CIDADECULTURADESTAQUE

Semana Euclidiana: Secretário Edu Cunha e Curadora Ana Paula Lacerda fizeram balanço positivo do evento

http://www.minhasaojose.com.br
Um dos destaques da S.E., a Conferência Oficial. Da esquerda para a direita: Edu Cunha, o vereador Rafael Kocian, o conferencista Renato Janine, o prefeito Marcio Zanetti e a professora e euclidianista Cármen Maschietto

Texto: Natália Tiezzi. Fotos: divulgação Prefeitura Municipal

Mais uma Semana Euclidiana se findou no dia 15 de agosto e com ela muitos aprendizados, não apenas por conta da Maratona Intelectual promovida aos estudantes, mas principalmente para a organização do tradicional evento.

Em entrevista ao www.minhasaojose.com.br, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Eduardo Cunha, e a curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Paula Lacerda, nomes ligados diretamente à produção e realização do evento, fizeram um balanço positivo da S.E. 2023, destacando principalmente a mudança na gestão da mesma, que passou à Prefeitura depois de muitos anos sendo realizada pelo DEC, autarquia extinta recentemente.

Ambos destacaram que, por mais uma edição, a Semana Euclidiana cumpriu seu objetivo de fomentar, debater e expandir a obra euclidiana entre os estudantes, professores e também à população, uma vez que toda a programação foi voltada à proposta de interação ao Movimento Euclidiano.

“Preparamos uma Semana Euclidiana com o mesmo objetivo todos os anos, mas a apresentamos de formas diferentes, e isso é a grande satisfação em promove-la. O evento traz conhecimento, reflexão, entretenimento, educação e cultura sempre em torno do Movimento Euclidiano, mas com novos olhares e percepções. E faze-la acontecer com contemporaneidade não é tarefa fácil, principalmente após a pandemia. ‘Reinventamos’ a S.E. em todos os sentidos, principalmente neste 2023, inclusive com relação à estrutura, olhar, pensamento, administração, que passou ao Executivo Municipal. Sem dúvida foi a Semana Euclidiana com mais desafios e mais difícil que eu fiz em 20 anos de participação ativa”, observou Ana Paula.

A mesma opinião foi comungada por Eduardo Cunha, que observou a importância do trabalho em equipe e do profissionalismo dos colaboradores, principalmente da Secretaria de Turismo, Casa Euclidiana, Fábrica de Expressão, Museu, etc, para que a S.E. obtivesse êxito. “A parte burocrática também mudou e as adaptações não são tão fáceis, mas tudo foi preparado e executado com muita garra, competência e determinação pelas equipes”.

Cunha também observou e agradeceu o empenho das demais secretarias municipais que auxiliaram na execução do evento, que envolveu a Prefeitura como um todo. “Todo o Executivo Municipal trabalhou em prol da Semana Euclidiana e isso foi gratificante. Cada qual à sua área, todos auxiliaram em alguma situação, seja na Educação, na Saúde, na Segurança e Trânsito, na Zeladoria, na Gestão, enfim”, destacou o secretário.

O Desfile de Abertura: sempre marcante à população

PROGRAMAÇÃO: DOS DESAFIOS AOS APRENDIZADOS

A curadora da Casa Euclidiana observou que a programação da S.E. deste ano contemplou diversos públicos, sendo essa a tendência a ser seguida para as próximas edições, principalmente na área intelectual. “Despertar o interesse à obra euclidiana não apenas aos maratonistas, mas a outros públicos, de todas as idades, é essencial para que a S.E. perdure. Tivemos a oportunidade de trazer grandes nomes como Antônio Geraldo Figueiredo, vencedor do prêmio Machado de Assis, o ex-ministro e ex-maratonista Renato Janine Ribeiro, além de nossos excelentes professores, enfim, muita difusão e fomento de conhecimento e, sem dúvida, muito aprendizado”, ressaltou.

Já na área de entretenimento, Edu Cunha destacou a importância da utilização do teatro de arena Epidauro para diversas atividades culturais. “Foi muito bonito ver as famílias, os amigos, estudantes tomarem as escadarias e participarem dos shows da programação, das feiras de artesanato. A ideia é exatamente essa: resgatar a essência do Epidauro e não só na Semana Euclidiana, mas semanalmente através da FeirArte, entre outros eventos que serão promovidos naquele espaço”.

Ele também agradeceu aos artistas que se apresentaram nos shows, ações, atividades, observando o alto nível das apresentações culturais, musicais, de dança e teatro. “Trazer o rio-pardense para vivenciar a Semana Euclidiana é meta para todos nós. Por mais um ano obtivemos êxito nisso, com a participação da comunidade, pois a S.E. é do povo e é feita para o povo nas suas mais diferentes vertentes: do intelectual ao entretenimento de qualidade”.

O secretário aproveitou a oportunidade para comentar sobre a satisfação de participar ativamente do evento. “Já havia apresentado desfiles, atividades, mas estar diretamente ‘colocando a mão na massa’ para promove-la foi um grande desafio, com muitas lições aprendidas, que serão colocadas em prática nas próximas edições. Foi uma honra estar à frente, junto com todos os demais profissionais como a Ana Paula, o Mauro Amaral, diretor de Turismo, a Yura Apoli, diretora de Cultura, entre tantos outros e proporcionar uma S.E. tão especial e marcante”.

Shows, Feiras e atividades culturais movimentaram o Epidauro

NOVIDADES À SEMANA EUCLIDIANA 2024

Antes de concluir a entrevista, Cunha ainda informou, em primeira mão, que a Secretaria de Turismo pretende divulgar o tema da Semana Euclidiana 2024 ainda neste ano. “A ideia é divulga-lo em dezembro, junto ao aniversário de 121 anos de “Os Sertões” – uma data emblemática a Rio Pardo”, disse.

O secretário observou que antecipar a divulgação do tema possibilitará que as escolas e entidades que participam do evento tenham mais tempo para os preparativos, inclusive para o próprio Desfile de Abertura, entre outras atividades.

Para finalizar, ele afirmou que a Casa de Cultura Euclides da Cunha contará com mais atividades, semanais, mensais para fomentar ainda mais o euclidianismo, não somente com mais intensidade durante a S.E. “A Casa Euclidiana tem um rico acervo, profissionais exemplares e vamos explorar isso ainda mais à população, aos turistas, tornando-a cada vez mais ativa e atrativa”, concluiu.

Exposições, apresentação da Corporação Musical, Romaria Cívica e o JOSE – Jogos da Semana Euclidiana, este organizado pela SEMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, também fizeram parte da vasta programação
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br