Acessibilidade, Zeladoria, Ecoponto e Veículos da Prefeitura foram alguns temas abordados na Sessão da Câmara
Terça-feira, dia 11, foi promovida a última Sessão Ordinária, a 22ª, na Câmara Municipal antes do recesso parlamentar deste mês de julho. Entre os assuntos abordados, a acessibilidade voltou a ser pauta, desta vez por meio de indicação do vereador professor Rafael Kocian.
Ele sugeriu à Prefeitura a adequação no Terminal Rodoviário Municipal para acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. No local já há estacionamento reservado a pessoas com deficiência, entretanto, não há rampa de acessibilidade.
Em outra propositura ao Executivo Municipal, o vereador sugeriu a participação nos programas sugeridos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a exemplo do ‘Política para Microempreendedor Individual’, ‘Política de Artesanato’, ‘Selos de Boas Práticas Regulatórias’, ‘Índice de Concorrência dos Municípios’, ‘Política Nacional de Cultura Exportadora’, ‘Boas Práticas para Códigos de Obras e Edificações’, etc.
Já o Ecoponto foi tema de requerimento do vereador Pedro Giantomassi à Prefeitura. Ele solicitou informações relativas à conclusão da obra, quais tipos de resíduos serão recebidos, além de cópia do projeto e descritivo dos serviços que serão realizados no local pela empresa contratada.
Atendendo a solicitação de moradores, o vereador Paulo Sérgio Rodrigues requereu ao Executivo Municipal informações sobre a previsão de eliminação definitiva da Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) no bairro Buenos Aires. E se essa solução não ocorrer, para que voltem com os tratamentos paliativos, com o funcionamento de aeradores, por exemplo.
Também em atendimento a munícipes, o vereador Gabriel Navega solicitou informações relativas à instalação de redutores de velocidade em ruas do bairro Jardim Bela Vista, entre elas a Gabriel Andrade, José Braghetta e Olímpio Marçal Nogueira, sendo que nelas foi realizada pavimentação asfáltica e alguns condutores estão abusando da velocidade, transformando-as em ‘pistas de corrida’, conforme relatos.
Por falar em tráfego de veículos, o vereador Henrique Torres questionou a Prefeitura sobre os carros oficiais que são utilizados nas mais diversas áreas e serviços públicos, aquisições, para qual setor e função estão sendo utilizados, etc. Ele também requereu informações a respeito de um veículo, de posse da Secretaria Municipal de Saúde, sobre os motivos de estar abandonado em via pública e para qual função o mesmo é utilizado.
Ainda na questão da Saúde, porém voltada à Santa Casa de Misericórdia, a vereadora Lúcia Libânio solicitou informações sobre prestação de serviços de Enfermagem, entre elas setor e escala de atuação de cada profissional. Ela requereu, ainda, informações sobre se os colaboradores de Enfermagem que atuam no atendimento da operadora SAVISA foram informados na atualização da equipe referente à solicitação do Ministério da Saúde para proceder ao repasse para o financiamento do piso salarial da categoria.
Por fim, o vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto questionou a Prefeitura quanto ao setor de Zeladoria, principalmente nas áreas de Saúde e Educação onde, segundo relatos, há defasagem de funcionários. Ele solicitou o número de zeladores em todas as Secretarias Municipais, os que estão afastados, quantos foram realocados e onde estão lotados os que estão na ativa.
Os vereadores voltam do recesso parlamentar dia 1º de agosto.
Texto e foto: Natália Tiezzi – Assessoria Parlamentar da Câmara Municipal