CIDADEDESTAQUESAÚDE

Setembro Verde: Santa Casa apoia a Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Texto: Natália Tiezzi

Em alusão ao Setembro Verde – Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a Santa Casa Hospital São Vicente, através da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes apoia e reforça a importância deste gesto de amor e solidariedade que salva vidas.


A CIHDOTT foi apresentada em dezembro de 2022 e, entre suas ações estão a organização de rotinas e protocolos para possibilitar o processo de doação de órgãos e tecidos dentro da Instituição, notificando as situações de possíveis doadores de órgãos e tecidos, responsabilizando-se pela segurança na realização dos protocolos de diagnósticos de Morte Encefálica, bem como o acolhimento dos familiares de pacientes falecidos, tanto doadores, quanto não doadores, antes, durante e depois de todo o processo.

Para realização deste trabalho, a Comissão é formada por uma equipe composta pelo médico coordenador,duas enfermeiras, uma assistente social e uma secretária enfermeira.

UM ÚNICO DOADOR PODE BENEFICIAR ATÉ 8 PESSOAS
Você sabia que um único doador pode beneficiar até 8 pessoas com órgãos como coração, fígado, rins e pulmões, além de ajudar muitos outros com tecidos como córneas e ossos?

A decisão de doar também contribui para avanços científicos e novas técnicas que poderão salvar ainda mais vidas no futuro.

Para ser doador de órgãos no Brasil, um dos primeiros passos e mais importa é informar a família sobre a vontade de doar, pois a lei brasileira exige o consentimento dos parentes para a doação após a morte. Essa decisão também pode ser formalizada por meio do preenchimento da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo), disponível no site www.aedo.org.br ou no aplicativo e-Notariado, que inclui uma videoconferência com um tabelião para confirmar a manifestação de vontade. 

Por isso, converse com sua família e manifeste seu desejo de ser um doador ou preencha a autorização. Sua atitude pode transformar histórias!

A COR VERDE NO CRISTO REDENTOR

Para marcar a Campanha, a Santa Casa sugeriu ao Executivo Municipal a iluminação do Cristo Redentor na cor verde – símbolo de renovação e esperança. A Prefeitura prontamente atendeu ao pedido, e o monumento já brilha nesta cor tão significativa.
”Agradecemos à atual Gestão Municipal pela parceria nesta ação de conscientização”, agradeceu a Santa Casa.

A estátua do Cristo, cartão postal da cidade, já está iluminada de verde em alusão à Campanha


Doe órgãos. Salve vidas!

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br