Alistamento Militar: Prazo vai até dia 30 e é possível fazê-lo via Internet

http://www.minhasaojose.com.br

Jovens nascidos no ano de 2002 (entre janeiro e dezembro) devem se alistar

Texto: Natália Tiezzi

O Alistamento Militar deste ano será realizado até dia 30 de junho e poderá ser feito online, principalmente como forma de prevenção a Covid-19. Em entrevista ao site, o Chefe de Instrução e 1º Sargento do Tiro de Guerra, Lenildo Pereira da Silva explicou como fazer o alistamento, inclusive para evitar problemas com o Serviço Militar, entre outras impossibilidades.

De acordo com Lenildo, todos os jovens nascidos no ano de 2002 (entre janeiro e dezembro) devem fazer o Alistamento Militar. “Para se alistar, basta o cidadão acessar o site www.alistamentomilitar.eb.mil.br, estar munido do CPF e ter um email cadastrado. O passo a passo no site é muito simples”, explicou.

Caso o jovem não consiga realizar o alistamento online ou se ocorrer algum erro no momento do preenchimento, ele pode procurar a Junta do Serviço Militar, à rua John Pourrat, 309 (ao lado da sede do Tiro de Guerra), de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 11h00 e falar com Raquel Claro.

“Para se alistar aqui na Junta o jovem precisa estar munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e certidão de nascimento”, informou o 1º Sargento.

O Alistamento Militar é gratuito e aquele que não se alistar pode ter problemas, principalmente com empregos públicos. “Quem não fizer o alistamento fica impedido de obter passaporte, ingressar como funcionário em empresas privadas, bem como ser nomeado, se inscrever ou exercer qualquer tipo de cargo público”, observou Lenildo.

Ele também orientou que o cidadão que estiver em débito com o Serviço Militar Obrigatório pode procurar a Junta para regularizar a situação. “É importante que esses cidadãos procurem a Junta para a regularização da situação. Eles terão que quitar uma multa referente ao tempo que estiver irregular com a prestação do Serviço Militar Obrigatório”, concluiu o Chefe de Instrução.

http://www.minhasaojose.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato com os editores pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br