CIDADECULTURADESTAQUE

“Episódio Republicano” e Sessão Solene marcam a S.E. dias 11 e 12/08

Texto: Natália Tiezzi

A programação da Semana Euclidiana 2025 continua com eventos marcantes nos próximos dias. Nesta segunda-feira, 11, acontece o “Episódio Republicano”, tradicionalmente realizado nas janelas do Hotel Brasil.

O orador oficial do evento, que iniciará às 19h00, será o professor Arioswaldo Rizzo de Andrade, que discorrerá sobre o tema “O Episódio Repúblicano nas memórias rio-pardenses”, com a participação da Corporação Musical.

Para quem não sabe o que é o emblemático Episódio, explica-se que em 10 de agosto de 1889 hospedou-se no estabelecimento (Hotel Brasil) Francisco Glicério, candidato a deputado, angariando adeptos da sua candidatura. Após uma reunião, o hotel foi atacado por policiais a mando dos monarquistas. Em 11 de agosto, os republicanos, que tinham como líder do Partido local Ananias Barbosa, reagiram e tomaram o prédio da Câmara Municipal, antecipando a República. Esse fato colocou Rio Pardo no mapa da história nacional.

Desde 11 de agosto de 1950, o episódio é relembrado na janela do Hotel Brasil, por iniciativa de euclidianos, que associaram o republicanismo de Euclides da Cunha com o republicanismo rio-pardense.

Os proprietários do Hotel mantiveram e mantêm a tradição à comemoração do histórico Episódio Republicano.

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL

Já na noite de terça-feira, 12, a partir das 19h00, no Plenário da Câmara Municipal será promovida a Sessão Solene em homenagem à Semana Euclidiana, que será marcada por homenagens a personalidades e instituição que se destacaram na preservação da história local e na valorização do legado euclidiano.

Entre as homenagens da noite especial estarão a outorga do Título de Guardião da Memória Rio-Pardense ao Hotel Brasil, inclusive em virtude da manutenção do Episódio Republicano; a concessão do “Diploma do Mérito Comunitário” à professora Cármen Maschietto; e as concessões do Título de Cidadania Rio-Pardense à curadora da Casa Euclidiana, Ana Paula Lacerda e o Título de Mérito Comunitário em Educação à professora Maria Aparecida Granado Rodrigues.

“Mais do que uma cerimônia, o evento representa o compromisso coletivo com a memória, a cultura e a história de São José do Rio Pardo. Participe e prestigie aqueles que mantém viva a herança euclidiana na cidade”, destacou e convidou a Câmara, por meio da Assessoria Parlamentar.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br