Centro Regional de Nefrologia reinaugura espaço e inaugura nova estrutura em Rio Pardo
Texto: Natália Tiezzi. Fotos: Leandro Manetta/Minha São José

Mistos de emoção, gratidão, esperança e transformação marcaram a cerimônia de reinauguração do atual espaço e a inauguração da nova estrutura do Centro Regional de Nefrologia (CRN) em São José do Rio Pardo, que ocorreu na noite de sexta-feira, 19/12, em seu endereço, à rua Campos Salles.
O médico nefrologista Dr. Eduardo Augusto de Lima Portioli e a esposa, Dra. Andreia Ferro Portioli, junto à equipe de colaboradores, formada por mais de 30 profissionais, recepcionaram autoridades locais do Executivo e Legislativo, médicos, além de convidados no evento – um marco para a Nefrologia no município e na região, já que o CRN atende atualmente cerca de 180 pacientes, entre eles daqui e de Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, São Sebastião da Grama, Tapiratiba e Mococa.
Durante o cerimonial, apresentado pela jornalista Natália Tiezzi, foi destacada um pouco da história da unidade médica, que iniciou em 2009 como Clínica Lund e se tornou o Centro Regional de Nefrologia em janeiro de 2017, quando Dr. Portioli e Dra. Andreia aceitaram o convite de Dr. Edmilson Rocha de Souza de virem para este município. Ambos aceitaram e iniciaram as ações de estruturação de um espaço que, à época, atendia 54 pacientes.



TRANSFORMAÇÃO À NEFROLOGIA
Desde que o casal de médicos assumiu o CRN, uma verdadeira transformação se deu à Nefrologia no município, que, mais uma vez pode ser visto por todos os presentes à cerimônia.
Muito emocionado, Dr. Portioli agradeceu a presença de todos, as importantes parcerias, inclusive com a Santa Casa de Misericórdia e Saúde Complementar, convênios SUS, etc. “Este é um momento de muita gratidão e também de reconhecimento, principalmente junto à nossa competente equipe profissional, uma vez que o CRN funciona de segunda a sábado, das 5h00 às 21h00, promovendo acolhimento, tratamento e esperança a seus pacientes, pois aqui é um espaço de vida e é para cada uma delas que trabalhamos, que transformamos este espaço, que evoluímos”, afirmou.
E a evolução do CRN, não apenas em estrutura física, mas em equipamentos e tratamento multidisciplinar foi mencionado nos discursos, entre eles do prefeito Marcio Zanetti e da diretora administrativa da Santa Casa, Jane Santurbano, que também destacaram a excelência nos serviços, que tornou o CRN uma referência na região em cuidados às doenças renais crônicas, principalmente a hemodiálise.
Dr. Rafael Humel, médico nefrologista e coordenador do CRN, também falou sobre as mudanças positivas na Clínica, que presencia desde 2016, quando veio para Rio Pardo exercer a medicina, ressaltando o olhar de cuidado e respeito que a equipe tem junto aos pacientes e familiares.
Após os pronunciamentos, o padre José Carlos Melchiori promoveu um momento de oração e abençoou o novo espaço, cuja cerimônia prosseguiu com o corte da faixa, simbolizando a inauguração oficial.
Depois dos protocolos, todos puderam conhecer a Clínica, com explicações técnicas de Dr. Eduardo, Dra. Andreia e Dr. Rafael, que acompanharam os convidados em cada espaço.
Um coquetel, preparado e servido pelo Buffet Muradi, selou o evento.






RENOVAÇÃO DO ESPAÇO E NOVA ESTRUTURA
A nova área construída do CRN possui cerca de 300 metros quadrados e, somados com o restante da construção, concentra mais de 700 metros.
Essa estrutura da Clínica foi dividida em dois espaços distintos. Um deles, que já funcionava, passou por diversas reformas com a substituição de pisos, pintura e a própria ampliação da sala de Diálise, com adaptações pontuais nas demais salas, tornando o ambiente mais versátil e moderno.
Neste local são acolhidos e atendidos os pacientes que atualmente estão em tratamento de Hemodiálise e que agora, com a reforma, poderá chegar a mais de 210 atendimentos.
Já o novo espaço, cuja construção foi intensificada nos últimos meses, compreende três consultórios, com atendimentos a pacientes na parte ambulatorial, em pelo menos três especialidades médicas interligadas à Nefrologia.
A ampliação da estrutura também possibilitou melhorias no almoxarifado, refeitório dos colaboradores, e também abrigará uma farmácia, que terá fabricação própria da Solução utilizada nas Diálises, reduzindo os custos relativos à sua aquisição.
Como destacou Dr. Portioli, investir em infraestrutura e melhorar as condições de acolhimento, tratamento e equipamentos vêm sendo metas do CRN desde 2017, o que pode ser comprovado por todos durante a cerimônia de inauguração e reinauguração.
O site e jornal online Minha São José agradece ao Centro Regional de Nefrologia, em nome de Dr. Portioli e também do coordenador administrativo, José Mário Patrocínio pelo convite à cobertura jornalística do evento, desejando mais trabalho e êxito nesta atividade em Saúde essencial no município e à região!




UM POUCO DA ESTRUTURA DO CRN















