Covid-19 pode desencadear doenças renais em pacientes do grupo de risco, alerta nefrologista

http://www.minhasaojose.com.br

O médico Rafael Humel destacou que o CRN já atendeu pessoas positivas à Covid-19 e que tiveram que passar por hemodiálise devido a complicações renais causadas pela doença

Texto: Natália Tiezzi. Entrevista: Silvio José

A infecção causada pela Covid-19 pode desencadear problemas renais, sendo a doença renal crônica, que pode levar à insuficiência renal, por exemplo, em pacientes que fazem parte do grupo de risco e que tenham desenvolvido a forma grave da doença. “Cerca de 20 a 40% destes pacientes específicos podem desenvolver problemas renais, inclusive com necessidade de hemodiálise”, destacou o médico nefrologista Rafael Humel, acrescentando que o Centro Regional de Nefrologia já atendeu dois pacientes nestas condições aqui em São José.

A Covid-19 também pode ser mais agressiva em pacientes portadores da doença renal crônica e insuficiência renal. “São comorbidades que deixam esses pacientes mais vulneráveis a complicações caso se contaminem com o Novo Coronavírus. E essas complicações ocorrem não apenas em pacientes idosos, mas também em pacientes jovens que tenham alguma doença renal”, observou o nefrologista.

Ele também destacou que o CRN está tomando todas as precauções para evitar o contágio da doença em seus pacientes renais, inclusive com protocolos de investigação. “Eventualmente se alguma pessoa chegar positiva para Covid-19 aqui ela fará seu tratamento renal em um espaço isolado e terá suporte de um colaborador, que também estará paramentado para atende-lo”.

O médico reforçou que a população continue com as medidas de prevenção, inclusive o uso de máscaras, o isolamento social para aqueles que podem faze-lo e a lavagem constante das mãos com água e sabão, além do uso do álcool em gel.

O vídeo com a entrevista completa do Dr. Rafael Humel pode ser acessado na página SilvioJose123Oficial no Facebook.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br