Câmara presta homenagem em alusão à data de Fundação do Município

http://www.minhasaojose.com.br

Durante a sessão ordinária de terça-feira, dia 6, a Câmara Municipal prestou homenagem em alusão à data de Fundação do município, dia 4 de abril de 1865. Como parte da programação do aniversário da cidade, a Casa promove solenidade, onde concede o “Diploma de Mérito Comunitário” às pessoas e instituições que são destaque na comunidade.

“Porém, devido à decretação da fase emergencial e ao cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19, essa Casa optou por não conceder os Diplomas de Mérito Comunitário neste ano. Embora entristecida pela não realização da Solenidade, sendo essa uma das mais bonitas e emocionantes do ano, a Câmara não poderia deixar de lembrar a importante data de fundação de São José do Rio Pardo, mesmo que de forma singela”, explicou a chefe de gabinete parlamentar, Natália Tiezzi Manetta, durante o cerimonial.

O presidente da Câmara, vereador professor Rafael Kocian destacou que a Casa de Leis orgulha-se pela manutenção da memória do município, contribuindo não apenas pela sua própria história, mas por meio de suas ações junto à população.

“Importante destacar a união desta Casa com demais Poderes, Executivo e Judiciário Municipais, com o único objetivo de defender os reais interesses da sociedade rio-pardense. E que esse trabalho conjunto perdure, juntamente com a comunidade, para que nossa querida São José do Rio Pardo retome o seu pleno desenvolvimento e seja vista e lembrada como um dos mais importantes municípios da região”, disse.

Kocian também enalteceu o trabalho que vem sendo realizado por todos os vereadores, atendendo as demandas da população, bem como nas atividades específicas da vereança.

“Gostaria de cumprimentar cada rio-pardense por meio de três nomes de nossa vereança, entre eles a vereadora Lúcia Libânio da Cruz, Paulo Sérgio Rodrigues e Marco Antônio Gumieri Valério pelos anos de comprometimento e dedicação a este nobre trabalho desempenhado na Câmara em prol da nossa comunidade”.

REGISTROS HISTÓRICOS

De acordo com informações públicas da Câmara, São José do Rio Pardo foi fundada em 4 de abril de 1865, conforme ata de fundação transcrita do “Livro de Reuniões dos Fundadores da Capela de São José do Rio Pardo”, encontrado na Fazenda Tubaca pelo proprietário, Eduardo Dias Roxo Nobre.

Alguns fazendeiros, em 1865, traçaram planos para edificar uma capela, primeira etapa para a criação da futura Freguesia: a Capela, para a população, além de representar a assistência religiosa ao lugarejo, era a esperança de autonomia política, que adviria com a Freguesia.

A Câmara Municipal foi instalada em Sessão especial em 8 de maio de 1886, sendo seu primeiro presidente o Tenente Coronel Antônio Marçal Nogueira de Barros, um dos pioneiros na fundação do município, sendo reverenciado como o Fundador da Cidade.

A homenagem foi encerrada com a entoação do Hino de São José do Rio Pardo.

O presidente da Casa, vereador Rafael Kocian destacou a contribuição histórica, bem como ações junto à população que auxiliam no desenvolvimento do município

A chefe de gabinete parlamentar, Natália, explicou que a Casa optou por não realizar a Solenidade de entrega dos Diplomas de Mérito Comunitário devido ao cumprimento dos protocolos de segurança à Covid-19


http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br
%d blogueiros gostam disto:
Secured By miniOrange