornou suas atividades? Onde está sendo realizada, em quais dias e horários?

Fernanda Manetta Franques: A Dança Circular votou às atividades dia 5 de maio. As aulas, gratuitas, são realizadas no salão da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, às segundas e terças-feiras, das 8h00 às 9h00.

Atualmente, 15 mulheres participam do Grupo, porém as aulas são voltadas também aos homens, de qualquer idade e bairros do município

Quem pode participar?

A Dança é aberta a todas as idades, sendo que a maioria do público atendido atualmente tem mais de 50 anos. Todos podem participar (homens e mulheres), de qualquer bairro. Todos serão bem vindos!

Quais são os benefícios da Dança Circular?

A Dança Circular desenvolve a consciência corporal, fortalece a coordenação motora, valoriza atitudes cooperativas, valorização da empatia, amplia o sentimento de pertencimento, cria senso de organização coletiva, desenvolve a noção do ritmo através da música.

Atualmente, quantas pessoas participam das aulas?

Atualmente 15 mulheres participam das aulas.

Há alguma história curiosa de pessoas que participam da Dança que possa relatar?

Essa é uma curiosidade minha que soube quando elas começaram a praticar a dança: todas as mulheres pertencem ao mesmo bairro, frequentam a mesma paróquia, o mesmo supermercado, quase os mesmos lugares e não se conheciam, até chegarem a formar o grupo, que se transformou em boas amizades entre elas.

O que motivou a ESF São José a promover a Dança Circular?

Acredito que a motivação foram os benefícios que a Dança traz também com relação à saúde. Pois promove o convívio social, combate o stress, estimula oxigenação do cérebro, o reforço dos músculos, melhora a flexibilidade, enfim, auxiliando à boa saúde mental e física, o que é benéfico às pessoas que procuram a ESF Jardim São José.

Além da Dança Circular, quais são os outros serviços que a ESF São José promove à população?

A ESF Jardim São José conta com equipe médica: clínica geral, pediatria, psicológica, fisioterapeuta, nutricionista, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem. Oferece serviços de visitas domiciliares com médico clínico, vacinação, coleta de exames preventivo ao câncer do colo uterino, coleta de sangue, teste rápido à Covid-19 e DSTs.

Pessoas que se mudaram recentemente aos bairros atendidos pela ESF como devem proceder para receber atendimento?

Para novos moradores da Vila Formosa, Jardim São José, São Domingos, Jardim Bela Vista, João de Souza se ainda não receberam visita de agente de saúde devem procurar a unidade para cadastramento ou entrar em contato pelos telefones 3682-7866 ou 3682-7867 para mais informações.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br