CIDADECOMÉRCIODESTAQUE

Homenagem aos 39 anos da Tiezzi Pizzas & Frios e ao casal Alcindo e Sônia

http://www.minhasaojose.com.br
À frente do comércio está o casal Alcindo Richard Tiezzi e Sônia Pizani Tiezzi, que divide os trabalhos na casa de segunda a sábado: ele na administração e atendimento e ela na cozinha da pizzaria

Texto: Natália Tiezzi

Amigos internautas. O espaço “Conta Prá Mim!” do www.minhasaojose.com.br homenageia nesta semana um dos comércios mais tradicionais de São José do Rio Pardo, a Tiezzi Pizzas, que completou 39 anos de atividades no mês de maio.

O proprietário, Alcindo Richard Tiezzi, sempre teve o sonho de ter o próprio negócio, apesar de antes do comércio ter trabalhado em grandes empresas, como a extinta Kim Brasil, que comercializava adubos e fertilizantes em Ribeirão Preto.

Depois que se casou com Sônia Maria Pizani Tiezzi, seu braço direito no comércio da família, Tiezzi, que morava e trabalhava em Ribeirão Preto, optou por voltar e realizar este sonho aqui em São José, sua cidade natal.

E ele não iniciou o estabelecimento com o nome “Tiezzi Pizzas”. Na verdade, no dia 10 de maio de 1982, no mesmo lugarzinho na rua Treze de Maio, o nome era “Ki Frutas”, onde comercializava hortifruti.

Como todo começo de qualquer negócio tudo foi muito difícil. Nos primeiros meses não vendia nada… Perdia toda a mercadoria, entristecia, mas perseverava. Quando o negócio começou a ‘engrenar’, passou a também vender queijos, frios, doces em compota, chocolates. “Era uma vida de sacrifícios, já que muitas vezes ia buscar as mercadorias por esses fundões de Minas nas madrugadas”, contou o comerciante.

O auxílio de dona Sônia sempre foi e é fundamental no comércio. No início, ela fazia doces em compota para vender no estabelecimento. Hoje, as incansáveis mãos preparam pães e roscas caseiras, ambas receita de família.

A ‘freguesia’, como ele costuma chamar carinhosamente os clientes não foi conquistada por acaso. Tiezzi sempre foi muito atencioso com cada pessoa que adentra a casa e cuidadoso com seu comércio. Ambiente sempre limpo, familiar. Qualidade e preço justo fizeram com que a ‘quitanda’ ficasse cada vez mais conhecida, porém, no início da década de 90, o comerciante quis inovar e, novamente, a ideia deu certo: pizzas semiprontas, sendo ele o pioneiro no produto em Rio Pardo.

“Depois de alguns anos quis inovar e oferecer mais aos meus clientes. As pizzas semiprontas vieram agregar ao nosso estabelecimento, sempre preparadas com muita qualidade, ingredientes selecionados e tudo fresquinho, como nossos clientes já estão acostumados”, destacou.

Com o êxito na vendas das pizzas, o modesto espaço da quitanda que, aliás, era a casa onde residiu quando criança, ficou pequeno, passou por amplas reformas e mudou de nome, passando a Tiezzi Pizzas & Frios. E já são 28 anos como pizzaria.

Comércio fica à rua Treze de Maio, 153, na antiga casa em que o comerciante residiu quando criança

Ele também falou sobre a concorrência, já que depois que lançou a pizza semi-pronta, outros comércios também passaram a oferecer o produto. “Acho que as pessoas só copiam boas idéias, então se copiaram a ideia da pizza semi-pronta é porque tive uma boa idéia, que deu certo. A concorrência é o verdadeiro termômetro que o comerciante tem para testar seu produto. Ela ajuda a aperfeiçoar o produto e esse aperfeiçoamento é para sempre. Nestes 28 anos tive que aperfeiçoar muito meu produto, testar outros sabores, combinar ingredientes, enfim. A concorrência também é um estímulo para manter a qualidade, enfim, quem ganha com isso é sempre o consumidor”.

Questionado se existe algum segredo para o sucesso, Tiezzi foi enfático: “trabalho, muito trabalho, e, claro, dedicação, persistência e aqui, especificamente, qualidade nos produtos aliada ao preço. Não há como alcançar o sucesso sem trabalhar, sem oferecer qualidade e sem ter preço justo. Quando se consegue aliar tudo isso o resultado só pode ser boas vendas”, afirmou.

Tiezzi também agradeceu a todas as pessoas que trabalharam na casa nos últimos anos e que contribuíram para o desenvolvimento do comércio.

Curiosamente, em 39 anos de comércio, Tiezzi nunca tirou férias e não se importa com isso. “Enquanto Deus me der saúde eu quero é trabalhar, cuidar daqui, pois esse comércio é parte de minha vida. Criei meus dois filhos e o que conquistei na vida foi com esse trabalho, que honro de segunda a sábado”, concluiu.

“A história contada acima faz parte de minha história. Tenho orgulho em dizer que sou filha deste casal maravilhoso, que me ensinou a honrar o trabalho, a me comprometer e persistir nele. Cresci atrás dos balcões e comendo muita fruta, queijo e doces! Parabéns pai, mãe, e obrigada pelo comprometimento e dedicação ao comércio de nossa família. Nada prospera por acaso – nada! E que venham os próximos 39 anos!

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br