AGRICULTURADESTAQUEREGIONAIS

Cooxupé promove 4º Fórum do Café e Clima terça, dia 27, com transmissão ao vivo pela Internet

http://www.minhasaojose.com.br

Especialistas vão debater e analisar a estação anterior e sobre a previsão para os próximos meses na cultura do café

Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, a partir das 13h45, a Cooxupé promove o 4º Fórum Café e Clima, com a participação de especialistas trazendo os principais aspectos do comportamento climático e os impactos na safra do café.

Os profissionais vão debater e analisar a estação anterior, marcada por altas temperaturas e períodos extensos de seca, com impactos para a fisiologia do café. Os debatedores irão, ainda, explanar sobre a previsão para os próximos meses, com base em ferramentas tecnológicas que permitem antever as tendências futuras.

MUDANÇA DE ESTAÇÃO

Já estamos na primavera, estação de transição onde as chuvas começam a aparecer com mais regularidade. Porém, neste ano, houve prolongamento do período sem chuvas, agravando a estiagem na agricultura, o que pode ter prejudicado o enchimento dos grãos do café.

E se as geadas não se confirmaram, como em 2021, outras preocupações levaram a uma reavaliação dos planos. Por isso, a importância de um respaldo analítico, como explica o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo: “Nosso intuito é reunir informações, amparadas por análises criteriosas e, desta forma, preparar o nosso cooperado para as safras futuras, bem como munir o mercado cafeeiro com dados de credibilidade sobre os impactos em relação às próximas safras.”

PRESENÇA DE ESPECIALISTAS

O 4º Fórum Café e Clima vai contar com palestra do engenheiro agrônomo e coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos. Durante o debate, ele irá apresentar os eventos climáticos ocorridos e como está a situação atual das lavouras nas diversas regiões onde a cooperativa possui o monitoramento meteorológico.

Também está confirmada a presença do fisiologista vegetal Cláudio Pagotto Ronchi, que irá explicar os impactos dos eventos climáticos do ponto de vista fisiológico que ocorreram com os cafeeiros, assim como as implicações atuais e futuras para a produção de café. Cláudio possui doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde atua como docente.

E para completar a bancada, estará o engenheiro agrônomo e agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, que é sócio fundador da Rural Clima, consultoria especializada em serviços de previsão meteorológica com foco no agronegócio. O especialista irá abordar as previsões climáticas para a safra de café 2023.

O evento será transmitido ao vivo pelo portal HUB do Café e, também, pelo canal da Cooxupé no Youtube

PROGRAMAÇÃO

Data: 27 de setembro de 2022

Horário: a partir das 13h45

Palestras

14h – “Eventos climáticos ocorridos desde abril de 2021 e o cenário atual das lavouras cafeeiras” – Éder Ribeiro dos Santos, coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé.

14h40 – “Previsões climáticas para a safra de café 2023” – Marco Antônio dos Santos, engenheiro agrônomo e agrometeorologista. Sócio-fundador da Rural Clima.

15h20 – “Impactos fisiológicos dos eventos climáticos nos cafeeiros e implicações atuais e futuras para a produção de café” – Cláudio Pagotto Ronchi, professor da Universidade Federal de Viçosa.

16h: Debate.

16h20: Encerramento.

Informações: Assessoria de Comunicação da Cooxupé.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br