Alunos e Vereadores participam de debate no Colégio Unigrau

http://www.minhasaojose.com.br

Projeto faz parte das aulas de História e reuniu estudantes da 5º ano do Ensino Fundamental

Reportagem e Texto: Natália Tiezzi Manetta

As melhorias em diversas áreas de nossa cidade foi o tema de um debate promovido no salão do Colégio Unigrau, que reuniu os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e os vereadores Rafael Kocian, Zildão Delmondes, Rubinho Lobato, Lúcia Libânio, Carlos de Oliveira, Paulo Sérgio Ferreira e Pedro Giantomassi na tarde de quarta-feira, dia 11.

O debate é o produto final de um projeto desenvolvido pela professora de História, Joseli Dutra, que vem trabalhando os sistemas políticos no Brasil, desde a Monarquia à Democracia.

“Este é o 3º ano que este encontro enriquecedor acontece, pois é uma forma dos alunos se envolverem cada vez mais com as questões democráticas e de cidadania do município, bem como estreita essa relação entre os vereadores e as crianças”, explicou a coordenadora Mariana Panizza Locatelli.

Antes do debate acontecer, os alunos formularam as perguntas que fariam aos vereadores, com o auxílio da professora. “Entretanto, todos os temas aqui apresentados foram pensados e elaborados por eles, numa nítida demonstração que todos se preocupam com o município nas mais diversas áreas”, observou Joseli.

Vereadores escutaram atentos às peguntas elaboradas pelos alunos e ainda tiveram a chance de explicar como é o trabalho deles na Câmara

Entre os temas abordados nas perguntas dos alunos, o Meio Ambiente foi citado. Um dos alunos perguntou “se os vereadores haviam elaborado algum projeto para revitalização das praças e pontos turísticos”. “São José conseguiu uma verba adicional para fins turísticos, pois foi reconhecido como ‘Município de Interesse Turístico’ e esse recurso será empregado na revitalização da Praça XV de Novembro e também da Fonte Luminosa, dois espaços que realmente merecem atenção, pois estão no coração da cidade”, respondeu o vereador Pedro Giantomassi.

Outra questão levantada por um dos alunos foi “se os vereadores conseguiam atender a todos pedidos que chegam até eles”. “É muito difícil, mas, tentamos. Nós temos o dever de lutar sempre pelo bem comum, porém, não podemos interferir no trabalho da Prefeitura, por exemplo. Cada um faz a sua parte e nós, como vereadores, fazemos a nossa”, explicou Zildão.

Ainda sobre essa questão levantada, Rafael Kocian explicou que o vereador não pode atender pedidos perigosos, aqueles que infringem a Lei como pagamentos de contas dos munícipes, aquisição de remédios com mais agilidade, etc. “Isso é crime e o vereador não pode atender pedidos pessoais, somente aqueles que prezam pelo coletivo como melhorias no asfaltamento de ruas, por exemplo”.

A professora Joseli agradeceu a presença dos vereadores, bem como salientou a importância desses encontros junto às crianças e jovens

APROXIMAÇÃO DO LEGISLATIVO COM AS ESCOLAS

Todos os veeradores foram unânimes ao destacar a importância do Colégio Unigrau em promover esses encontros com as crianças, pois aproximam cada vez mais o Legislativo das escolas. “Inclusive, a Câmara já está colocando em prática um projeto desenvolvido por nós, vereadores, onde participamos de encontros nas escolas justamente para ouvir os alunos, professores. Essa aproximação é fundamental, pois desperta a consciência política desde cedo nos alunos”, destacou Rafael Kocian.

Ao final do debate, os vereadores receberam um mimo do colégio e também puderam contemplar alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre os temas debatidos.

O site www.minhasaojose.com.br agradece a coordenação e direção do Colégio Unigrau pelo convite ao debate.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br