CIDADECOMÉRCIODESTAQUE

Espaço Arte Viva é pioneiro na comercialização, divulgação e valorização do Artesanato local e regional

Entrevista, texto e fotos: Natália Tiezzi/Minha São José

A artesã Ângela, idealizadora, à frente e no interior da Loja Colaborativa, à Praça XV de Novembro, 128, Centro, em Rio Pardo

Um espaço acolhedor, com aromas e texturas que chamam a atenção, e claro, com o melhor que o Artesanato rio-pardense e regional tem a mostrar e também a comercializar: assim é a Arte Viva, loja colaborativa, que além de promover o empreendedorismo, se destaca pela valorização do artesão e de muitas técnicas desenvolvidas com as mãos e ‘contadas’ por muitas histórias de vida.

Em entrevista ao site e jornal online Minha São José, a artesã Ângela Tavares Perico de Souza, idealizadora do Espaço, destacou que há seis meses a Arte Viva, de fato, ‘vive’ uma nova fase, pois mudou de endereço e as mudanças não foram apenas física, mas na própria forma de trabalhar com o artesanato.

“A mudança de endereço foi necessária, pois o espaço que a loja ocupava já não atendia à demanda: nem de clientes, nem das próprias artesãs. A procura era por um ponto comercial mais centralizado, com vitrine, mais amplo. E foi exatamente isso que encontramos aqui onde a Arte Viva está localizada, à Praça XV de Novembro, 128”, observou.

A artesã afirmou que nestes seis meses tanto ela, quanto as demais artesãs já sentiram a diferença nas vendas, assim como na clientela, sendo que ambas aumentaram. “Sentimos um crescimento de público, inclusive diferente daquele que tínhamos no antigo espaço, bem como na comercialização dos produtos. Isso ocorreu principalmente no final do ano passado e vem se mantendo neste início de ano”.

Ângela ressaltou que a Arte Viva ganhou, de fato, mais vida no novo local. “Quando decidimos que mudaríamos a loja de endereço, muita gente deu a maior força, mas também tiveram aqueles que desacreditaram da ideia. Acho que tudo é uma questão de acreditar, de persistir e de inovar, sempre. Transformamos esse ponto comercial em uma loja diferenciada, bonita, que chama a atenção de quem passa pelas calçadas. As pessoas não vêm até aqui unicamente para comprar, mas para conhecer o artesanato – esse trabalho dedicado, delicado e exclusivo de nossas artesãs”.

Para deixar a loja sempre atualizada, assim como as mais de 30 pessoas, de Rio Pardo e região, que hoje expõem e comercializam na Arte Viva, Ângela conta com parcerias, entre elas a do SEBRAE, que promove consultorias e oferece conhecimento para expandir seus horizontes comerciais e empreendedores.

Um dos diferenciais do Espaço é o atendimento personalizado tanto por Ângela, quanto pelas artesãs, que orientam os clientes sobre os artesanatos

UMA LOJA (QUASE) COMPLETA EM ARTESANATO

Quem adentra a Arte Viva encontra desde lindas peças em crochê até dioramas, peças decorativas, inclusive em madeira, jóias/acessórios em aço inoxidável, pedras naturais brasileiras, patchwork, enxoval, cosméticos naturais, aromaterapia (óleos essenciais), linha infantil (bonecas, livros, brinquedos educativos), móveis/decoração rústica, além de reiki/mandalas, sinos dos ventos, esculturas, quadros, doces finos, souvenirs personalizados, bem como cadernos agendas, também da linha de personalizados, café artesanal especialmente à Loja Colaborativa, bolsas e artigos em couro, velas, bordados em panos de prato, costura criativa, terços personalizados, etc.

“E estamos em busca de novos artesãos e artesãs, pois temos espaços disponíveis aqui na Loja. A ideia é trazer novos produtos artesanais para agregar ao que já está sendo comercializado, por meio de artesãos de Rio Pardo e da região”, salientou Ângela.

Com este objetivo de expansão de produtos, a artesã iniciará um trabalho especial de marketing regional, também como forma de divulgar os artesãos que já fazem parte da Loja Colaborativa, mostrando e valorizando seus trabalhos.

A variedade sempre foi e continua sendo destaque na Arte Viva

NOVO SITE (E-COMMERCE), CURSOS E FEIRAS

E muitas novidades vêm por aí: Ângela informou que a Arte Viva também terá sua loja online, com site já desenvolvido, para que o artesanato inicie o e-commerce, sendo mais uma forma de divulgação e empreendedorismo digital que o espaço está propondo às artesãs parceiras. O lançamento desta nova plataforma será dia 28/01.

“Iniciaremos algumas oficinas em costura criativa, MDF/pinturas em pano de prato, crochê, com cursos pontuais, aulas práticas para que quem quiser aprender ou aprimorar conhecimentos em artesanato”, destacou.

A artesã disse, ainda, que a Loja Colaborativa participará, novamente, da Feira de Empreendedorismo do SEBRAE – uma grande oportunidade para mostrar o artesanato e adquirir conhecimentos específicos, que poderão contribuir ao sempre desenvolvimento da Arte Viva.

“Sem dúvida será um ano de muitas atividades, novidades e ações aqui no nosso espaço. Queremos comemorar o primeiro ano neste novo endereço, em agosto, de forma marcante: mostrando, comercializando e sempre valorizando nossas artesãs e trabalhos únicos e diferenciados que produzem, que carregam muitas memórias e vivências!”, concluiu Ângela.

Serviço: Espaço Arte Viva: Praça XV de Novembro, 128, Centro. Instagram: https://www.instagram.com/espaco_arteviva_artesanatos/

CONFIRA MAIS ALGUNS ARTESANATOS DA LOJA COLABORATIVA

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br