COMÉRCIODESTAQUE

Líder Gás completa 46 anos sob a direção da família Guardabaxo

http://www.minhasaojose.com.br
Empresa, administrada pelos irmãos Luís Henrique e José Maurício, é referência em domicílios e indústrias quando o assunto é gás (GLP), o popular ‘Gás de Cozinha’

Reportagem e texto: Natália Tiezzi Manetta

É bem provável que você, internauta, já tenha escutado esse discurso em sua casa: “o gás acabou! Liga lá no ‘Guardabaxo’ e pede um botijão”. E foi assim que a Líder Gás realmente se tornou líder em vendas de GLP, o popular gás de cozinha em São José.

Em fevereiro deste ano, a empresa completou 46 anos sob a direção da família Guardabaxo e em homenagem à ela, que ao longo destas mais de quatro décadas conquistou o carinho e o respeito dos rio-pardenses, nossa reportagem entrevistou os atuais administradores, os irmãos Luís Henrique Guardabaxo e José Maurício Guardabaxo.

Bons de conversa e com humores peculiares, ambos retrataram um pouco da história da Líder Gás, cujo nome foi escolhido por um ex-funcionário da antiga firma. Eles também recordaram do pai, Salvador Vicente e do tio, Paulo Miguel, já falecidos, que, na verdade, deram continuidade ao negócio que já existia.

“A empresa era do senhor Francisco Dessimoni e depois foi vendida ao senhor Luís Antônio Trevisan. E, em 1973, ele a ofereceu ao nosso pai e nosso tio, que naquela época já ‘puxavam gás’ para o Toninho. A Líder Gás, sob a direção dos irmãos Guardabaxo, iniciou suas atividades em 23 de fevereiro daquele ano, exatamente aqui à avenida Nove de Julho, 717, e cá estamos até hoje”, disseram Henrique e Maurício.

Eles praticamente cresceram na loja, bem como no depósito, que ficava à rua das Violetas. “Impossível falar que nosso pai e nosso tio Paulinho não nos influenciaram a trabalhar aqui. Até fizemos outras atividades, mas o ‘mosquitinho’ picou a gente. Tínhamos uns 12, 13 anos e já trabalhavamos na loja, e nunca mais paramos, com a graça de Deus”, disseram.

Henrique e Maurício assumiram a administração da empresa no início da década de 80, mas Salvador e Paulo trabalharam na firma até quando puderam. “Isso era a vida deles. Quantos amigos e clientes fizeram apenas com as boas conversas que tinham aqui no balcão. Até hoje tem que me chama de ‘Paulinho’, pois se recordam do meu tio, bem como tem pessoas que ligam e perguntam se é do ‘gás do Paulinho, do Guardabaxo’”, destacou Henrique.

Antigos funcionário à frente do depósito, que ficava à rua das Violetas

DEDICAÇÃO AO TRABALHO EM FAMÍLIA

Além de Henrique e Maurício, que chegam a trabalhar 12 horas por dia na loja, bem como no depósito da empresa, localizado no Distrito Industrial, as esposas de ambos também abraçaram a Líder Gás. “Lúcia e Ivanete se revezam aqui com relação aos horários e ajudam muito no atendimento aos clientes. Além delas, meu filho também auxilia nas atividades”, contou Maurício.

Atualmente, a empresa conta com uma equipe de 10 colaboradores, alguns deles com mais de 30 anos de trabalho, que se revezam entre atendimentos, entregas, carga e descarga no depósito.

A rotina, muitas vezes exaustiva, já que a empresa cresceu nos últimos anos e passou a também oferecer água mineral, assistência técnica e instalação de gás GLP completa, é encarada com muito bom humor pelos irmãos. “A água, que já trabalhamos há 10 anos, bem como a assistência técnica e a instalação que fazemos às indústrias fez com que a empresa reerguesse, já que também passamos por momentos ruins, aliás, como qualquer comércio, mas tivemos  os pés no chão e soubemos atravessar esses momentos difíceis sempre unidos, assim como sempre foram nosso pai e tio. Às vezes até saem umas briguinhas, mas nos respeitamos muito e acredito que isso tambéms seja a base para permanecermos trabalhando juntos”, observou Henrique.

A VERDADEIRA HERANÇA DE PAI PARA FILHOS

Assim como outros segmentos comerciais, gás e água também têm períodos em que a demanda é maior ou menor. A tecnologia também fez com que a venda de gás, por exemplo, diminuísse, principalmente por conta do microondas. Além disso, a concorrência no ramo aumentou nos últimos anos. Diante de tantos altos e baixos, o que fazer para manter a loja funcionando por quase 5 décadas?

“Acreditamos que a Líder Gás estará sempre na memória dos rio-pardenses porque praticamos o que aprendemos com nossos saudosos Salvador e Paulinho, que é o melhor atendimento, a atenção dispensada aos nossos clientes, a rotina de horários que faz com que a dona de casa já saiba que o ‘gás do Guardabaxo’ vai passar naquele dia e naquela hora, enfim, tudo isso gera confiança nas pessoas e, sem dúvida, essa foi a maior herança que nosso pai e tio deixaram para nós e que colocamos em prática todos os dias”, concluíram Henrique e Maurício.

A loja Líder Gás funciona há décadas no mesmo endereço, à avenida Nove de Julho, 717. Além do tradicional 3608-4048, a empresa também disponibiliza seus serviços via Whatsapp (19) 99246-3424. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h00 às 19h00, e aos sábados, das 7h00 às 15h00
http://www.minhasaojose.com.br
error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br