CIDADEDESTAQUESAÚDE

Dra. Riane Franchi abre as atividades da “Escola do Legislativo” na Câmara Municipal

http://www.minhasaojose.com.br
A ginecologista e obstetra abordou sobre as ISTs, Aids e Direito Sexual Reprodutivo

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

Na noite de quinta-feira, dia 16, a Câmara Municipal promoveu, por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”, palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, Direito Sexual Reprodutivo e Aids.

A palestra abriu as atividades do ano de 2023 da Escola do Legislativo e teve como palestrante a médica ginecologista e obstetra Riane Franchi (CRM SP 174460), que é graduada em Medicina pela Universidade Estácio de Sá, possui Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Federal do Andaraí, e Especialização em Endometriose, Uroginecologia e Ginecologia minimamente invasiva pela Beneficência Portuguesa em São Paulo, além de ser especialista em Laparoscopia Ginecológica. A médica também é pós-graduada em Ultrassonografia e atualmente é Diretora técnica da Santa Casa de São Sebastião da Grama, referência da Unimed de São José do Rio Pardo para cirurgias de laparoscopia ginecológica. Ela atende em consultório em Divinolândia e São José, e atua como plantonista na maternidade de Mococa e Santa Casa de São José do Rio Pardo.

“Os temas abordados são de extrema importância para conhecimento da população de todas as idades. As ISTs, por exemplo, são doenças de fácil diagnóstico, tratamento e cura”, observou a médica.

Dezenas de alunos do curso Técnico de Enfermagem da Fundação Educacional acompanharam a palestra no Plenário da Câmara

Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador professor Rafael Kocian, que é diretor do Programa Escola do Legislativo. A palestra foi acompanhada por alunos do curso Técnico de Enfermagem da Fundação Educacional, além das professoras Fernanda, Giany e Taciliane, pela vice-prefeita Algemira Pinheiro de Souza, bem como do grande público que acompanhou a transmissão pelos canais oficiais do Legislativo Municipal na Internet.

Ela iniciou a explanação explicando o que é o Direito Sexual, que é o direito de cada indivíduo de decidir o que fazer com seu corpo e com quem deseja se relacionar. Já o Direito Reprodutivo é a autonomia reprodutiva de todo cidadão pela decisão ou não de ter filhos, escolha do método contraceptivo e contracepção de emergência.

“Questões culturais, políticas e religiosas interferiam muito em ambos direitos das pessoas, sendo que algumas situações ainda perduram, mas a partir de 1988, com a instituição da Constituição Federal esses direitos foram e estão sendo mais assegurados aos cidadãos, sendo o livre arbítrio para escolher o que é melhor para si, sem que tais influências prejudiquem o direito sexual e reprodutivo de cada um”, observou a médica.

ISTs: A INFORMAÇÃO E O CUIDADO SÃO OS MELHORES CAMINHOS PARA EVITA-LAS

Ao longo da palestra, Dra. Riane também falou sobre a AIDS e as Infecções Sexualmente Transmissíveis, entre as mais comuns a Sífilis, HPV e Hepatites. Ela destacou que em Rio Pardo, entre 2020 a janeiro de 2023, foram registrados 10 novos casos de HIV, sendo um índice alto em relação ao número de habitantes.

Já a Sífilis, que se apresenta em forma de lesões na pele e nas mucosas, também vem preocupando a Saúde Pública nacional, já que a cada hora são registrados 18 novos casos da doença, que também acomete mulheres gestantes, o que pode ocasionar má formação nos bebês.

Dra. Riane destacou ainda o HPV, que se manifesta por verrugas genitais e pode evoluir ao câncer, sendo que todas essas doenças são transmitidas principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas (sem uso de preservativos masculino ou feminino).

A médica também explicou um pouco sobre as formas de prevenção a essas doenças, com o uso de preservativos e não compartilhando agulhas, seringas, alicates de manicure sem esterilização, tatuagem e acupuntura sem agulhas descartáveis, uma vez que algumas doenças como a Hepatite, a Aids e a Sífilis podem ser contraídas por meio do sangue contaminado.

O vereador professor Rafael Kocian, diretor do Programa, conduziu a Mesa dos trabalhos durante a palestra

“É muito importante que todos saibam que a Aids tem tratamento, com coqueteis, inclusive disponíveis pela rede pública/SUS, mas ainda não tem cura. O HPV já possui vacina, que também é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde para adolescentes entre 9 e 14 anos (meninas) e 11 a 14 anos (meninos)”.

A ginecologista e obstetra informou, ainda, que há testes rápidos para detecção da Sífilis e da AIDS também na rede pública. “Se a pessoa tem dúvida nada melhor que fazer o teste, que é rápido, gratuito e indolor. Lembrem-se: Autocuidado é Amor”, afirmou.

A palestra contou também com ‘mitos’ e ‘verdades’ sobre as ISTs e a médica respondeu a questionamentos do público presente e também dos internautas.

Ao final da explanação, o vereador Kocian agradeceu a presença da Dra. Riane, extensivo à secretária municipal de Saúde, Érica Penha, que sugeriu a palestra através da parceria entre a Escola do Legislativo e a Secretaria Municipal da Saúde.

Dra. Riane recebeu o certificado de participação pelas mãos da vice-prefeita Algemira, sendo aplaudida pela apresentação simples e bastante objetiva.

A palestra, na íntegra, pode ser acessada pelo link https://www.facebook.com/camarasjriopardo/videos/896239414752696

Ao final da explanação, a vice-prefeita Algemira Pinheiro entregou o certificado de participação à Dra. Riane

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br