Câmara promove primeiro encontro do Curso de Formação de Vereadores

http://www.minhasaojose.com.br

A Câmara Municipal de São José do Rio Pardo promoveu na noite desta segunda-feira, dia 23 de novembro, o primeiro encontro do Curso de Formação de Vereadores, no Plenárioda Casa.

Com todas as medidas de segurança tomadas em relação às recomendações dos órgãos de saúde, estiveram presentes vereadores eleitos para o mandato 2021-2024, vereadores reeleitos, a vice-prefeita eleita e servidores do Legislativo. Alguns vereadores eleitos e suplentes participaram de forma remota, por meio de link fornecido pela Câmara.

O encontro foi aberto pelo vereador professor Rafael Kocian, que na oportunidade representou o presidente da Casa, Luis Henrique Artioli Tobias, que por motivos de saúde não pode estar presente. Na sequência, o diretor Administrativo e Legislativo, professor Marco Antonio Gumieri Valério, deu as boas-vindas aos presentes.

Falaram aos convidados a secretária Legislativa Luciana Callegari Marques dos Santos Perussi, sobre o tema “Regimento Interno da Câmara Municipal” e o procurador Jurídico Dr. Jader Luis Speranza, sobre “Organização do Estado Brasileiro e Organização dos Poderes”. 

PRODUTIVO

O vereador reeleito professor Rafael Kocian, autor da Lei que instituiu e regulamentou o Curso, fez um balanço positivo do primeiro encontro. “O primeiro dia foi extremamente produtivo, os novos vereadores fizeram uma avaliação muito boa do conteúdo que foi ministrado e já puderam ter uma percepção do que vem pela frente. Tenho certeza de que esse curso vai contribuir muito para que todos os 13 eleitos tomem posse, no dia 1º de janeiro, mais ambientados com a Câmara Municipal, sabendo de suas atribuições e funções, sabendo da dinâmica interna da Câmara. Fiquei muito feliz com o encontro de ontem e agora ansioso pelos que vêm pela frente, porque é um conteúdo bastante relevante e fundamental para a atuação do vereador.”

Henrique Torres, vereador eleito, elogiou o conteúdo das palestras. “Achei muito bacana, a Luciana falou detalhadamente sobre cada setor, como funciona o Regimento Interno, quais são os direitos do vereador, foi um overview muito interessante.”

Para ele, a possibilidade de acompanhar o curso de forma remota também foi muito positiva. “Incomoda muito ainda a gente ficar em um espaço fechado com a máscara durante duas ou três horas. Para quem tem um problema de respiração como eu, é algo que você não consegue ficar muito concentrado, e então consegui acompanhar melhor pelo link depois. Muito legal também a possibilidade de interagir e poder perguntar na hora, isso ajuda bastante. É interessante os vereadores participarem, tirar suas dúvidas, saber o que pode e o que não pode, não ter receio de perguntar.”  

MAIS PREPARADOS

O vereador eleito Gabriel Navega também ressaltou o conteúdo das palestras. “Achei esse curso excelente e que vai nos preparar para os próximos anos. Apesar de sempre ir à Câmara e assistir às sessões por bastante tempo, aprendi algumas coisas ontem que não sabia. Gostei muito. Acredito que vamos chegar mais preparados para o exercício do mandato Legislativo durante esses quatro anos.”

PALESTRANTES CONVIDADOS

Além dos colaboradores da Casa, a Câmara convidou demais profissionais, inclusive da área do Direito, que também falarão aos novos vereadores, entre eles o juiz de Direito Dr. Wyldensor Martins Soares (O Poder Judiciário – Contribuições para o exercício da vereança); o promotor de Justiça Dr. Cláudio Zan (O Ministério Público – Contribuições para o exercício da vereança – Cartilha de boas práticas legislativas); os advogados Dr. Márcio Rioli (Noções da Constituição Federal e Estadual, com ênfase no exercício da vereança) e Dr. Paulo Herculano (Participação Popular e Transparência); Vanderlei Marçola, agente de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – Contribuições para o exercício da vereança); e Cintia Ribeiro da Silva, servidora responsável pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal.

Com informações e fotos da Assessoria Parlamentar.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br