AGRICULTURADESTAQUESOCIAIS

Márcio e os 22 anos de um sonho: a produção de vinhos Casa Verrone

http://www.minhasaojose.com.br
O produtor e empresário Márcio Verrone: do cultivo de uvas finas à produção de vinhos até a harmonização com a gastronomia: tudo em um só lugar

Um sonho que começou no ano 2000 hoje é uma realidade na família Verrone, de São José do Rio Pardo: o cultivo de uvas finas e a produção de vinhos na propriedade, localizada no município de Itobi, que hoje se transformou na vinícola Casa Verrone.

Quem hoje aprecia o bucólico lugar, que passou por amplas reformas nos últimos anos e atualmente também sedia o Restaurante Casa Verrone, que se destaca pela alta gastronomia harmonizada com os peculiares vinhos, não imagina que tudo começou com muito estudo, dedicação e, claro, a curiosidade e a coragem do produtor e empresário Márcio Verrone.

Afinal, quem poderia imaginar o cultivo promissor de uvas finas nesta região? É claro que não foi fácil: foram anos de estudos, conhecimento do solo, do clima, até se chegar ao pleno desenvolvimento dos parreirais, para só depois iniciar o plantio em larga escala para a produção dos vinhos – um trabalho, acima de tudo, de paciência e investimento.

Tendo a agricultura como base profissional na família não foi muito difícil para Márcio saber a direção que tomaria, embora sempre tenha sido um apaixonado por comunicação. “Até pensei em fazer Rádio e TV. Mas mudei totalmente, fiz agronomia, minha família era do ramo. Não me arrependo em momento algum”, observou.

O despertar aos estudos direcionados aos vinhos iniciaram 22 anos atrás. “Sempre gostei de vinho, mais que outras bebidas, apesar de apreciar todas em seus momentos. No início do ano 2000 decidi aprender mais sobre vinhos e comecei um curso na ABS – Associação Brasileira de Sommeliers, em São Paulo, onde estudei por 1 ano e meio. Depois fui também fazendo degustações para melhorar os sentidos para o vinho”, contou Verrone.

Alguns dos premiados vinhos da Casa Verrone

O aprimoramento para, enfim, iniciar o cultivo das uvas ocorreu 8 anos depois. “Em 2008 fui convidado a ir a EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – para um dia de campo, que é realizado anualmente. Naquela ocasião estavam falando da dupla poda. Isso para mim era uma novidade muito grande porque no mundo não se fazia a colheita no inverno. Chamei os pesquisadores à nossa propriedade, onde a técnica foi mais bem explicada e iniciamos o teste em 1,5 hectare, onde no ano seguinte fizemos o vinho: apesar da planta não estar pronta para esse fim, o resultado foi muito positivo”, explicou.

E assim iniciou-se todo o processo, do plantio, à colheita das uvas até se chegar aos vinhos, que no início o processo de produção dos mesmos era terceirizado. “Em 2022 empreendemos mais uma vez: investimos na instalação da fábrica e começamos a fazer nosso vinho em casa, na nossa Casa Verrone. Confesso que foi realmente uma evolução conseguir isso e uma completa realização pessoal”, afirmou.
E vinte e dois anos depois o sonho, enfim, foi realizado: os vinhos Casa Verrone são conhecidos nacional e mundialmente, inclusive já receberam prêmios renomados, mérito de uma empresa que sempre busca o aprimoramento de técnicas, investe em estrutura e mão de obra qualificada e é arrojada, pois lança ao menos um novo rótulo por ano. “Sou muito grato a Deus e as pessoas que me apoiaram até nos momentos mais difíceis – Saúde!”, desejou o empresário.

Visitação e degustação na Casa Verrone

RESTAURANTE CASA VERRONE

Para ‘harmonizar’ os vinhos, Márcio empreendeu novamente e realizou mais um sonho: o Restaurante Casa Verrone. Após amplas reformas e investimentos, o charmoso espaço também localizado na vinícola, recebe visitantes dos quatro cantos do Brasil, apaixonados pela alta gastronomia, mas adaptada com aquele ‘sabor do interior’, além de apreciarem os vinhos – um casamento perfeito que vem agradando aos paladares e tornando a Casa Verrone ainda mais conhecida.

Além do desenvolvimento dos pratos, de combinações exclusivas, a Casa Verrone também promove almoços e jantares temáticos, inclusive com parcerias junto a outras casas de renome, que vêm conquistando novos públicos.

A exemplo disso, a Casa Verrone promove dia 22 a “Noite Oriental”, que trará o melhor desta peculiar gastronomia, com som ao vivo do cantor João Modesto. As reservas podem ser efetuadas pelo WhatsApp (19) 99392-2921.

Para quem não conhece a Casa Verrone, a vinícola também promove visitações, inclusive com colheita de uvas, piqueniques, degustações, etc.

O www.minhasaojose.com.br parabeniza o empresário Márcio Verrone pelo empreendedorismo e que a Casa Verrone ganhe cada vez mais notoriedade, seja com os vinhos, seja com os saborosos pratos!

O charmoso Restaurante Casa Verrone: alta gastronomia com aquele toque do interior
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br