CIDADEDESTAQUESAÚDE

Centro Regional de Nefrologia promove a 1ª Caminhada em alusão ao “Dia Mundial do Rim”

http://www.minhasaojose.com.br

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado em 9 de março, o Centro Regional de Nefrologia promove dia 5 de março, domingo, a 1ª Caminhada para conscientização, divulgação e prevenção às doenças renais.

A Caminhada terá largada às 8h00, na Área de Lazer, em frente ao ginásio municipal “Tartarugão”, com alongamento prévio ao evento.

As inscrições são gratuitas e tão logo o link estiver disponível, o www.minhasaojose.com.br divulgará, já que o site também apoia essa causa.

Além do site, a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes e Cultura apoiam e estão auxiliando na realização do evento.

Atualmente, o Centro Regional de Nefrologia em São José do Rio Pardo conta, em média, com 130 pacientes em diálise, sendo rio-pardenses e da região.

De acordo com a direção do CRN, “devido ao aumento significativo de pacientes ao longo dos últimos anos vamos promover a Caminhada, que também tem o intuito de mostrar à população rio-pardense e região um pouco sobre nosso trabalho na hemodiálise, que é muito pouco conhecido e divulgado, além da conscientização sobre as formas de prevenção de doenças renais”.

A SAÚDE DOS RINS

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que neste ano será celebrado na data de 09 de março de 2023, tendo como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema central que é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS”.

A campanha tem grande relevância, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em cada 10 pessoas em todo mundo apresentam alguma doença renal, que se não for diagnosticada e tratada de forma correta, pode ser mortal. Vale ser destacado que a doença renal crônica (DRC) não tem cura, deste modo a pessoa com diagnóstico de DRC deve seguir com o tratamento de hemodiálise ao longo da vida, tendo em alguns casos a possibilidade do transplante Renal.

De acordo com a International Society of Nephrology (ISN) estima-se, que a mortalidade relacionada à doença renal continua aumentando anualmente e deve ser a 5ª principal causa de morte até 2040.Atualmente, mais de 140 mil pessoas no Brasil dependem da diálise para manter sua vida.

A grande maioria dos pacientes atualmente que desenvolvem a DRC, são pacientes que já apresentam outras doenças crônicas como Hipertensão e diabetes, tais doenças são popularmente conhecidas como principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal.

É importante ressaltar que outros fatores também podem causar a DRC como: histórico familiar de doenças crônicas renais, tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, uso de determinados medicamentos, dentre outros.

Fontes: Fundação Pró-Rim, International Society of Nephrology e Sociedade Brasileira de Nefrologia.

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br