CIDADECULTURADESTAQUE

Evento comemorativo lembrou os 158 anos de nascimento de Euclides da Cunha

http://www.minhasaojose.com.br
Autoridades, maratonistas, professores, imprensa e convidados prestigiaram o evento, que também marcou o início oficial do “Calendário Euclidiano 2024”

Texto e fotos: Natália Tiezzi

Na manhã desta sexta-feira, 19, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Casa de Cultura Euclides da Cunha promoveram evento alusivo às comemorações aos 158 anos de nascimento do engenheiro e escritor Euclides da Cunha.

O evento, que faz parte da programação especial, teve lugar na Casa Euclidiana, e reuniu membros do Conselho Euclidiano, maratonistas vencedores da Maratona Intelectual de 2023, professores e imprensa local.

Autoridades como o prefeito Marcio Zanetti, a vice-prefeita, Algemira Pinheiro, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Navega, o secretário municipal da Pasta de Turismo, Professor Marcos De Martini, a curadora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Paula Lacerda, além de demais secretários, diretores e gestores também prestigiaram o encontro, que contou com participações especiais do flautista Bruno Boldrin e da cantora Bell Mainardi Froes.

Ana Paula conduziu o evento e lembrou que a comemoração vai muito além de apenas lembrar o aniversário do também autor, mas de enriquecer a diversificada Cultura Euclidianista e a própria cultura rio-pardense, enaltecendo seus artistas e profissionais, jamais deixando morrer a chama euclidiana.

Já Marcos De Martini destacou, aproveitando a presença do prefeito, que o Executivo Municipal, junto à secretaria evidenciarão e oficializarão o dia 20 de janeiro, data do nascimento de Euclides da Cunha, para maiores dimensões no contexto cultural e turístico da cidade.

O secretário também destacou, entre outros anúncios, que a Casa Euclidiana passará por reparos, principalmente o beiral da parte externa e, posteriormente, a parte elétrica e hidráulica, as quais também necessitam de reformas.

Momento especial: Alunos maratonistas fizeram a leitura de frases de autoria de Euclides da Cunha

Após, o vereador Gabriel Navega, vice-presidente da Câmara Municipal, representando o Poder Legislativo e a presidente, vereadora Lúcia Libânio, justificando a ausência por motivos particulares, parabenizou a Secretaria de Turismo e Cultura, em especial a Casa Euclidiana, pelo evento. “Evidenciar o escritor é lembrar, enriquecer e difundir a história do euclidianismo em Rio Pardo, sempre tão presente e atual aos rio-pardenses, ao Brasil e ao mundo. Euclides da Cunha fincou raízes eternas em nossa cidade não apenas por conta da Ponte Metálica e do livro Os Sertões, mas com relação às suas memórias que, graças ao empenho de uma grande equipe de profissionais, jamais será esquecida!”, disse.

O prefeito Marcio Zanetti observou a importância de manter a discussão, os debates, difundir o amplitude da obra euclidiana através da programação alusiva à data. “Mais do que isso, a atual Gestão sempre apoiará o Movimento Euclidiano e reconhece a profundidade da riqueza literária de Euclides da Cunha, que detalhou aquilo que, de fato, estava acontecendo naquele período em que escreveu ‘Os Sertões’, mas que muita coisa daquela época ainda perdura. Temos o dever, enquanto Poder Público de manter essa chama euclidiana acesa, como bem lembrou Ana Paula, e cuidar do patrimônio euclidiano, deste acervo, que é um privilégio termos em São José do Rio Pardo, através da proposta de reformas, estruturação da própria Casa Euclidiana, como já falado pelo Professor Marcos”.

Um dos momentos marcantes do evento foi a leitura de frases de Euclides da Cunha pelos alunos maratonistas, enchendo de orgulho familiares e professores, e contribuindo à manutenção do euclidianismo, do conhecimento sempre atual do aniversariante que deixou sua marca e um grande legado cultural ao município.

As comemorações alusivas aos 158 anos de Euclides da Cunha continuam nesta noite de sexta-feira, a partir das 19h30, presencialmente no Centro Cultura Ítalo Brasileiro, com apresentações musicais destacando “As primeiras composições eruditas para piano com características brasileiras”, que serão apresentadas por Maria Teresa Ratti; “Euclides da Cunha na literatura brasileira”, com Valéria Ferreira e “Leitura dramática de textos euclidianos”, com Bell Mainardi Fróes e Lígia Lúcio.

Fechando a programação, sábado, 20, às 8h30, presencialmente no Recanto Euclidiano, será divulgado o “Início Oficial do Calendário Euclidiano 2024”, além de “Homenagem a Euclides da Cunha, 158 anos de nascimento”, com Maria Aparecida Granado Rodrigues e a Cerimônia de Recebimento da Chama Euclidiana, com Renan Eduardo Caldeira Pinhoti, o mais jovem euclidiano e euclidianos veteranos.

CONFIRA MAIS ALGUNS REGISTROS DO EVENTO NA CASA EUCLIDIANA

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br