Escola de Educação Especial Cáritas completa 44 anos de atividades em Rio Pardo
Texto: Natália Tiezzi

Quarenta e quatro anos atrás, um grande propósito, o de oferecer mais dignidade à pessoa com deficiência, iniciou em São José do Rio Pardo: a Escola de Educação Especial Cáritas, hoje Grupo Cáritas.
Ao longo destas mais de quatro décadas, a vontade, a ação e o amor aos deficientes balizaram os exímios trabalhos promovidos na entidade, voltados às crianças, adolescentes e adultos portadores de algum tipo de deficiência.
Centenas e alunos já passaram, além daqueles que frequentam diariamente a ampla Escola, cuja estrutura foi se modernizado e se adequando às demandas para atender cada vez melhor os alunos.
As inúmeras atividades promovidas contribuem ao desenvolvimento dos alunos, principalmente na sociabilização, na oportunidade de diversos aprendizados e no reconhecimento de muitos talentos, valorizando cada aluno em suas potencialidades.
Porém, nada disso seria possível sem o comprometimento, a dedicação, o empenho e, claro, o acolhimento e empatia de uma grande equipe multidisciplinar, sob a direção de Maria Carolina P. M. Andrade e coordenação pedagógica de Andreia Ferreira Mantovani Cueva, que inclui mais de 20 profissionais, entre eles assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, além de colaboradores da secretaria, monitores, merendeiras, limpeza, transporte, sob a coordenação focados no bom funcionamento da unidade e no bem estar dos alunos
A Escola, que funciona em dois turnos, dispõe de diversos espaços para que as aulas, atividades e ações sejam promovidas, muito bem equipadas com materiais necessários às dinâmicas diárias junto aos alunos.
MARIA CAROLINA: 23 ANOS DE TRABALHO À ESCOLA CÁRITAS
Parte essencial dessa trajetória da entidade é a atuação de Maria Carolina Pinto Maldonado Andrade, que há 23 anos dedica sua vida profissional à Escola, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da missão institucional.
Formada em Publicidade e Propaganda e Pedagogia, com especializações em Gestão Escolar, Deficiência Intelectual e Neuropsicopedagogia, Maria Carolina iniciou sua caminhada auxiliando na secretaria. Com o tempo, desempenhou diferentes funções: professora extracurricular de equoterapia, coordenadora pedagógica e, atualmente, exerce o cargo de diretora da Escola de Educação Especial Cáritas.
Sua trajetória é marcada por sensibilidade, competência e dedicação à causa da pessoa com deficiência, promovendo uma educação humanizada e comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos. Nesse período, tornou-se não apenas gestora, mas também inspiração para colegas, famílias e toda a comunidade.
A presença de Maria Carolina ao longo dessas duas décadas simboliza o espírito de perseverança, inovação e compromisso que orienta a Escola Cáritas em sua missão de transformar vidas por meio da educação especial.
O sonho de valorizar e proporcionar oportunidade de melhorar a qualidade de vida do deficiente tem sido realizado nestes 44 anos por todos os envolvidos com a entidade – um exemplo de cidadania, humanização e amor ao próximo para todos nós! Parabéns, com desejos de muitos anos de trabalho e êxito à Escola Cáritas!


