CIDADEDESTAQUE

Blitz Educativa e visita às escolas municipais marcam a Semana Nacional de Trânsito

http://www.minhasaojose.com.br
Alunos puderam conhecer, na prática, utilizando bicicletas e patinetes, algumas noções sobre trânsito seguro e responsável

Entrevista e texto: Natália Tiezzi

Informar, esclarecer dúvidas, difundir conhecimentos simples e orientar desde os futuros condutores aos que já possuem experiência ao dirigir. Com esses objetivos, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, juntamente com a Guarda Civil Municipal, promoveu ações de conscientização alusivas à Semana Nacional de Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br o secretário da Pasta, Éric Pinheiro Portela informou que os guardas civis municipais junto a membros da Secretaria visitaram algumas escolas rio-pardenses e promoveram atividades relacionadas à educação no trânsito, onde as crianças puderam interagir e, claro, difundir as informações junto à comunidade escolar e aos familiares.

“É importante que essas informações e a conscientização ao trânsito seguro estejam presentes na vida dos estudantes desde a Educação Infantil. A criança é grande difusora de informação e também ‘cobra’ atitudes corretas dos pais ao volante, muitas vezes apontando erros que podem ser fatais, tais como falar ao celular enquanto estão dirigindo. Aliás essa atitude irresponsável de alguns condutores está causando atualmente mais acidentes e mortes ao volante do que dirigir embriagado”, observou.

Além das ações e informações aos alunos mirins, a Secretaria e a GCM promoveram na manhã desta quinta-feira, 21, uma Bliz Educativa na esquina das ruas Francisco Glicério e Praça Barão do Rio Branco, que também contou com orientações aos condutores, além da distribuição de folhetos sobre atitudes simples que garantem um trânsito mais seguro.

“Para que tenhamos mais segurança e responsabilidade no trânsito as atitudes simples continuam prevalecendo, entre elas o respeito ao limite de velocidade, principalmente nas rodovias, utilizar sempre o cinto de segurança e não fazer uso do celular quando estiver dirigindo, tudo isso juntamente, claro, com o bom senso e educação”, orientou Éric.

O secretário informou, ainda, que as visitas às escolas continuam na próxima semana, e que a Secretaria e a GCM pretendem visitar as unidades escolares ao menos uma vez por mês para promover atividades específicas voltadas ao trânsito.

Condutores foram abordados pela GCM com orientações e receberam panfletos educativos

Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura, cedidas gentilmente ao site pela Secretaria Municipal de Trânsito

http://www.minhasaojose.com.br