CIDADEDESTAQUESAÚDE

Maternidade e Nova UTI da Santa Casa: Orgulho e referências para Rio Pardo e região

Texto: Natália Tiezzi

Entre as melhorias que a Santa Casa de Misericórdia Hospital São Vicente promoveu no ano de 2025 em sua estrutura, duas áreas merecem destaque: a Maternidade e a nova Unidade de Terapia Intensiva, que vem fazendo a diferença não apenas aos pacientes rio-pardenses, mas à toda região pertencente ao seu colegiado, sendo referências em atendimento e tratamento.

A Maternidade passou por ampla reestruturação, cuja inauguração do novo Centro Obstétrico ocorreu em junho de 2025. Mais moderno, aconchegante e receptivo, o espaço foi totalmente adaptado às demandas da Instituição e já realizou centenas de procedimentos, entre cirurgias cesáreas e partos normais.

Atualmente, o Centro Obstétrico possui duas salas para parto cesárea, uma sala para parto normal, com excelentes estruturas e equipamentos. O local é composto, ainda, por duas outras alas, anexas às salas de cirurgia, sendo a Sala de parto cesárea, com visor para familiares acompanharem o nascimento, Sala exclusiva para pais e familiares, além de Sala de vacinas.

Os investimentos da Santa Casa na Maternidade objetivaram muito além da excelência em estrutura e equipamentos, mas em também oferecer um ambiente mais moderno, seguro e humanizado às mamães, bebês e famílias.

Também é relevante mencionar a equipe de profissionais que atuam nesta área da Santa Casa, sempre comprometidos com suas funções, desempenhando com competência, dedicação e humanização.

Hoje, a Maternidade da Santa Casa é referência em atendimento para São José do Rio Pardo, Caconde, Divinolândia, Itobi e também Tapiratiba.

Uma das salas do novo Cento Obstétrico da Maternidade da Santa Casa
Nova Sala para partos normais
Espaço anexo destinado aos familiares das parturientes

NOVA UTI SE DESTACA PELA ESTRUTURA, EQUIPAMENTOS E PROFISSIONAIS

Já a nova UTI, inaugurada em dezembro do ano passado, também se tornou referência regional, principalmente por conta da estrutura, dos equipamentos e da equipe profissional que atua nesta, que é uma das áreas mais sensíveis da Santa Casa.

Durante a realização da complexa obra, o espaço foi totalmente reestruturado, trazendo alta tecnologia, cuidado humanizado e acesso para todos em seus modernos 10 leitos, sendo um leito de isolamento, com 70% deles destinados ao SUS.

Os equipamentos na Unidade também chamam a atenção pela tecnologia de ponta, que garantem mais segurança, eficiência e qualidade no atendimento aos pacientes em estado crítico, o que reforça o compromisso da Instituição com a saúde pública do município e de toda a região.

Outro diferencial é que a nova UTI é integrada, com acesso direto à Radiologia e ao Pronto-Socorro, e futuramente à Hemodinâmica, proporcionando mais agilidade nos atendimentos e melhores condições clínicas aos pacientes.

A imagem, ilustrativa, é de um boneco, durante inauguração da nova UTI

CONVÊNIOS E INTERNAÇÕES

Além do Sistema Único de Saúde, a Santa Casa atende aos convênios SAVISA, SAME, UNIMED, Prefeitura de São José do Rio Pardo e Associação Vargem Grande do Sul.

Com relação às internações, elas são de áreas Enfermeria SUS, bem como particulares, e pacotes especiais com valores acessíveis.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br