CIDADEDESTAQUESAÚDE

Mastologista Dr. Ray Alves alertou à prevenção, diagnóstico precoce e fatores de risco ao câncer de mama

http://www.minhasaojose.com.br

Na noite de segunda-feira, dia 30, o Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo” promoveu palestra em alusão à Campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização, informação e prevenção ao câncer de mama.

O convidado a explanar sobre o relevante assunto, que ainda gera muitas dúvidas e medos, principalmente nas mulheres, embora a doença também possa ocorrer nos homens, foi o médico mastologista Dr. Ray Alves dos Santos, que há décadas se dedica ao complexo tema, não apenas acolhendo, explicando, diagnosticando e acompanhando os portadores de câncer de mama, mas também dedicando seu tempo aos estudos, estando sempre atualizado.

Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor geral do Programa, vereador professor Rafael Kocian, sendo que também estiveram presentes à palestra a presidente da Casa de Leis, vereadora Lúcia Libânio, a vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, a secretária municipal de Saúde, Érica Penha, alunos e professores da Fundação Educacional e PEI E.E. “Dr. Cândido Rodrigues”, sendo uma oportunidade de terem uma verdadeira aula sobre o câncer de mama, de forma direta e simples, características das palestras proferidas pelo renomado mastologista.

Dr. Ray iniciou a explanação elogiando a Escola do Legislativo por abordar temas essenciais à sociedade, principalmente questões ligadas à Saúde Pública, como já é tratado o câncer de mama.

O médico destacou que fatores de risco também podem ser aqueles modificáveis, principalmente ligados ao estilo de vida

Ele destacou primeiramente o que é a doença, o que é a presença dos tumores malignos nas mamas e frisou alguns temas, os quais discorreu, entre eles a prevenção, observando a importância da detecção precoce e alertou:

“A prevenção primária do câncer de mama infelizmente não é tão fácil como nos casos de câncer de pulmão, por exemplo. Porém, a detecção precoce da doença apresenta prognóstico mais favorável e elevado percentual de cura”.

O mastologista observou a auto palpação das mamas como aliada nos diagnósticos precoces. “Atualmente, a orientação é que a mulher realize a auto palpação das mamas sempre que sentir confortável para tal, como no banho, no momento da troca de roupas, etc, sem nenhuma recomendação de técnica específica, como era falado no passado nas campanhas de autoexame, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias”.

Ele trouxe um dado muito interessante e de alerta, não apenas sobre o câncer de mama, mas outros tipos de câncer. “Mais de 1,5 milhões de mortes anuais poderiam ser evitadas através do diagnóstico e tratamentos precoces e mudanças de hábitos de vida”.

Além da auto palpação das mamas, Dr. Ray falou sobre outras formas de prevenção e detecção da doença, entre elas a mamografia e o ultrassom.

Outro ponto destacado pelo mastologista foram os fatores de risco modificáveis, aqueles que não são genéticos, sendo estes comportamentais e ambientais, entre eles vida sedentária, obesidade, abuso de ingestão de gordura trans, embutidos, enlatados, conservantes, refrigerantes, bem como o estilo de vida, que inclui o alcoolismo, tabagismo, dependência química, estados depressivos não tratados ou acompanhados.

Mas a palestra não foi direcionada apenas às mulheres. “Os homens devem fazer autoexames constantes de mama, sendo o indicado de três em três meses e, além disso, prestarem atenção a qualquer sinal estranho na região mamária, íngua embaixo do braço, uma ferida na glândula ou até mesmo um nódulo mínimo”.

A vereadora Lúcia Libânio trouxe um depoimento emocionante sobre a doença, observando a importância do autoexame, de conhecer o próprio corpo e de não ter medo do câncer, mas sim respeito por ele. “Nos três diagnósticos que tive da doença fui eu mesma que detectei que algo estava errado por meio da auto palpação, sendo todos diagnosticados no início e foi isso que fez com que o tratamento fosse mais bem sucedido. Ao contrário dos que muitos ainda pensam, o câncer de mama tem cura. É preciso que as mulheres fiquem atentas e não tenham medo ou vergonha do autoexame ou da mamografia, pois muitas ainda têm. Se conhecer é se cuidar e se cuidar é evitar muitas doenças ou trata-las a tempo da cura”, afirmou.

Após a explanação, Dr. Ray ficou à disposição do público presente e dos internautas que acompanharam a transmissão ao vivo pela Internet, respondendo a várias questões sobre o tema.

Ao final da palestra, o médico mastologista recebeu certificado de participação e o agradecimento de todos pela essencial contribuição com seus conhecimentos sobre o câncer de mama.

O conteúdo completo pode ser acessado pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/2627234980758332?locale=pt_BR

Alunos, autoridades e vereadores acompanharam a palestra, realizada pelo Programa Escola do Legislativo

Texto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br