Educação: Como os pais estão encarando o novo desafio das aulas online aos filhos?

http://www.minhasaojose.com.br

Em meio a tantas mudanças, mães foram unânimes em relatar uma aproximação e confiança maior entre família e escola

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

Depoimentos selecionados pela coordenadora Mariana Panizza e enviados via Whatsapp ao site

Diante da suspensão das aulas presenciais como medida à prevenção ao Covid-19, as escolas tiveram que se reinventar na forma de interagir e passar os conteúdos didáticos aos alunos, que estão sendo realizados online. Mas, como será que os pais estão encarando essa mudança na forma de estudo dos filhos?

Nas últimas semanas, além de pai e mãe, eles se tornaram um pouco ‘professores’ das crianças e jovens, acompanhando e cobrando a realização dos conteúdos, tarefa literalmente de casa que não é assim tão fácil de resolver quanto parece.

Para produção desta matéria, a reportagem teve como base o Colégio Unigrau e a forma como vem direcionando as famílias para esse que se tornou um grande desafio para todos: o ensino à distância. O fato é que mesmo em meio a tantas novidades, que por vezes causam muita preocupação aos pais, o distanciamento acabou unindo ainda mais a família e a escola, um vínculo essencial para o êxito nas aulas online.

Desde que orientado a suspender as aulas, baseado nas orientações disponibilizadas na Deliberação CEE 177/2020, encaminhadas pelo Conselho Estadual de Educação, no dia 19/03/2020, o Unigrau readaptou sua coordenação, corpo docente e secretaria para atender todas as necessidades dos alunos, bem como dos pais que, a princípio, se sentiram ‘perdidos’ com essas mudanças. Além de comunicados periódicos, o colégio disponibilizou canais em redes sociais para divulgação dos conteúdos, que contam com a participação diária de todos os professores e disciplinas, além de uma Plataforma Digital de Aprendizagem, juntamente com a Rede Pitágoras, como apoio ao estudo à distância.

Mesmo com todos esses suportes, a adaptação tão rápida ao novo modelo de ensino não foi fácil aos pais. Talvez os alunos tenham se adaptado mais rapidamente, já que fazem parte dessa geração online.

Entretanto, após as primeiras semanas, pais e mães estão se sentindo mais seguros e mais adaptados à nova rotina escolar dos filhos, que também estão se mostrando comprometidos mesmo sem as aulas presenciais, uma grande vitória para os próprios, para as famílias e, claro, para a escola.

Confira, abaixo, alguns depoimentos de mães frente à educação online.

ESFORÇO E VÍNCULO

“As aulas online estão sendo muito interativas e proveitosas. Nota-se um grande esforço da equipe Unigrau para adaptar-se às mudanças necessárias frente a todo esse caos. Além disso, percebo o fortalecimento maior da parceria entre a escola e a família. O aproveitamento das aulas online só é possível em razão desse vínculo. Minha família e eu só temos a agradecer a toda equipe Unigrau pelas estratégias adotadas. Saber que vocês estão do outro lado da tela se preparando e preocupando-se com nossos filhos nos fortalece e nos enche de esperança de que dias melhores virão. Recebam o nosso carinho, respeito e admiração”, Priscila Fernandes Pires Sampaio, mãe de aluno do Ensino Fundamental I.

DESAFIO E ADAPTAÇÃO

“Um desafio! Assim é minha definição sobre a nova forma de aprendizagem das crianças. Mas é impressionante a capacidade de adaptação rápida que as crianças têm! Entendo que o maior desafio para nós, pais, é adaptar os horários, a rotina, conciliar o home office, as atividades domésticas e também nos tornarmos um pouquinho “professores”. Mas com o apoio da escola essa experiência tem sido absorvida de forma muito positiva! O empenho dos professores e da coordenação, a preparação das aulas, a interação das crianças por vídeo, tudo isso têm feito com que as crianças aprendam o conteúdo escolar e não percam o convívio com os colegas! Estamos todos nos adaptando! O mais importante é se abrir para o novo e absorver tudo de positivo que essa experiência vem trazendo, até que possamos retornar em breve, se Deus quiser, à nossa rotina habitual. Denise Capuano, mãe de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

ESCOLA EM CASA

“No momento que tudo é incerto e onde o isolamento social se faz presente em nossas vidas, a Escola Unigrau através das aulas on-line veio trazer um pouco do normal do dia a dia para nossos filhos! Estou maravilhada e agradecida pelo esforço e dedicação dos professores e coordenação em fazer com que nossos filhos continuem a ter o melhor do ensino em casa. lógico que nossos filhos sentem falta do convívio diário com os amigos, mas a tecnologia vem para deixar todos mais perto uns dos outros! Além disso, manter a rotina dos estudos é muito importante para ocupar a cabeça com coisas boas e novos aprendizados! Por tudo isso sou grata a escola e a grande família Unigrau!” Fernanda Biondo, mãe de aluna do Ensino Fundamental II.

ATENÇÃO E CONTATO

“Confesso que nos primeiros dias eu fiquei muito tensa, pois queria que meu filho fizesse tudo que os professores estavam mandando na plataforma de estudo no exato momento em que as atividades eram passadas. Percebi um certo desinteresse por parte dele e a preocupação aumentou, mas para minha surpresa uma professora agendou uma aula online e manteve o tempo todo contato com os alunos de forma amigável e compreensiva, trazendo novamente a atenção e interesse deles nas atividades. Relatei o ocorrido a coordenadora Ana Lúcia, que prontamente ouviu minhas sugestões e repassou à sua equipe de trabalho. São essas atitudes profissionais que nos passam segurança e credibilidade em um momento tão instável e delicado que estamos vivendo. Acredito que muitas dificuldades com o retorno das aulas irão acontecer, mas eu confio e sei que tanto os alunos quanto os professores dessa instituição de ensino se ajustarão para suprir os desarranjos ocorridos durante essa fase. Agradeço a equipe do Unigrau pelo carinho, atenção e respeito a nós ofertados”. Liliane Blaya Bife, mãe de aluno do Ensino Médio.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br