Dr. Wyldensor Martins Soares recebeu o Título de Cidadão Rio-Pardense
Texto: Natália Tiezzi


Em Solenidade promovida na noite de 13/11 pela Câmara Municipal, o Juiz de Direito Dr. Wyldensor Martins Soares recebeu o Título de Cidadania Rio-Pardense, honraria concedida a personalidades que se destacaram e que se destacam em suas áreas de atuação em São José do Rio Pardo ou que promovem ou promoveram ações e trabalhos relevantes à comunidade.
Natural de Machado-MG, Dr. Wyl, como é popularmente conhecido,atua como Juiz de Direito Titular da Primeira Vara de São José do Rio Pardo desde 2016.
Aos 45 anos, ele é graduado pela Unifenas, possui especializações em Direito Público, Direito Processual – Grandes Transformações e é mestrando em Processo Penal e Garantismo pelas Universidades de Girona – UdG-Espanha e Universidade de Gênova-Itália.
Ele começou a atuar no Direito em julho de 2004, junto ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, onde ocupou o cargo de Oficial do MP, no município de Poço Fundo. Além de Rio Pardo, Dr. Wyl também atuou como Juiz de Direito nos municípios de São Carlos (Juiz Substituto), em Ibaté, Cachoeira Paulista.
Já na carreira acadêmica, ele atuou como professor de Direito Civil, Contratos Mercantis, Processo Penal e Direito Penal por dois anos na Fundação Machadense de Comunicação – FUMESC e é professor de Direito Penal na UNIP/Rio Pardo desde agosto de 2024.
Além das atribuições inerentes à função no Fórum, uma das ações sociais mais marantes envolvendo Dr. Wyl foi o Projeto ‘Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola’, o qual coordenava. Iniciado e 2016, o mesmo objetivava a introdução de conceitos de organização do Estado e das instituições, fomentando o sentimento de cidadania e despertando o interesse dos alunos, entre 9 e 11 anos, de escolas públicas, municipais e estaduais, pela “coisa pública” e pelas carreiras de Estado.
Muitas crianças e jovens tiveram este primeiro contato com o Juiz por meio do Projeto, onde Dr. Wyl fez diversas visitas às escolas e participou de palestras, muitas vezes junto a policiais militares, representantes da OAB, vereadores e outras autoridades que se interessavam pelo Projeto, que também explorava os conteúdos relevantes em sala de aula por meio da ‘Cartilha da Justiça’, distribuída aos alunos.
E muitos destes estudantes se apaixonaram pelas carreiras de Estado e a seguiram graças ao “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”, que Dr. Wyl ‘abraçou’ com muita competência e dedicação.
Um dia antes antes de receber o Título, o site e jornal online Minha São José falou com o homenageado, que disse estar lisonjeado com a indicação à honraria. “Sinto-me profundamente realizado por haver cumprido meu dever nesta comarca e honrado pelo reconhecimento do Poder Legislativo Municipal. Celebro quase uma década de judicatura na nossa estimada São José do Rio Pardo com muito orgulho pela trajetória profissional e pessoal que pude desenvolver nesta cidade, a qual doravante passo a integrar como cidadão oficial”, afirmou.
O vereador Rubens Lobato Pinheiro Neto, autor da indicação, fez a entrega da honraria a Dr. Wyl, proferindo palavras de agradecimento e enaltecimento do trabalho promovido pelo Juiz de Direito, ressaltando sua conduta ilibada de mais de duas décadas na carreira jurídica.
DEMAIS HOMENAGEADOS NA SOLENIDADE
Na mesma Sessão Solene, presidida pelo vereador Rafael Kocian e tendo à Mesa dos trabalhos o prefeito Marcio Zanetti e a presidente da 14ª Subseção OAB/Rio Pardo, Dra. Evelise Fagiolo Augusto, mais sete personalidades receberam o Título de Cidadão Rio-Pardense, entre elas o Professor Fábio Luís Perri, natural de Tapiratiba, que recebeu a indicação do vereador Adriano Rodrigues Júnior; o Promotor de Justiça Dr. José Cláudio Zan, natural de Vargem Grande do Sul, indicado ao título pelo vereador Sidney Morgan; o Cirurgião Dentista Dr. Wanderley de Souza, que nasceu em Tapiratiba, e recebeu a indicação à honraria pela vereadora Sara Mafepi; o Advogado Dr. Otacilio Cancian Filho, natural de Divinolândia, indicado ao título pelo vereador Marcelo Clementino; o Médico Infectologista Dr. Marcelo Luiz Galotti Pereira, natural de Casa Branca, cuja indicação foi do vereador Reinaldo Milan; o Deputado Federal Paulo Alexandre Pereira Barbosa, natural de Santos, que foi indicado a receber a honraria pelo vereador Alexandre Tosini e o advogado Dr. Luiz Carlos Pinto, que é natural de São Sebastião da Grama, que recebeu a indicação pelo vereador Rafael Kocian.
Parabéns aos oito mais novos cidadãos rio-pardenses!










