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Gestão ocupou a Tribuna Livre para abordar a implantação do PDTI e da LGPD na Prefeitura

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Na tarde de terça-feira, 12, a Gestão Pública participou de Tribuna Livre, promovida na Câmara, para abordagem de dois importantes projetos ao Executivo Municipal, sendo o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados.

A apresentação de ambos contou com a participação do secretário municipal de Gestão, Paulo Boldrin, e do diretor da EVERCO, Nero Bertolucci, cuja empresa de gestão estratégica em informação e tecnologia auxiliou a Prefeitura na elaboração do PDTI, bem como nos direcionamentos relacionados à LGPD.

O pedido à participação da Gestão e da empresa à Tribuna foi de autoria do vereador professor Rafael Kocian, visando, além de promover a visão geral, esclarecer algumas ações já iniciadas em ambos projetos.

A explanação foi acompanhada pelos vereadores e também pelos servidores municipais da área de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

Tanto Paulo, quanto Nero observaram que o PDTI é uma estratégia não apenas para tornar o sistema mais dinâmico do ponto de vista tecnológico aos profissionais (servidores), mas para contribuir à Gestão em praticamente todas as áreas, proporcionando mais organização, agilidade e qualidade aos serviços prestados, principalmente voltados à população.

Paulo Boldrin e Nero Bertolucci detalharam como a Prefeitura está implantando o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados

“Iniciamos o PDTI implementando alguns sistemas digitais em algumas unidades de Saúde, por exemplo, como o Pronto Socorro, o PPA Central, mas o objetivo é disponibilizar essas novas tecnologias a todas as áreas da Prefeitura, sempre em busca de melhorar a qualidade dos atendimentos e da relação junto à comunidade, que merece essa atenção e, consequentemente, mais dinamismo às suas demandas”, observou o secretário.

Nero destacou os valores que serão investidos pela Prefeitura ao longo de quatro anos, que é o tempo estimado à implementação total de todas as fases do PDTI, sendo 1,40% da receita anual estimada do Executivo, explicando que o Plano pode ser reavaliado ao longo deste período conforme as necessidades forem surgindo.

“A primeira fase é a aprovação do PDTI para que possamos elaborar um plano de trabalho, após a criação dos projetos e, efetivamente, iniciar as atividades”, afirmou.

Já sobre a LGPD, que engloba a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados pessoais dos clientes pelas empresas a partir das normas da LGPD, que está em vigor desde setembro de 2020, e que, em síntese, objetiva garantir mais segurança e proteção aos titulares de dados pessoais, Paulo e Nero observaram que a Prefeitura já iniciou o planejamento e o mapeamento do tratamento de dados, sendo que as próximas fases serão a análise de adequação e, por fim, a criação do programa de conformidade.

“A LGPD já faz parte da Prefeitura e estamos promovendo análises por meio de reuniões pontuais, remotas para sua total implementação, que deve ocorrer até meados de 2024. Tanto o PDTI, quanto a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados visam modernizar os sistemas, com ferramentas mais atuais para garantir um trabalho de excelência junto aos nossos servidores e aos munícipes, bem como iniciando uma nova era tecnológica no Executivo Municipal, além de estabelecer a Lei Geral de Proteção de Dados, para que não ocorram problemas e até mesmo sanções administrativas, sendo grandes avanços e, claro, adequações necessárias à Gestão”, concluiu Paulo Boldrin.

Após as explanações, ambos responderam a questionamentos dos vereadores.

O conteúdo completo da participação pode ser acessado pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo a partir do minuto 56.

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

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