CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Findo o Carnaval, os olhares voltam-se (ou deveriam) às eleições municipais

http://www.minhasaojose.com.br

Texto: Natália Tiezzi

O Carnaval 2024 já ficou para trás, mas, ainda cabe elogios aos clubes, sendo o Rio Pardo Futebol Clube e a Associação Atlética Riopardense, bem como à Prefeitura, ao Imbadarsavi e à Banda do Grelo pelas excelentes festas promovidas, muito elogiadas pela população que deles participou.

Porém, finda a folia, os olhares voltam-se (ou deveriam) às eleições municipais. E você, eleitor, cidadão, deve ficar atento para que no dia 06 de outubro, data do pleito neste ano, exerça realmente seu papel na democracia, elegendo prefeito e vereadores.

Parafraseando ainda aquela velha marchinha carnavalesca, muitas ‘águas vão rolar’ até a eleição, portanto, é muito importante que o eleitor esteja atento a prazos, inclusive para tirar a primeira via do título eleitoral ou regularizar a situação junto Justiça Eleitoral. Em ambos casos, conforme a mesma, o prazo é dia 8 de maio, já que após essa data o cadastro eleitoral estará fechado para novas inscrições.

Sobre as candidaturas aqui em Rio Pardo ainda é cedo para falar sobre nomes, entretanto alguns já aparecem para as disputas, tanto para prefeito, quanto para vice e vereança.

Os ânimos também devem estar mais acirrados na Câmara Municipal, onde a própria presidente, vereadora Lúcia Libânio destacou que naturalmente não será um ano fácil, mas espera o bom senso, o respeito e a empatia dos edis em Plenário.

A propósito, muita gente ainda se esquiva quando o assunto é política, principalmente em ano de eleição, mas esquecem de participar mais ativamente dela que, querendo ou não, faz parte da vida de cada um.

Acompanhar as sessões da Câmara Municipal, que podem ser vistas não apenas durante a transmissão ao vivo, nas tardes de terça-feira, mas em qualquer horário, já que são gravadas e disponibilizadas pelos canais oficiais do Legislativo, é essencial para todos que querem contribuir ao desenvolvimento do município (e todos nós podemos e devemos contribuir enquanto eleitores).

O acompanhamento das ações do Executivo também é necessário, bem como as sugestões para melhorias nas mais diversas áreas. A cobrança faz parte e sempre existirá, ainda mais hoje em dia com a facilidade das redes sociais, dos canais digitais, mas isso deve ser feito sempre com respeito de ambos lados, tanto do cidadão, quanto da gestão pública.

Por falar em redes sociais, cuidado com as fake news, especialmente neste ano, e procure checar as informações antes de reproduzi-las, sempre buscando-as em fontes seguras da mídia (jornais, rádio, mídias digitais).

Então: Analise as propostas dos candidatos, que daqui a algum tempo serão oficialmente conhecidos, veja quais delas se aproximam mais da sua realidade justamente para auxiliar a muda-la, porém não apenas a sua, mas a da comunidade, rumo ao desenvolvimento coletivo do município, e não deixe para escolher em que votará de última hora. O pleito vai muito além do 06 de outubro. A eleição já começou e a sua participação não se restringe apenas ao voto, lembre-se disso!

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br