CIDADEDESTAQUEEDUCAÇÃO

Alunos da Fundação Educacional visitaram a Câmara Municipal pela “Escola do Legislativo”

http://www.minhasaojose.com.br

Texto e fotos: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal

Na manhã de segunda-feira, dia 19, alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Fundação Educacional visitaram a Câmara Municipal por meio do Programa Escola do Legislativo “Cidade Livre do Rio Pardo”. 

Os alunos estiveram acompanhados pela diretora do colégio, professora Ana Beatriz Feltran Maia e pelo professor de Sociologia, Diego, que também desenvolve o projeto “Cidadania” na instituição de ensino. 

Eles foram recepcionados pelas vereadoras Lúcia Libânio e Thais Nogueira, além dos servidores Luciana Callegari Perussi, diretora administrativa e legislativa da Casa, e Matheus Schiavon, diretor executivo do Programa Escola do Legislativo. 

Os temas explanados pelos servidores e vereadoras foram “Os três poderes”, “Funcionamento do Legislativo”, “O papel e a atuação de um vereador”, “Participação popular” e “Transparência”. 

Matheus iniciou a apresentação explicando sobre a Escola do Legislativo, seus objetivos perante à sociedade, que é principalmente aproximar o Legislativo Municipal da população, e os Três Poderes, ou seja, como cada um funciona em benefício do município. 

Já Luciana Perussi explicou sobre o funcionamento da Casa de Leis, as Sessões Ordinárias, Extraordinárias, as Comissões Permanentes, as quais os 13 vereadores participam, além do papel do vereador junto aos munícipes, destacando que não é competência dos mesmos a resolução dos problemas do município. 

“O vereador não tem o orçamento municipal em mãos, ou seja, não delibera sobre execução dos trabalhos para melhorar a qualidade de vida dos rio-pardenses. Como o próprio nome sugere, essas ações são promovidas pelo Executivo Municipal. Os vereadores podem e devem fiscalizar essas ações, além de apresentar demandas e propor soluções, as quais são abordadas e propostas por meio de proposituras, Projetos de Lei, que são apresentados nas Sessões Ordinárias da Casa”, destacou. 

PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA: DEVER E EXERCÍCIO DE CIDADANIA 

A vereadora Thais Nogueira observou a importância de os jovens participarem efetivamente da política municipal, estadual e federal. “Muitas pessoas apontam o dedo e sabem apenas criticar o vereador, o prefeito, mas não conhecem, realmente, como ocorre o funcionamento do Legislativo e Executivo, não colaboram em propor políticas públicas, ou seja, não participam ativamente da política, pois querendo ou não ela faz parte do nosso dia-a-dia em tudo que fazemos e estamos”. 

Thais enfatizou que o papel da cidadania está ligado diretamente à participação dos munícipes na política. “Aproximar-se da política é fundamental para que todos possam contribuir ao desenvolvimento do nosso município, estado, país. Eu mesma comecei a participar da política por meio de grêmios estudantis, pois queria fazer a diferença, contribuir com a sociedade”. 

Já a vereadora Lúcia Libânio trouxe uma indagação aos alunos. “O que vocês querem como cidadãos?” A partir do momento que souberem poderão lutar com mais afinco para que aquilo que acreditam, inclusive em mudanças para que realmente ocorram, e isso pode ser feito por meio da participação de todos na política. Temos que conhecer nossos direitos, mas também exercer nossos deveres como cidadãos, e aproximar-se das questões públicas é uma delas”, afirmou a vereadora. 

As escolhas nossas de cada dia também foram observadas pela vereadora do ponto de vista político. “Se a vida é feita de escolhas, a política também é. Portanto, exerçam a cidadania, comecem a se interessar pela política e saibam votar, pois quem não sabe o que quer como cidadão também não saberá escolher seus representantes”. 

Por fim, a vereadora Lúcia salientou a importância da participação feminina na política. “Estou exercendo meu 5º mandato e poucas vezes tive colegas vereadoras junto comigo aqui na Câmara. A mulher precisa saber a força política que tem e colocar em prática esse olhar diferenciado, principalmente de agir na política. Gostaria muito que, daqui alguns anos, pudesse ver muitas de vocês ocupando cadeiras nesta Casa. Mas para isso é preciso interagir, participar e, como disse antes, saber o que se quer para que no futuro saibam defender os interesses coletivos e que mais se aproximem de nossos objetivos enquanto cidadãs”, concluiu. 

O diretor executivo da Escola do Legislativo convidou a todos para conhecerem as redes socais da Câmara, destacando a novidade da votação eletrônica, o que está proporcionando ainda mais transparência nas ações dos vereadores relativas às votações em Plenário. 

A diretora Ana Beatriz e o professor Diego destacaram a importância do Programa junto aos alunos e comunidade e agradeceram a oportunidade da Câmara abrir esse espaço de formação e informação também junto aos estudantes. 

CONFIRA MAIS ALGUNS MOMENTOS DAS VISITAS

http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br