CIDADEDESTAQUEPOLÍTICA

Quinze estudantes do Ensino Fundamental II tomaram Posse no “Parlamento Jovem”

A noite de terça-feira, 04/11, foi muito especial para 15 estudantes, do Ensino Fundamental II, de escolas municipais, estaduais e particulares: eles foram empossados jovens vereadores pelo Programa “Parlamento Jovem”, promovido pela Câmara Municipal por meio da Escola do Legislativo.

A cerimônia aconteceu no Plenário, com a presença de familiares, comunidade escolar e vereadores, que acompanharam os ritos de Posse, com Juramento e assinatura do Temo pelos estudantes que participam desta edição.

A Mesa Diretora foi composta pelos alunos Lavínia Cassucci da Silva (Presidente), João Vitor Minussi Feltran (1º Secretário) e Maria Rita de Oliveira Assis (2ª Secretária).

Nesta quarta-feira, além de conhecerem um pouco da rotina dos trabalhos da Câmara, por meio dos servidores de cada área, os jovens vereadores também participarão da Sessão Ordinária, marcada para 15h00. Nela, eles terão a oportunidade de exercer, de fato, a vereança, apresentando, discutindo e votando seus Projetos de Lei.

Em edições anteriores, alguns PLs apresentados pelos estudantes se tornaram Leis, sancionadas pelo prefeito. A expectativa é que alguns dos que serão apresentados hoje também sigam este caminho, já que, conforme o diretor geral e o diretor executivo da Escola do Legislativo, vereador Rafael Kocian e Matheus Schiavon, respectivamente, os Projetos são excelentes, com temas e propostas relevantes em diversas áreas e que, sem dúvida, contribuirão ao município.

CONHEÇA OS JOVENS PARLAMENTARES E SEUS PROJETOS DE LEI (Fotos: Câmara Municipal)

Ana Clara Vieira Bernardes – Partido da Saúde – EE “Profª Laudelina de Oliveira Pourrat”

Projeto de Lei nº 01/2025 – Sistema Digital de Alerta e Acompanhamento Vacinal (SIAV). Criação de um sistema digital para acompanhamento vacinal infantil, com cadastro obrigatório nas maternidades, integração com o SUS municipal e aplicativo com notificações e informações sobre vacinas. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal infantil e facilitar o monitoramento pela Secretaria de Saúde. 

Beatrice Bertoluci Silva – Partido da Assistência Social – EE “Dr. João Gabriel Ribeiro”

Projeto de Lei nº 02/2025 – Mentes em Ação. Visa estimular a mente, a criatividade e a socialização de idosos em instituições de longa permanência, por meio de atividades recreativas, oficinas e programas intergeracionais.

João Antônio Santos Perussi – Partido da Defesa do Consumidor – Colégio Santa Inês

Projeto de Lei nº 03/2025 – Aplicativo de Serviços Municipais. Propõe a criação de um aplicativo móvel que centralize informações e serviços públicos municipais, facilitando o acesso da população a solicitações e acompanhamentos administrativos.

João Victor Minussi Feltran – Partido do Meio Ambiente – Colégio Santa Inês

Projeto de Lei nº 04/2025 – Relatório Público de Consumo de Água. Prevê a elaboração e divulgação de relatórios educativos sobre o consumo de água no município, estimulando o uso consciente e a sustentabilidade.

José Luigi Ferreira de Souza Nóbrega – Partido do Planejamento Urbano – EE “Profª Stella Couvert Ribeiro”

Projeto de Lei nº 05/2025 – Programa Cidade Amiga do Idoso. Tem como objetivo melhorar a mobilidade, acessibilidade e segurança dos idosos, adaptando espaços públicos e promovendo políticas de envelhecimento ativo.

Laura da Cruz Lopes – Partido do Planejamento Urbano – EE “Profª Stella Couvert Ribeiro”

Projeto de Lei nº 06/2025 – Conservação e Melhoria da Infraestrutura Urbana. Propõe a criação de um programa permanente de manutenção e conservação das vias públicas, praças e equipamentos urbanos, garantindo acessibilidade e segurança à população.

Laura Ferreira Aureliano Ribeiro – Partido do Meio Ambiente – EE “Profª Laudelina de Oliveira Pourrat”

Projeto de Lei nº 07/2025 – Programa Municipal de Incentivo à Arborização Comunitária. Incentiva a participação da comunidade em ações de plantio e cuidado de árvores, ampliando áreas verdes e promovendo educação ambiental.

Lavínia Cassuci da Silva – Partido do Meio Ambiente – EE “Profª Sylvia Portugal Gouvêa de Sylos”

Projeto de Lei nº 08/2025 – Descarte Ambientalmente Adequado de Resíduos Sólidos (Mentes Ecológicas). Institui um programa de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, com campanhas educativas e pontos de coleta comunitários.

Maria Alice de Martini Alvero – Partido da Educação – Colégio Unigrau

Projeto de Lei nº 09/2025 – Educação Ambiental nas Escolas Municipais. Torna obrigatória a inclusão da educação ambiental no currículo escolar, com atividades práticas e parcerias com órgãos ambientais.

Maria Beatriz Andrade André – Partido do Esporte e Lazer – PEI “Dr. Cândido Rodrigues”

Projeto de Lei nº 10/2025 – Política de Esportes, Lazer e Recreação – Programa “Viver Para Todos”. Cria brinquedos e equipamentos adaptados em praças e parques públicos para crianças com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo lazer inclusivo e igualdade de oportunidades.

Maria Carolina Prevital de Siqueira – Partido da Educação – EE “Profª Sylvia Portugal Gouvêa de Sylos”

Projeto de Lei nº 11/2025 – Cinema e Cultura na Escola. Prevê a integração do cinema e da cultura audiovisual ao ambiente escolar, com sessões de filmes, oficinas de produção, biblioteca digital e eventos culturais.

Maria Eduarda Baldassim Gonçalves – Partido da Segurança Urbana – Escola De Grau em Grau – COC

Projeto de Lei nº 12/2025 – QR Codes para Comunicação com a Guarda Civil Municipal. Implanta QR Codes em espaços públicos para facilitar denúncias rápidas, seguras e anônimas, fortalecendo a segurança e a participação cidadã.

Maria Rita de Oliveira Assis – Partido da Cultura – Colégio Unigrau

Projeto de Lei nº 13/2025 – Programa Municipal de Cultura de Rua. Regulamenta o uso de espaços urbanos para manifestações culturais, incentivando artistas locais e promovendo ocupação positiva do espaço público.

Paola Vitória Gonçalves de Almeida – Partido do Esporte e Lazer – EE “Profª Sylvia Portugal Gouvêa de Sylos”

Projeto de Lei nº 14/2025 – Ensino de Jogos de Tabuleiro em Bairros de Vulnerabilidade. Propõe oficinas de jogos de tabuleiro em bairros de vulnerabilidade social, estimulando habilidades cognitivas, integração e aprendizado lúdico.

Sophia Lunardi Araújo – Partido do Meio Ambiente – Escola De Grau em Grau – COC

Projeto de Lei nº 15/2025 – Parceria Ilha de São Pedro e Instituições de Ensino – Educação Ambiental. Cria uma parceria entre escolas municipais e a Ilha de São Pedro para atividades de educação ambiental, com visitas guiadas, estudos práticos e ações de conscientização ecológica.

error: Caso queira reproduzir este conteúdo, entre em contato pelo e-mail: minhasaojose@uol.com.br