CIDADECULTURADESTAQUEEDUCAÇÃO

Tema da Semana Euclidiana será “Presença e Influências de Euclides da Cunha na Cultura Brasileira”

http://www.minhasaojose.com.br
Lançamento do tema ocorreu durante o I Encontro Euclidiano

Texto e fotos: Natália Tiezzi

Na tarde de sexta-feira, dia 20, a Casa de Cultura Euclides da Cunha promoveu o I Encontro Euclidiano em alusão aos 157 anos de nascimento do escritor e engenheiro. O evento deu início ao calendário oficial de eventos e comemorações euclidianas de 2023.

O Encontro, que ocorreu na Casa Euclidiana, contou com a presença de membros do Conselho Euclidiano, professores de várias escolas, euclidianistas, além da curadora da Casa, Ana Paula Lacerda, da Diretora de Cultura Yura Apoli, da Dirigente Regional de Educação, professora Sílvia Helena Dal Bom Barbosa, do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Navega, do professor e euclidianista Nicola Costa, e outros membros da área educacional rio-pardense

Ana Paula Lacerda iniciou o Encontro divulgando o tema da Semana Euclidiana deste ano, que será “Presença e Influência de Euclides da Cunha na Cultura Brasileira”. “Já iniciamos desde o ano passado o planejamento para a S.E. de 2023 e tudo está sendo preparado para, novamente, marcar, emocionar, fazer refletir com este tema que temos a certeza que será muito bem trabalhado pelas escolas e terá muito a contribuir à sociedade”, observou a curadora da Casa Euclidiana.

Yura Apoli também destacou a dedicação da equipe da Cultura em desenvolver não apenas a Semana Euclidiana, mas todo o calendário de eventos euclidianos. “O objetivo é que possamos oferecer muito além de eventos, mas momentos de interação, conhecimento, trocas de experiências”, afirmou.

Quem também fez uso da palavra foi o vereador Navega, que parabenizou a Casa Euclidana pelo Encontro, destacando que a Câmara Municipal sempre apoiará o Movimento Euclidiano e estará de portas abertas para difundir o grande legado cultural deixado por Euclides da Cunha, que deve ser conhecido e explorado pelas novas gerações.

Ana Paula Lacerda durante explanação do tema da S.E. 2023

“EUCLIDESERTÕES”: POESIA E REFLEXÃO AOS 120 ANOS DE ‘OS SERTÕES’

Durante o evento também ocorreu a entrega aos presentes do livro “Euclidesertões”, de autoria do professor Nicola Costa, lançado em comemoração aos 120 anos do lançamento da obra “Os Sertões”.

Poesia e reflexão estão reunidas no livro, que será distribuído gratuitamente também nas escolas e servirá como base aos alunos para estudos relativos a Euclides da Cunha.

“Livro é uma graça e não uma mercadoria. Quero que este chegue até muitas pessoas para que obtenham novos conhecimentos e olhares à obra euclidiana, centenária e tão atual”, disse o autor.

O professor e autor Nicola Costa junto aos euclidianistas: da mais experiente, dona Cármen Maschietto, ao mais jovem, o estudante Renan

Emocionado, Nicola lembrou euclidianistas de ontem e hoje que também o inspiraram à publicação. Em sua explanação ele fez contrapontos entre Canudos, o nordeste brasileiro e São José do Rio Pardo, numa leitura atual entre o passado, o presente e o futuro embasados por ‘Os Sertões’, que também estão presentes em “Euclidesertões”

“Deixo aqui uma frase dita por Euclides da Cunha e que seja uma reflexão a todos nós, mas principalmente às futuras gerações. ‘Ninguém lê, ninguém escreve, ninguém pensa’. Que um dia possamos contradizê-lo e vivenciar o prazer da leitura, do conhecimento, da livre escrita e do pensamento que, no mínimo, nos liberta e melhora nossa qualidade de vida”, concluiu.

CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DO ENCONTRO

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br