Confira os assuntos abordados pelos vereadores nessa semana na Câmara

http://www.minhasaojose.com.br

A 45ª Sessão Ordinária, promovida na tarde de terça-feira, dia 7, na Câmara, além de destacar os assuntos relacionados às proposituras dos vereadores, também abordou assuntos como a conscientização à doação de órgãos, bem como o reconhecimento ao trabalho promovido pelos servidores da Secretaria da Casa Legislativa, principalmente com relação às Emendas Impositivas.

LIMPEZA DE PRAÇAS E SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS

As manutenções públicas continuam liderando os requerimentos e indicações feitas pelos vereadores, a exemplo do professor Rafael Kocian, que indicou ao Executivo Municipal a limpeza de duas praças, sendo uma no bairro João de Oliveira Machado e Igreja São Cristóvão, além de áreas institucionais no Jardim Margarida.

Ele também sugeriu a substituição de lâmpadas queimadas na Avenida Perimetral, em trecho específico da rotatória com a Avenida Euclides da Cunha e rotatória com a Avenida Belmonte, além de mais 15 ruas em diversos bairros.

MANUTENÇÃO EM PLACAS

O vereador Gabriel Navega solicitou informações junto à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito quanto à manutenção em placas de sinalização de trânsito e nomes de ruas na região central e em bairros.

“O questionamento visa atender demanda de munícipes que alegam que muitas placas de sinalização estão caídas, mal conservadas, além de que em alguns bairros elas estão tomadas pelo mato alto, dificultando a visibilidade. Muitos também reclamam da falta de manutenção em placas com nomes de ruas, o que dificulta a localização, principalmente pelos Correios e demais serviços de entrega”, justificou o vereador.

CONTRATOS FIRMADOS PELA FEUC

Como função fiscalizadora e também por ter seu mandato engajado com as questões educacionais do município, a vereadora Lúcia Libânio solicitou à FEUC cópias de contratos firmados pela autarquia municipal no exercício de 2021, bem como aqueles que foram firmados em exercícios anteriores e que ainda se encontram vigentes.

GASTOS COM EVENTOS DE FINAL DE ANO

Já o vereador Henrique Torres solicitou ao DEC informações sobre valores gastos com eventos da programação especial de final de ano, entre eles a Parada de Natal, e também qual fonte de recursos foi utilizada para o pagamento de itens como adereços, enfeites.

O vereador fez o mesmo tipo de questionamento à Secretaria Municipal de Educação, justificando-os pela sua função fiscalizadora.

REDUTORES NO BAIRRO DOMINGOS DE SYLOS

O vereador Eduardo Ramos sugeriu ao Executivo Municipal a realização de estudos para instalação de redutores de velocidade em vias do bairro Domingos de Sylos, entre elas a rua Roque Pelegrino e a rua Professora Silvia Martins Silveira de Sylos.

“Moradores relatam que condutores trafegam com seus veículos em alta velocidade por essas vias, aumentando as chances de acidentes e colocando em risco a população local”, justificou o vereador.

AUDITORIAS NO INSTITUTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA

O vereador professor Rafael Kocian solicitou ao Instituto Municipal de Previdência (IMP) cópia de relatórios de auditorias realizadas pela Secretaria Nacional da Previdência feitas diretamente no órgão desde sua criação, justificando como sendo sua função fiscalizadora.

“NATAL MAIS FELIZ”

O vereador Pedro Giantomassi, que é o representante do governo na Câmara, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado pelo DEC, com apoio de demais secretarias municipais, na realização do “Natal Mais Feliz”, que consta com uma programação especial de final de ano.

“São eventos que estão movimentando o comércio em diversos segmentos, já que muitas pessoas estão saindo de casa para assisti-los, a exemplo da Parada de Natal. Parabenizo primeiramente ao Agenor Ribeiro Netto, presidente do DEC, e também todos da equipe, bem como Guarda Civil Municipal e demais secretarias pelo trabalho brilhante que está sendo desenvolvido para promover realmente um Natal mais feliz aos rio-pardenses”.

RECONHECIMENTO AO TRABALHO

O vereador Dr. Romano Cassoli fez questão de agradecer o apoio dos servidores da Secretaria da Câmara Municipal na elaboração dos projetos das Emendas Impositivas de todos os vereadores.

“Um trabalho minucioso e que muito nos auxiliou, principalmente no tocante às informações e instruções que nos foram passadas para que pudéssemos ter essas emendas elaboradas em tempo hábil para análises e votações. Parabéns a todos os servidores pelo comprometimento e empenho nesta questão”, destacou o vereador.

CONSCIENTIZAÇÃO À DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Ao final do Expediente Livre, o vereador Rafael Kocian lembrou a data de 6 de dezembro, que, por meio de Lei Municipal, foi instituída como o Dia Municipal da Doação de Órgãos e, por meio de um pequeno vídeo, demonstrou a importância da doação, com relatos de doadores.

“Trazer à tona esse assunto é de extrema relevância, uma vez que doar órgão vai muito além do gesto solidário, mas pode garantir a manutenção de inúmeras vidas, as quais esperam ansiosas por um doador compatível. Por isso é importante o debate em família e a manifestação pela doação”, concluiu.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar Câmara Municipal.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br