Da Sessão ao Expediente Livre: Confira os assuntos que foram destaque na Câmara

http://www.minhasaojose.com.br

Na sessão de terça-feira, dia 16, os vereadores destacaram uma série de assuntos, alguns, inclusive, relativos a questionamentos da população, tanto na Sessão, quanto no Expediente Livre, sendo que a manutenção em bairros com serviços de recapeamento, roçamento e limpeza voltaram à tona.

O vereador Eduardo Ramos solicitou informações ao Executivo sobre realização de tapa buracos recapeamento no Bairro Buenos Aires. Já o vereador Fernando Gomes sugeriu a realização de limpeza de bueiro, poda de árvore e de mato alto na Avenida Aníbal de Sá Pinto.

Já o vereador Paulo Sérgio Rodrigues indicou ao Executivo a recuperação da estrada rural que passa pelo Loteamento Lupianhes.

A vereadora Lúcia Libânio também sugeriu ao Executivo a manutenção da pinguela do bairro João de Oliveira Machado, bem como solicitou informações relativas à reforma do Centro de Saúde.

O Carnaval virtual do DEC também figurou como tema de requerimentos pelo Legislativo. Os vereadores Henrique Torres e Rafael Kocian solicitaram informações junto à autarquia municipal quanto aos gastos para realização do evento.

PERFIS E FAKE NEWS

Durante o Expediente Livre, o vereador Gabriel Navega destacou o desserviço que diversos perfis fakes prestam à população, inclusive divulgando fake news. “Esta Casa e seus vereadores estão sofrendo ataques constantes de uma página fake específica, que não vou citar o nome para não dar ibope. São ataques de todos os tipos, difamando vários vereadores e me incluo nesta lista. Acredito que a Assessoria Jurídica da Câmara precisa intervir para que esses ataques descabidos cessem. Como vereador não tenho problema algum em ser cobrado pela população, pois também cobrei muito enquanto não estava nesta Casa, porém há uma grande diferença entre cobrar a vereança e atacar covardemente atrás de um perfil falso, sem mostrar a cara, a índole dos vereadores”, desabafou.

O vereador Eduardo Ramos também relatou ter sido vítima de ataques pela mesma página fake e ressaltou que a Câmara precisa tomar providências judiciais.

O presidente da Câmara já acionou a Assessoria Jurídica para que providências sejam tomadas relativas ao assunto.

COVID-19

Informações relativas à situação que envolve a Covid-19 na cidade também foram abordadas pelos vereadores. Henrique Torres solicitou o encaminhamento da listagem com o nome dos munícipes que foram imunizados.

Rafael Kocian solicitou informações quanto à fila de vacinação, detecção de novas variantes do Coronavírus, valor aproximado de internações (enfermaria e UTI Covid-19) e sobre autuações em festas e eventos clandestinos no município.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DAS UNIDADES ESCOLARES

O vereador Rafael Kocian também apresentou o Projeto de Lei número 03, de 16 de fevereiro de 2021, que determina que as unidades escolares, que estiverem com aulas presenciais ou híbridas elaborem Boletim Epidemiológico e disponibilizem à Comunidade Escolar, bem como à Secretaria Municipal de Saúde e Vigilâncias.

“O retorno às aulas presenciais é motivo de grande preocupação de pais, alunos, professores e funcionários e a divulgação do boletim proporcionaria mais segurança e transparência nas unidades escolares sobre o enfrentamento da pandemia”, observou.

Kocian destacou que o Plano São Paulo de retomada das atividades prevê que nas fases vermelha, amarela e laranja o retorno às aulas presenciais não é obrigatório, cabendo aos pais decidirem sobre a presença ou não se seus filhos. “Ao instituir o boletim epidemiológico nas escolas colabora-se para que a tomada de decisão desses pais seja baseada em evidências do cenário epidemiológico de cada unidade escolar”.

A ideia é que o boletim epidemiológico seja divulgado num intervalo de 7 dias corridos. O PL destaca ainda que o descumprimento da lei acarretará em advertência para unidade escolar, a ser sanada em até 48 horas da notificação e, em caso de descumprimento da notificação, fechamento da unidade escolar até que o problema seja sanado.

O Projeto de Lei foi encaminhado às Comissões Permanentes da Câmara para apreciação.

As informações e fotos são da Assessoria parlamentar da Câmara.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br